Covid-19 pode garantir vaga na universidade

Preparaรงรฃo dos vestibulandos deve contemplar a pandemia nas mais diferentes รกreas do conhecimento eย naย decisiva redaรงรฃo

O impacto da pandemiaย naย vida dos estudantes nรฃo ficarรก restrito ร  suspensรฃo de aulas presenciais e alteraรงรตes no cronograma do Enem e de muitos concursos vestibulares Brasil afora. Aย Covid19ย e seus desdobramentos serรฃo tratados em diversas questรตes de provas e concursos por muito tempo e professores das mais diferentes disciplinas jรก estรฃo trabalhando on-line os conteรบdos correlacionados com o atual momento.

Especialmente para quem vai prestar vestibular, os professores do Curso Positivo Luiz Fernando Giacchero (Quรญmica), Filipe Ferrari (Filosofia e Sociologia), Alexandre Detzel (Geografia) e Diego Venantte (Biologia) sugerem uma forma de se preparar para os diferentes tipos de questรตes: traรงando uma linha do tempo da Histรณria e, de forma interdisciplinar, estudar diferentes desafios enfrentados pela humanidade. Da redaรงรฃo ร s disciplinas das Ciรชncias da Natureza e Ciรชncias Humanas, os professores apontam alguns caminhos para os vestibulandos.

Alteraรงรตes no modo de vida, valorizaรงรฃo da Ciรชncia e preconceito permeando os temas das redaรงรตes

Naย visรฃo dos quatro professores, o modo de vida da humanidade foi revisto em cada crise – e essa nรฃo serรก diferente, o queย podeย render bons temas de redaรงรฃo. โ€œO modo de vida que tivemos atรฉ agora foi o que potencializou a disseminaรงรฃo do novo coronavรญrus, tal qual o modo de vida de 1970/80 potencializou o HIVโ€, defende Venantte. โ€œHoje achamos normal chegar ao mercado ou farmรกcia e encontrar a comercializaรงรฃo de camisinhas, mas nem sempre foi assimโ€, exemplifica Detzel. Essa mudanรงa de comportamento, bem como a capacidade do homem em superar crises e tambรฉm o legado tecnolรณgico podem render diversas abordagens para a elaboraรงรฃo das redaรงรตes. โ€œHoje, estamos desenvolvendo novas tรฉcnicas e novos mรฉtodos forรงados por conta de uma pandemiaโ€, destaca Giacchero. โ€œSempre chamou a minha atenรงรฃo como professor de Quรญmica o poder do ser humano de mudar o mundo pelo processo de fissรฃo nuclearโ€, exemplifica.

Segundo os especialistas, a valorizaรงรฃo da Ciรชncia tambรฉmย podeย inspirar diversas argumentaรงรตes. โ€œEnquanto as informaรงรตes das Ciรชncias Biolรณgicas atreladas ร s Ciรชncias Humanas nรฃo forem utilizadas, muitas estratรฉgias serรฃo em vรฃo ou pouco servirรฃo para conter uma pandemia ou epidemia. Exemplo disso foi a medida de fechar rodoviรกrias e aeroportos depois do Carnaval, quando o vรญrus jรก estava circulando por aquiโ€, lembrou Venantte.

Outro tema queย podeย ser cobrado รฉ a correlaรงรฃo entre doenรงas e a onda de preconceitos que deriva da desinformaรงรฃo. Os educadores lembraram que, da mesma forma que o HIV foi classificado como a “praga gay” em um primeiro momento de completa falta de conhecimento sobre a transmissรฃo, aย Covid19ย tambรฉm trouxe uma onda de preconceitos contra chineses, motivada pela necessidade de rotular e buscar culpados.

