Arquitetura corporativa pós-pandemia: um novo olhar para seu negócio

Arquiteta Ana Cristina Avila dá dicas sobre o tema, ressaltando a valorização das pessoas e a segurança com o bem- estar no ambiente corporativo.

Já faz algum tempo que as grandes empresas vêm investindo de forma inovadora na arquitetura corporativa, pensando em espaços de descompressão, áreas de convívios, fóruns, valorizando o uso de cores e inserindo a biofilia. Dessa forma, buscam criar a atmosfera ideal para que a equipe esteja conectada com os propósitos da empresa e, assim, atinjam a alta performance.

Agora, neste novo cenário, as inovações ganham velocidade e as alterações pós-pandemia prometem ser grandes. Embora ainda seja um pouco cedo para tomar atitudes drásticas, sabemos que algumas mudanças já se fazem necessárias.

De forma alguma devemos olhar esta fase como uma grande dificuldade, mas sim entender que passaremos por estas transformações para uma nova evolução. A arquitetura tem o papel de mostrar, de forma concreta, as alterações para o bem viver de todos. Pensando nisso, a arquiteta Ana Cristina Avila reuniu alguns tópicos que devem ser ressignificados no período pós-pandemia, confira:

Arquitetura corporativa pós-pandemia: um novo olhar para seu negócio

Projeto: Ana Cristina Avila | Foto: Nenad Radovanovic

Um novo acesso

Um novo acesso para o seu dia de trabalho, deve contar com um  olhar atento para higienização de segurança. Na recepção, deve existir a limpeza dos calçados, medição da temperatura e totens com álcool em gel acionados por pedais ou automatizados, máscaras e luvas podem ser elementos constantes. “Além disso, muitas empresas também têm investido em tecnologias para evitar toques, como aplicativos para bater o ponto ou leitores de QR Code para o controle de funcionários. Além de metais sanitários com sensores, entre outros.” comenta a arquiteta.

Maior flexibilidade e ventilação

A fim de manter um distanciamento saudável entre os colaboradores, o estudo de um novo layout é de extrema importância para as corporações, visando eficácia e trazendo uma mudança agradável.

Vemos que o bem estar deve ser mantido, e até mesmo melhorado, através de um layout estratégico, da biofilia, do uso de cores e da ambientação correta. Mesas próximas com proteções de acrílico podem ser eficazes contra o vírus, mas uma arquitetura bem planejada pode trazer um espaço seguro e com menos barreiras físicas.

Arquitetura corporativa pós-pandemia: um novo olhar para seu negócio

Vitare Interiores | Foto: HLW

O trabalho em home office não é uma novidade, mas será uma nova realidade para muitos, e esses devem pensar muito bem em seus espaços em casa, para que o rendimento e a qualidade de vida continuem presentes.

Com isso, a flexibilidade dos espaços corporativos é muito importante. A empresa passará a ser um local de convívio das equipes por menor tempo, porém, um grande polo de captação de conhecimentos, treinamentos, divisões de responsabilidades. Um apoio ao trabalho em home office. A antiga “mesa personalizada” ganha um novo design e beneficiará um numero de pessoas agora.

Salas de reunião

As salas de reunião sempre terão a sua grande importância, agora com uma preocupação maior com a ventilação natural e as medidas recomendadas. A substituição das mesas por um mobiliário que permita o distanciamento ideal, como os de formato “U”, também será um caminho seguido por muitos. Agora o uso da tecnologia realmente faz parte do dia a dia de todos e o investimento está cada vez maior nesse setor. “As empresas vão investir cada vez mais em equipamentos que melhorem as reuniões à distância, como câmeras e internet de qualidade e, até mesmo, tecnologias holográficas. É uma das direções mais certas quanto ao futuro”, explica Ana.

We Work | Fotos: oleh The We Company

Reencontros

Com o aumento de colaboradores em home office, os escritórios se tornam ambientes para planejamento de projetos, reuniões, metas de trabalho ou treinamento. Por isso, o ambiente deve se tornar cada vez mais aconchegante e acolhedor, buscando não perder os laços da empresa com o colaborador. Com este novo cenário, o projeto de arquitetura de interiores que poderá proporcionar o design ideal para o seu negócio e bem estar de sua equipe.

Laboratório de Inovação da Universidade de Recursos da China | AIM Architecture | Foto: Dirk Weiblen

Biofilia é o Verde de verdade

Assim como diz a tendência de cores para 2020, definida na convenção do México em 2018 do Color Marketing Group da qual eu tive o prazer e honra em participar, o “Ver-de-Verdade” vem para nos mostrar a nossa verdadeira necessidade, que está diretamente ligada à biofilia.

“Atração inata do ser humano pela natureza”: assim podemos descrever o conceito de biofilia. Com papel importantíssimo nesse novo momento, o design biofílico vem para reestabelecer esta conexão e interação do homem com o espaço natural.

“Nós falamos de cores com seriedade, pois sabemos que a energia emanada de cada tonalidade interfere na ação e reação das pessoas no ambiente de trabalho. É importante  não usar de elementos que imitem o natural, mas sim o verde de verdade”, afima a arquiteta Ana Cristina Avila.

Sede Bradesco Osasco – Projeto: It’s Informov

Sabemos que a cor verde representa a natureza e, neste caso, com o uso de plantar e folhagens é possível reduzir os níveis de estresse e ansiedade, aumenta a concentração, além de atuaa diretamente no humor de todos os colaboradores. Estudos mostram o grande aumento do percentual de produtividade, sendo 15% em bem estar e perto de 7% na criatividade.

Investir hoje em ambientes confortáveis, arejados, com distanciamento saudável dos colaboradores, boa ventilação natural e trazendo a natureza de forma pura para conexão com sua equipe é um excelente caminho para o sucesso.

Destaque da Semana

Comerciante paulista ganha lancha avaliada em mais de R$ 200 mil em sorteio no São Paulo Boat Show

Douglas Azevedo, de São José dos Campos, SP, participou...

Portal com Inteligência Artificial promete revolucionar o Turismo

Wikitravel.ai auxilia a promoção dos destinos e seus atrativos...

Executiva da Unimed Curitiba é eleita Personalidade de Marketing do Ano pela ADVB/PR

Valéria Lopes, gerente de Marketing Institucional e Comunicação da...

Shopping Curitiba anuncia a inauguração do Cineflix Cinemas

O Shopping Curitiba se prepara para receber o Cineflix Cinemas,...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor