Fernando Vargas*
Estamos vivendo uma experiรชncia รบnica, algo que aconteceu sem planejamento e, em menos de um bimestre, de repente, tudo mudou. Ficou evidente que nรฃo tรญnhamos o controle de nada.
Sempre me senti privilegiado por ter nascido e me criado em ambiente escolar, pois รฉ sabido que as escolas lidam diariamente com situaรงรตes inesperadas. Sendo assim, sinto-me, de certa forma, preparado para dialogar com situaรงรตes adversas, nas quais somos obrigados a nos reinventar, replanejar e dar respostas. Acontece que, neste momento, a resposta mais comum para todas as questรตes รฉ: nรฃo sei! E o nรฃo saber gera medo e ansiedade. Mas acredito que, talvez, seja a hora de deixarmos um pouco isso tudo de lado. O melhor รฉ procurarmos aceitar e vivenciar aquilo que jรก sabรญamos, colocando de fato, em prรกtica.
Estamos vivendo todos no mesmo barco, no meio de uma tempestade e, para piorar, nรฃo temos a menor ideia de quando o mar irรก se acalmar. Mas como disse anteriormente, o ambiente escolar nos ensina a lidar com situaรงรตes inesperadas e nรณs, educadores, rapidamente nos tornarmos capitรฃes junto a uma tripulaรงรฃo da Educaรงรฃo, buscando conhecimento para controlar a situaรงรฃo e equilibrar o barco. Afinal, a Educaรงรฃo e a Escola nรฃo param jamais!
De imediato, apรณs identificada a situaรงรฃo, algumas escolas passaram a utilizar as tecnologias digitais para o ensino remoto, enquanto outras optaram por decretar โfรฉriasโ, buscando ganhar tempo e se preparar com mais tranquilidade para o retorno, agora no inรญcio de maio, com isolamento social. Afinal, nรฃo temos previsรฃo de retorno. Muitos estados, como Sรฃo Paulo, acreditam que a retomada gradual da atividade โnormalโ nas escolas serรก por volta de julho, mas isso รฉ apenas โachismoโ e โfuturologiaโ.
Assim como muitos de vocรชs que aqui me leem, tambรฉm sou pai de um adolescente de 17 anos do Ensino Mรฉdio e de uma crianรงa de 3 anos. Tanto eu como minha esposa estamos trabalhamos em casa. Vocรช se identificou conosco? Entรฃo, concordam que estamos todos aprendendo a viver em isolamento fรญsico, mas nรฃo totalmente social? Felizmente, temos ferramentas digitais que, mesmo distantes fisicamente, sรฃo capazes de nos aproximar virtualmente.
Foi isso que as escolas de Educaรงรฃo Bรกsica fizeram. Buscaram, por meio dos recursos pedagรณgicos virtuais, possibilidades para que os alunos nรฃo parassem seus estudos, pois a escola รฉ um espaรงo social de interpelaรงรฃo contรญnua, e foi necessรกrio quebrar paradigmas para um novo โpadrรฃo normalโ e, com a pandemia, esse processo se tornou necessรกrio e urgente.
O medo de absorver mudanรงas nรฃo pode estar presente na estrutura da Educaรงรฃo. Aliรกs, o Conhecimento acaba com muitos medos. Nรฃo รฉ mesmo? O tempo รฉ algo muito precioso na sociedade contemporรขnea e, por isso, famรญlias sempre alegaram falta de tempo para estarem juntos. De repente, tudo mudou โ e as crianรงas que, antes estavam nas escolas, passaram a conviver em suas casas, em isolamento social. Aรญ lhe pergunto: o que acontece com todo esse tempo que passamos a ter? Vocรชs acreditam em soluรงรฃo mรกgica? Nรฃo falo da realizaรงรฃo das atividades escolares remotas enviadas pelas escolas, mas do estar junto praticando a afetividade.
Constatamos que, na quarentena, a paternidade e a maternidade compulsรณrias vieram cobrar seu preรงo mais alto. Uma excelente oportunidade, tambรฉm, de rever essas relaรงรตes, em vez de apenas reforรงรก-las com a ideia perversa de que crianรงa atrapalha.
Entendo que nรฃo seja coerente exigir velocidade em tempos de pausa, afinal, o momento atual convida ร exploraรงรฃo de novos cenรกrios e de novas formas de pensar e agir. ร tempo de se unir ร escola de seus filhos e filhas, buscando o melhor, em uma valorizaรงรฃo mรบtua. Os professores estรฃo produzindo muito para o ensino remoto e sabem da importรขncia dos pais neste processo. Que desafio, hein?!
Agora รฉ o momento de parceria, uniรฃo de forรงas, empatia e, acima de tudo, tentarmos viver este momento de cuidado com nรณs mesmos e com os outros. Cabe ressaltar que, antes de buscarmos respostas, รฉ preciso considerar o legado que a pandemia deixarรก para o retorno ร sala de aula. Mas, sobre isso, conversaremos posteriormente. Atรฉ a prรณxima!
* Fernando Vargas รฉ casado e pai de dois filhos. Pedagogo com mestrado em Educaรงรฃo, Arte e Histรณria da Cultura e MBA em Gestรฃo Educacional. Atualmente รฉ Consultor Pedagรณgico da Conquista Soluรงรตes Educacionais.