Ciรชncias Humanas: de olhoย naย intervenรงรฃo do Estado, planos de recuperaรงรฃo e transformaรงรตes econรดmicas

A intervenรงรฃo do Estado, mesmo em paรญses liberais como os Estados Unidos,ย podeย gerar diversas questรตes de Histรณria, Geografia, Filosofia e Sociologia nas provas. Para o professor Ferrari, os alunos devem estabelecer comparaรงรตes entre as crises de 1929, 2008 e a atual porque podem surgir questรตes nesse sentido. “As fraudes nos investimentos da Bolsa de Nova Iorque culminaramย naย Grande Depressรฃo ou Crise de 1929. De 1921 atรฉ 1929, a bolsa norte-americana cresceu 500%. Em oito anos, a bolsa teve um crescimento maior do que a economia e as empresas dos Estados Unidos, isso indica uma bolha financeiraโ€, explicou.

Tal situaรงรฃo desembocouย naย 2ยช Guerra Mundial. โ€œA intervenรงรฃo do Estadoย naย economia foi importante, tanto com o New Deal (programas de recuperaรงรฃo da economia norte-americana de 1933 a 1937) quantoย naย Crise de 2008 e nos dias atuaisโ€, contextualizou o professor de Sociologia e Filosofia. โ€œApรณs a chamada coronacrise, se farรก necessรกrio um novo pacto social, pois o Estado tem que cuidar das pessoas quando elas estรฃo em situaรงรฃo de fragilidade. Sรณ que para o Estado ajudar precisa ter dinheiroโ€, alerta.

Alguns exemplos de novos pactos sociais oriundos dessas crises foi o processo de industrializaรงรฃo no Brasil com a Crise de 1929, quando os EUA deixaram de comprar o cafรฉ brasileiro, e a precarizaรงรฃo/uberizaรงรฃo do trabalho com a crise de 2008. Segundo o professor de Geografia, o processo de industrializaรงรฃo, aliado a urbanizaรงรฃo rรกpida e sem planejamento promoveu a favelizaรงรฃo no Brasil e a crise daย Covidย tende a agravar isso e os riscos sanitรกrios e ambientais. โ€œMuitas doenรงas sรฃo transmitidas pela รกgua e hรก de se levar em consideraรงรฃo que a maior parte das favelas sรฃo desorganizadas (classificadas pelo IBGE como โ€œaglomerados subnormaisโ€), aponta Detzel.

Outro ponto a ser observadoย naย reformulaรงรฃo dos pactos sociais das grandes crises รฉ o aumento da regulaรงรฃo das bolsas. โ€œOs EUA passaram a ter maior regulaรงรฃo e controle das bolsas. Se em 2008 tambรฉm colocou em xeque o controle, imagine em 1929โ€, ressalta. Ainda sobre a intervenรงรฃo do Estado, Ferrari esclareceu que, para ocorrer um Plano Marshall no Brasil, outro paรญs precisaria investir aqui. โ€œAรญ seria um novo Plano Marshall no Brasil, por isso que essa ideia jรก sumiu. Mas um novo New Deal virรกโ€, aposta. O referido Plano Marshall foi o programa dos EUA para a recuperaรงรฃo da Europa apรณs a 2ยช Guerra Mundial.

Ciรชncias da Natureza: pandemia x epidemia global e as razรตes da diferenciaรงรฃo do status entreย Covid19ย e HIV

Tanto as provas de Biologia, quanto Geografia e atรฉ a redaรงรฃo devem testar a compreensรฃo dos vestibulandos sobre as razรตes da diferenciaรงรฃo entre pandemia e epidemia global para o novo coronavรญrus e o HIV. Isso porque o nรบmero de mortos pela Aids no mundo รฉ muito mais elevado. Entre 1981 e 2018, cerca de 32 milhรตes pessoas morreram, sendo que 750 mil mortes foram em 2018, mesmo assim a OMS classifica a doenรงa como epidemia global e aย Covid19ย como pandemia.

Venantte esclarece que o status depende do grau de transmissibilidade do vรญrus e das variaรงรตes do nรบmero de casos em diferentes regiรตes, em determinado intervalo de tempo. Segundo ele, o HIV foi tratado como pandemia anteriormente porque a disseminaรงรฃo se dava entre continentes, de forma global. โ€œHoje, o fluxo nรฃo รฉ global, nรฃo hรก uma ampla disseminaรงรฃo do HIV do Brasil para outro paรญs, porque surgiram vรกrios subtipos e, em relaรงรฃo a outros vรญrus, a transmissibilidade baixou. A alteraรงรฃo da OMS no status รฉ para que os diferentes continentes adotem diferentes medidas, ao contrรกrio do que ocorre em caso de pandemiaโ€, ensina.

