Preparaรงรฃo dos vestibulandos deve contemplar a pandemia nas mais diferentes รกreas do conhecimento eย naย decisiva redaรงรฃo
O impacto da pandemiaย naย vida dos estudantes nรฃo ficarรก restrito ร suspensรฃo de aulas presenciais e alteraรงรตes no cronograma do Enem e de muitos concursos vestibulares Brasil afora. Aย Covid–19ย e seus desdobramentos serรฃo tratados em diversas questรตes de provas e concursos por muito tempo e professores das mais diferentes disciplinas jรก estรฃo trabalhando on-line os conteรบdos correlacionados com o atual momento.
Especialmente para quem vai prestar vestibular, os professores do Curso Positivo Luiz Fernando Giacchero (Quรญmica), Filipe Ferrari (Filosofia e Sociologia), Alexandre Detzel (Geografia) e Diego Venantte (Biologia) sugerem uma forma de se preparar para os diferentes tipos de questรตes: traรงando uma linha do tempo da Histรณria e, de forma interdisciplinar, estudar diferentes desafios enfrentados pela humanidade. Da redaรงรฃo ร s disciplinas das Ciรชncias da Natureza e Ciรชncias Humanas, os professores apontam alguns caminhos para os vestibulandos.
Alteraรงรตes no modo de vida, valorizaรงรฃo da Ciรชncia e preconceito permeando os temas das redaรงรตes
Naย visรฃo dos quatro professores, o modo de vida da humanidade foi revisto em cada crise – e essa nรฃo serรก diferente, o queย podeย render bons temas de redaรงรฃo. โO modo de vida que tivemos atรฉ agora foi o que potencializou a disseminaรงรฃo do novo coronavรญrus, tal qual o modo de vida de 1970/80 potencializou o HIVโ, defende Venantte. โHoje achamos normal chegar ao mercado ou farmรกcia e encontrar a comercializaรงรฃo de camisinhas, mas nem sempre foi assimโ, exemplifica Detzel. Essa mudanรงa de comportamento, bem como a capacidade do homem em superar crises e tambรฉm o legado tecnolรณgico podem render diversas abordagens para a elaboraรงรฃo das redaรงรตes. โHoje, estamos desenvolvendo novas tรฉcnicas e novos mรฉtodos forรงados por conta de uma pandemiaโ, destaca Giacchero. โSempre chamou a minha atenรงรฃo como professor de Quรญmica o poder do ser humano de mudar o mundo pelo processo de fissรฃo nuclearโ, exemplifica.
Segundo os especialistas, a valorizaรงรฃo da Ciรชncia tambรฉmย podeย inspirar diversas argumentaรงรตes. โEnquanto as informaรงรตes das Ciรชncias Biolรณgicas atreladas ร s Ciรชncias Humanas nรฃo forem utilizadas, muitas estratรฉgias serรฃo em vรฃo ou pouco servirรฃo para conter uma pandemia ou epidemia. Exemplo disso foi a medida de fechar rodoviรกrias e aeroportos depois do Carnaval, quando o vรญrus jรก estava circulando por aquiโ, lembrou Venantte.
Outro tema queย podeย ser cobrado รฉ a correlaรงรฃo entre doenรงas e a onda de preconceitos que deriva da desinformaรงรฃo. Os educadores lembraram que, da mesma forma que o HIV foi classificado como a “praga gay” em um primeiro momento de completa falta de conhecimento sobre a transmissรฃo, aย Covid–19ย tambรฉm trouxe uma onda de preconceitos contra chineses, motivada pela necessidade de rotular e buscar culpados.
Ciรชncias Humanas: de olhoย naย intervenรงรฃo do Estado, planos de recuperaรงรฃo e transformaรงรตes econรดmicas
A intervenรงรฃo do Estado, mesmo em paรญses liberais como os Estados Unidos,ย podeย gerar diversas questรตes de Histรณria, Geografia, Filosofia e Sociologia nas provas. Para o professor Ferrari, os alunos devem estabelecer comparaรงรตes entre as crises de 1929, 2008 e a atual porque podem surgir questรตes nesse sentido. “As fraudes nos investimentos da Bolsa de Nova Iorque culminaramย naย Grande Depressรฃo ou Crise de 1929. De 1921 atรฉ 1929, a bolsa norte-americana cresceu 500%. Em oito anos, a bolsa teve um crescimento maior do que a economia e as empresas dos Estados Unidos, isso indica uma bolha financeiraโ, explicou.
