Compromissos de longo prazo na gestão de aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa integram o plano estratégico da companhia
A TIM acaba de publicar seu 12º Relatório de Sustentabilidade, reforçando o compromisso com a gestão ética e transparente dos negócios. São destaques as metas de longo prazo para aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa, que integram o plano da companhia e se alinham aos objetivos globais do Grupo TIM.
“O ano passado foi de grande evolução para a TIM. Apresentamos indicadores financeiros e operacionais históricos e, ao mesmo tempo, amadurecemos as metas ambientais, sociais e de governança, destacando nosso compromisso com todos os stakeholders. Não poderíamos deixar de reportar também, neste Relatório de Sustentabilidade, o momento atual. O setor de telecomunicações vem se mostrando essencial na pandemia e será ainda mais relevante na nova realidade sempre mais digitalizada que virá após a Covid-19. Estamos cientes dessa responsabilidade e dos desafios futuros”, comenta Mario Girasole, VP de Relações Institucionais da TIM Brasil.
Dentre as metas firmadas no plano trienal e descritas no Relatório, destacam-se, por exemplo, os compromissos com o uso consciente de energia. A TIM pretende aumentar sua eficiência energética em 75% e reduzir em 70% suas emissões indiretas até 2025, além de se tornar uma companhia “carbono neutro” até 2030. Atualmente, a empresa conta com cinco Centrais Geradoras Hidrelétricas no estado de Minas Gerais, 100% dedicadas às suas operações, e teve cerca de 50% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis em 2019.
No aspecto social, as metas estão focadas nos colaboradores, com maior valorização da força de trabalho interna e desenvolvimento de novas capacidades. Outro importante pilar é a atuação do Instituto TIM, que já beneficiou cerca de 700 mil pessoas em mais de 500 cidades desde a sua criação.
A companhia quer ainda manter reconhecimentos de alto nível de comprometimento com a sustentabilidade e a governança corporativa – como a presença no Novo Mercado e na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e o selo de Empresa Pró-Ética da Controladoria-Geral da União (CGU) –, e adotar as melhores práticas em matéria de conformidade, segurança da informação e proteção de privacidade.
O novo Relatório foi estruturado de acordo com a atualização da matriz de materialidade, que reúne os dez temas mais relevantes para a TIM Brasil de acordo com a visão dos principais stakeholders. O documento está disponível no site de RI da empresa (http://ri.tim.com.br/) e foi elaborado de acordo com a metodologia Standards, da Global Reporting Initiative (GRI), passando ainda por auditoria externa da Ernst & Young.
Sobre a TIM
A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de accountability e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência nas tendências do mercado, em linha com a assinatura da marca: “A inovação não para”.
A companhia é a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de estar há 12 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): é a operadora por mais períodos consecutivos nesta carteira. Também é primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo Pró-Ética, iniciativa que existe com o objetivo de promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.