Saudável sem ser chato: o conceito inovador no Brasil traz uma releitura de alimentos do dia a dia com receitas exclusivas, ingredientes frescos e não industrializados
O primeiro restaurante de marca GUD FUD do país que carrega o slogan “Saudável sem ser chato” iniciou seu funcionamento na cidade catarinense de Itajaí, atendendo as normas estabelecidas pelo Governo do Estado e Organização Mundial da Saúde (OMS) e também no sistema de delivery por meio do site gudfud.com.br. Inspirada em grandes marcas mundiais de alimentação, o conceito é baseado em uma proposta saudável, divertida e saborosa para todas as horas do dia.
Com preparações comandadas por chef com especializações e vivências em estrelados restaurantes da Europa, e balanceadas por nutricionista, traz composições exclusivas e ingredientes diferenciados. É o caso de farinha importada e preparações com biomassa de banana verde, aveia, farinha de amêndoas e outros elementos que conferem uma identidade única a pratos e sabores de grande aceitação do brasileiro.
Flat bread, lasanhas, gnocchi, almôndegas, focaccia, omeletes e ovos fritos sem gordura, brownies, cheese cakes, muffins, crumble de sementes e oleaginosas, saladas (com a escolha de quantos toppings desejar), iogurte natural e bolos diversos, todos em versões saudáveis e nutritivas, são algumas das opções. Cafés e sucos ricos em antioxidantes, sem adição de açúcar e feitos à base de frutas frescas, são mais alternativas.
Com complexidade de sabores e nutrientes, o restaurante serve uma variedade de refeições ao modelo “fast casual” com opções selecionadas: low carb, com equilíbrio calórico, com carboidratos do bem, sem glúten*, lacto-vegetarianas e vegetarianas, e ricas em fibras, com ingredientes frescos e não industrializados. O mix inclui, inicialmente, 46 produtos desde lanches, sobremesas, pratos quentes e frios, até bebidas e itens do empório.
Tem um ambiente casual, dedicado especialmente ao público que tem prazer na alimentação, preza por sabor, percepção sensorial, além de agilidade no atendimento e em um local amplo, arejado e acessível para toda a família. Com horta de produtos orgânicos comunitária em sua fachada e fonte de água no seu interior para se servir à vontade, apoia a sustentabilidade, o estilo de vida leve e saudável.
“Depois de uma série de estudos, além do nosso carinho por Itajaí, escolhemos o município pelo crescimento significativo, que está no topo do ranking do PIB em Santa Catarina e um dos maiores do Brasil e próximo a outros importantes destinos industriais e turísticos. Junto a uma equipe de renomados consultores e especialistas, nossa meta é atingir cerca de 90 unidades no país em 10 anos. Queremos levar um estilo saudável e ao mesmo divertido e saboroso às pessoas, além de valorizar a mão de obra e os produtores locais”, explica o empresário Milton Goetten de Lima, proprietário da GUD FUD.
Receitas saudáveis e ingredientes selecionados
Os pratos da GUD FUD são assinados pelo chef Leandro Miranda dos Santos, formado em gastronomia e que residiu na Europa por anos onde fez especializações na França e na Holanda. As receitas contam com consultoria de uma nutricionista especializada em alimentos naturais e funcionais.
Entre as refeições, destaque para os produtos que são feitos na forneria. São itens que levam ingredientes altamente selecionados, como é o caso do trigo biodinâmico da Itália, que utiliza uma versão da planta quase extinta e não transgênica, sem pesticidas sintéticos, herbicidas, hormônios de crescimento, entre outros. O resultado é um alimento rico em sabor, sais e com menos glúten.
Entre os produtos feitos com esse trigo especial, o Flat Bread é uma das especialidades da casa. Não é uma pizza e nem um sanduíche, mas traz similaridades. Com toque da culinária mediterrânea e italiana, é servido com variadas opções de recheios, incluindo alternativas vegetarianas.
Oleaginosas, aveias, sementes, frutas vermelhas cultivadas pela GUD FUD, palmitos pupunha mais finos e com tratamento térmico ultracongelado, biomassa de banana verde e especiarias também fazem parte da seleção de ingredientes do restaurante.
Como nasceu a GUD FUD
A GUD FUD é um modelo de negócio que vem sendo implementado há mais de 2 anos e que tem como intuito valorizar e incentivar a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde das pessoas, porém de forma divertida, saborosa e descolada. Uma ideia de Jorge Goetten de Lima, 57 anos, empresário e idealizador da marca, que há mais de 30 anos é ligado ao ramo da alimentação, e que desejava criar algo diferenciado e com propósito.
Foi inspirado em suas inúmeras viagens pelo mundo e nas características de lugares que visitou, especialmente aqueles chamados de “Blue Zones” ou “5 Zonas Azuis do Mundo” onde as pessoas vivem mais tempo e melhor e têm expectativa de vida justificada por fatores como: alimentação, exercícios, espiritualidade, vida em comunidade e o contato com a natureza.
A gestão da rede GUD FUD é de Milton Goetten de Lima, 33, filho do fundador, que segue o conceito e filosofia do pai. Formado em administração, com especialização em gestão de negócios, reuniu uma equipe multidisciplinar de renomados consultores para a criação da marca e dos vários processos que formam o negócio, que para eles é um “estilo de vida”.
* Atenção alérgicos: alguns produtos sem glúten podem conter traços por serem manipulados no mesmo ambiente de alimentos com glúten.