Tal situaรงรฃo desembocouย naย 2ยช Guerra Mundial. โA intervenรงรฃo do Estadoย naย economia foi importante, tanto com o New Deal (programas de recuperaรงรฃo da economia norte-americana de 1933 a 1937) quantoย naย Crise de 2008 e nos dias atuaisโ, contextualizou o professor de Sociologia e Filosofia. โApรณs a chamada coronacrise, se farรก necessรกrio um novo pacto social, pois o Estado tem que cuidar das pessoas quando elas estรฃo em situaรงรฃo de fragilidade. Sรณ que para o Estado ajudar precisa ter dinheiroโ, alerta.
Alguns exemplos de novos pactos sociais oriundos dessas crises foi o processo de industrializaรงรฃo no Brasil com a Crise de 1929, quando os EUA deixaram de comprar o cafรฉ brasileiro, e a precarizaรงรฃo/uberizaรงรฃo do trabalho com a crise de 2008. Segundo o professor de Geografia, o processo de industrializaรงรฃo, aliado a urbanizaรงรฃo rรกpida e sem planejamento promoveu a favelizaรงรฃo no Brasil e a crise daย Covidย tende a agravar isso e os riscos sanitรกrios e ambientais. โMuitas doenรงas sรฃo transmitidas pela รกgua e hรก de se levar em consideraรงรฃo que a maior parte das favelas sรฃo desorganizadas (classificadas pelo IBGE como โaglomerados subnormaisโ), aponta Detzel.
Outro ponto a ser observadoย naย reformulaรงรฃo dos pactos sociais das grandes crises รฉ o aumento da regulaรงรฃo das bolsas. โOs EUA passaram a ter maior regulaรงรฃo e controle das bolsas. Se em 2008 tambรฉm colocou em xeque o controle, imagine em 1929โ, ressalta. Ainda sobre a intervenรงรฃo do Estado, Ferrari esclareceu que, para ocorrer um Plano Marshall no Brasil, outro paรญs precisaria investir aqui. โAรญ seria um novo Plano Marshall no Brasil, por isso que essa ideia jรก sumiu. Mas um novo New Deal virรกโ, aposta. O referido Plano Marshall foi o programa dos EUA para a recuperaรงรฃo da Europa apรณs a 2ยช Guerra Mundial.
Ciรชncias da Natureza: pandemia x epidemia global e as razรตes da diferenciaรงรฃo do status entreย Covid–19ย e HIV
Tanto as provas de Biologia, quanto Geografia e atรฉ a redaรงรฃo devem testar a compreensรฃo dos vestibulandos sobre as razรตes da diferenciaรงรฃo entre pandemia e epidemia global para o novo coronavรญrus e o HIV. Isso porque o nรบmero de mortos pela Aids no mundo รฉ muito mais elevado. Entre 1981 e 2018, cerca de 32 milhรตes pessoas morreram, sendo que 750 mil mortes foram em 2018, mesmo assim a OMS classifica a doenรงa como epidemia global e aย Covid–19ย como pandemia.
Venantte esclarece que o status depende do grau de transmissibilidade do vรญrus e das variaรงรตes do nรบmero de casos em diferentes regiรตes, em determinado intervalo de tempo. Segundo ele, o HIV foi tratado como pandemia anteriormente porque a disseminaรงรฃo se dava entre continentes, de forma global. โHoje, o fluxo nรฃo รฉ global, nรฃo hรก uma ampla disseminaรงรฃo do HIV do Brasil para outro paรญs, porque surgiram vรกrios subtipos e, em relaรงรฃo a outros vรญrus, a transmissibilidade baixou. A alteraรงรฃo da OMS no status รฉ para que os diferentes continentes adotem diferentes medidas, ao contrรกrio do que ocorre em caso de pandemiaโ, ensina.
