Quem realiza trabalho social também precisou se adaptar ao Coronavírus – e para a Associação Solar Ita Wegman, o trabalho está intenso nestes dias. Mas quais são as novas rotinas dentro da realidade da pandemia para as crianças e adolescentes assistidos? Vamos por partes então!
Fechamento da sede em Campo Magro
A Associação Solar Ita Wegman interrompeu a atividades na sua sede em Campo Magro assim que foi publicado o decreto do Governo do Estado, em março, para que uma série de atividades parassem, incluindo escolas e associações que prestassem atendimento ao público:
“A partir de então nos organizamos como equipe para replanejar e acabamos decidindo que nos reuniríamos todos os dias, das 8 até 9 horas da manhã, fazendo estudos e planejamentos. Mantemos um ritmo de trabalho” explica Daniel Havro, gestor e mobilizador de recursos da Associação Solar Ita Wegman.
Atendimento aos jovens
Nas primeiras semanas, a Associação Solar Ita Wegman entrou em contato com todas as 50 famílias e os 70 atendidos, através de uma força tarefa imensa: “Nem todos possuem WhatsApp e o contato precisou acontecer muitas vezes pessoalmente, além de algumas vídeos chamadas. Fazer as crianças ouvirem as vozes dos terapeutas, perguntar como está a rotina, falando do que é possível fazer até mesmo com o distanciamento social, o importante foi nos mantermos próximos” explica Daniel.
Com essas informações, a Associação Solar Ita Wegman elaborou relatórios para traçar diagnósticos para saber como está cada família, quantas pessoas vivem nas casas, qual a rotina, como estão as compras, quais atividades estão fazendo e até mesmo a questão da saúde. Foi possível ter um panorama das principais necessidades de cada uma e planejar quais atividades poderiam ser feitas.
“Para jovens e adultos com deficiência, tentamos ao máximo adaptar o que é proposto dentro da terapia social para cada rotina. O adolescente consegue colocar seus talentos à serviço de quem convive com ele em casa, isso significa colaborar com atividades domésticas, como na questão da louça, sempre com um adulto ajudando a fazer”.
Levando atividades para as residências
Uma grande sacada foi levar os teares da instituição até os alunos. Foi ensinado às famílias como usar a tecnologia dos aplicativos – para os professores acompanharem esta tecelagem – e os teares foram transportados para várias residências. As crianças também tiveram a sugestão de cuidar de alguma planta em um vaso, como acontece na sede da Ita Wegman, além de atividades de arte japonesa com flores e folhas prensadas em uma folha para um quadro de arte: “Cada professor vai passando suas especialidades, música para quem trabalha com oficina de música, e por aí vai.”
Criação da biblioteca
Na pandemia, Daniel percebeu uma oportunidade de fazer uma campanha de arrecadação de livros infanto juvenis que, aliás, já começaram a ser distribuídos para muitos destes jovens, criando um clube do livro:
“Depois de ler, todos conversam sobre o que foi lido com os professores usando a tecnologia. Estes livros são recolhidos, higienizados e levados para outras crianças. Todos têm contato com estes livros e está sendo interessante. Quando a pandemia acabar, uma parte destes livros ficarão com as crianças e a outra servirá para a criação de uma biblioteca da associação.”
Fabricação de pães
Outra iniciativa que foi adaptada é a fabricação de pão. Como a instituição tinha bastante farinha em estoque para lanches das crianças, a solução foi assar pães integrais uma vez por semana para distribuir para estas famílias:
“É o mesmo pão que eles comem. Eles gostam muito e estavam com saudade do sabor, pois eles ajudaram a fazer estes pães. O que era para ser uma ação para aproveitar o estoque da associação, virou uma ação solidária. A cada R$ 30 em doação, conseguimos doar 12 pães para as famílias. Mais do que ajudar na alimentação, a iniciativa serve para manter o vínculo. Ao receber os pães feitos pelos professores é mantida a relação afetiva com o que eles comiam no dia a dia na instituição” explica.
Auxílio Emergencial
Outra contribuição da Associação Solar Ita Wegman Força foi a força tarefa para verificar quem tinha direito ao Auxílio Emergencial. Muitas famílias não têm acesso à tecnologia, mas os professores fizeram uma força tarefa para averiguar quem tinha direito:
“Conseguimos solicitar por eles este acesso, orientando e tirando dúvidas, explicando como sacar com segurança, a questão do cartão Comida Boa do Estado do Paraná, onde conseguir retirar este cartão. Várias famílias nos ligaram para perguntar a respeito e dentro das nossa limitações ajudamos cada caso”.
Apoiadores
O contato com os apoiadores e fornecedores também foi reforçado. Daniel sabe muito bem que que as doações, nestes dias difíceis, acabam reduzidas pois muitos doadores estão em uma situação complicada e, é por isso que a associação seguiu conversando com todos:
“Não apenas para doações, mas para trocas de informações com doadores e quem também é fornecedor. Buscamos ser o mais humano possível com fornecedores, saber quais as suas necessidades, para chegar em um meio-termo. Tem o motorista da van que pegava as crianças, o pessoal do mercado aqui perto onde compramos, enfim, uma série de profissionais que dependem da associação. Seguimos abertos para chegar em um meio-termo para os dois lados conseguirem suportar o que está acontecendo. As doações tendem a cair pela crise, pessoas perderam empregos ou estão com suas lojas fechadas”.
A ideia destes contatos da associação com fornecedores e doadores é diversificar fontes de recursos para que cada lado consiga verificar o que pode doar e contribuir constantemente, que é mais proveitoso nesta pandemia do que grandes doações que acabam não sendo sustentáveis nesta crise.
Para ajudar a Associação Solar Ita Wegman
Pessoas físicas e jurídicas que queiram fazer parte desta transformação podem entrar em contato pelo e-mail contato@itawegman.org.br ou pelos telefones (41) 3109-7776 e (41) 99901-4636. A Associação Solar Ita Wegman fica na Rua João Alex, 269, bairro Jardim O Bom Pastor, Campo Magro, Paraná.