O professor alerta que a OMS jรก sinalizou para o risco daย Covid–19ย permanecer por anos e virar uma epidemia global. A razรฃo disso estรก relacionada com outro conteรบdo da Biologia, a reproduรงรฃo celular. โAย Covidย รฉ um RNA vรญrus e, ao se multiplicarย naย cรฉlula, nรฃo hรก um reparo das molรฉculas erradas – e entรฃo surgem molรฉculas alteradas, que dรฃo origem a novas linhagens, daรญ o risco daย Covid–19ย virar uma epidemia global, assim como a Aids. O importante รฉ juntar as Ciรชncias para que possam trazer soluรงรตes e evitar que as novas linhagens tragam a situaรงรฃo em que vivemos hojeโ, defende.
Quรญmica
Do ponto de vista da Quรญmica, simples medidas como รกgua e sabรฃo e o hรกbito de lavar as mรฃos poderiam ter salvado milhรตes de vida ao longo das diferentes crises sanitรกrias enfrentadas pela humanidade. Segundo o professor Giacchero, tanto a Gripe Espanhola, que tem conexรฃo com toda a sujeira do ambiente da 1ยช Guerra Mundial, quanto aย Covid–19ย encontram no uso do sabรฃo um dos principais instrumentos de prevenรงรฃo. Para as questรตes de prova, o professor sugere dedicar atenรงรฃo a dois produtos de higiene por conta de estarem inseridos no contexto de grandes crises: โa รกgua oxigenada, a molรฉcula simples do H2O2, foi fundamental para evitar infecรงรตesย naย 1ยช Guerra. Jรก o sabรฃo atua sobre o revestimento, o envelope viral, que destrรณi o vรญrus por meio de um hรกbito simplesโ, afirma Giacchero.
As crises e o meio ambiente
Em relaรงรฃo ร Crise de 1929, nรฃo seย podeย deixar de lado a associaรงรฃo ร Biologia. A quebra dos EUA levou a uma sรฉria questรฃo de saรบde, com o aumento nos casos de depressรฃo e suicรญdio. Alรฉm disso, as condiรงรตes de vida se tornaram miserรกveis para algumas famรญlias de diferentes estados norte-americanos. Nessa nova configuraรงรฃo socioeconรดmica, ficou estabelecido um quadro favorรกvel ร disseminaรงรฃo de doenรงas, de bactรฉrias e vรญrus, por conta de problemas sanitรกrios relacionados ร falta de รกgua tratada e saneamento bรกsico.
Paralelamente, o Brasil tambรฉm foi afetado com a queda nas exportaรงรตes de cafรฉ, causando um prejuรญzo enorme para a economia brasileira e o consequente aumento da industrializaรงรฃo, como soluรงรฃo para a crise. โIsso acarretou, no longo prazo, em um prejuรญzo direto a determinados biomas, alรฉm do avanรงo para regiรตes onde nรฃo existiam indรบstrias, o que contribuiu para um grande prejuรญzo ambientalโ, afirma Venantte, que provoca os estudantes a pensar nas consequรชncias daย Covid–19ย para o meio ambiente.
Lives
Um exemplo dessa metodologia de aprendizagem envolvendo diferentes conteรบdos em torno de um mesmo temaย podeย ser conferidoย naย live โComo a humanidade superou as principais crises da histรณriaโ, disponรญvel no Canal do YouTube do Curso Positivo. A live reuniu os quatro professores que correlacionaram 1ยช e 2ยช Guerras Mundiais, Crise de 1929, HIV e Crise de 2008 com todos os aspectos econรดmicos, sociais, sanitรกrios e ambientais envolvendo a pandemia daย Covid–19. O canal traz ainda outros temas que os professores do Curso Positivo apostam que devem aparecer nas provas do Enem e dos vestibulares: inteligรชncia artificial, cultura do cancelamento, democracia, entre outros.
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Sobre o Curso Positivo
Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissรฃo, que se uniram por um ideal: criar um curso prรฉ-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes atรฉ os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no inรญcio da dรฉcada de 70. Desde entรฃo, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituiรงรฃo de destaque, registrando, historicamente, o maior รญndice de aprovaรงรฃo nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paranรก, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituiรงรตes de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispรตe de uma equipe de professores com grande experiรชncia, material didรกtico de alta qualidade para a melhor preparaรงรฃo e um inovador sistema de aulas dinรขmicas totalmente focadoย naย aprovaรงรฃo dos vestibulandos.