O professor alerta que a OMS jรก sinalizou para o risco daย Covid19ย permanecer por anos e virar uma epidemia global. A razรฃo disso estรก relacionada com outro conteรบdo da Biologia, a reproduรงรฃo celular. โ€œAย Covidย รฉ um RNA vรญrus e, ao se multiplicarย naย cรฉlula, nรฃo hรก um reparo das molรฉculas erradas – e entรฃo surgem molรฉculas alteradas, que dรฃo origem a novas linhagens, daรญ o risco daย Covid19ย virar uma epidemia global, assim como a Aids. O importante รฉ juntar as Ciรชncias para que possam trazer soluรงรตes e evitar que as novas linhagens tragam a situaรงรฃo em que vivemos hojeโ€, defende.

Quรญmica
Do ponto de vista da Quรญmica, simples medidas como รกgua e sabรฃo e o hรกbito de lavar as mรฃos poderiam ter salvado milhรตes de vida ao longo das diferentes crises sanitรกrias enfrentadas pela humanidade. Segundo o professor Giacchero, tanto a Gripe Espanhola, que tem conexรฃo com toda a sujeira do ambiente da 1ยช Guerra Mundial, quanto aย Covid19ย encontram no uso do sabรฃo um dos principais instrumentos de prevenรงรฃo. Para as questรตes de prova, o professor sugere dedicar atenรงรฃo a dois produtos de higiene por conta de estarem inseridos no contexto de grandes crises: โ€œa รกgua oxigenada, a molรฉcula simples do H2O2, foi fundamental para evitar infecรงรตesย naย 1ยช Guerra. Jรก o sabรฃo atua sobre o revestimento, o envelope viral, que destrรณi o vรญrus por meio de um hรกbito simplesโ€, afirma Giacchero.

As crises e o meio ambiente
Em relaรงรฃo ร  Crise de 1929, nรฃo seย podeย deixar de lado a associaรงรฃo ร  Biologia. A quebra dos EUA levou a uma sรฉria questรฃo de saรบde, com o aumento nos casos de depressรฃo e suicรญdio. Alรฉm disso, as condiรงรตes de vida se tornaram miserรกveis para algumas famรญlias de diferentes estados norte-americanos. Nessa nova configuraรงรฃo socioeconรดmica, ficou estabelecido um quadro favorรกvel ร  disseminaรงรฃo de doenรงas, de bactรฉrias e vรญrus, por conta de problemas sanitรกrios relacionados ร  falta de รกgua tratada e saneamento bรกsico.

Paralelamente, o Brasil tambรฉm foi afetado com a queda nas exportaรงรตes de cafรฉ, causando um prejuรญzo enorme para a economia brasileira e o consequente aumento da industrializaรงรฃo, como soluรงรฃo para a crise. โ€œIsso acarretou, no longo prazo, em um prejuรญzo direto a determinados biomas, alรฉm do avanรงo para regiรตes onde nรฃo existiam indรบstrias, o que contribuiu para um grande prejuรญzo ambientalโ€, afirma Venantte, que provoca os estudantes a pensar nas consequรชncias daย Covid19ย para o meio ambiente.

Lives
Um exemplo dessa metodologia de aprendizagem envolvendo diferentes conteรบdos em torno de um mesmo temaย podeย ser conferidoย naย live โ€œComo a humanidade superou as principais crises da histรณriaโ€, disponรญvel no Canal do YouTube do Curso Positivo. A live reuniu os quatro professores que correlacionaram 1ยช e 2ยช Guerras Mundiais, Crise de 1929, HIV e Crise de 2008 com todos os aspectos econรดmicos, sociais, sanitรกrios e ambientais envolvendo a pandemia daย Covid19. O canal traz ainda outros temas que os professores do Curso Positivo apostam que devem aparecer nas provas do Enem e dos vestibulares: inteligรชncia artificial, cultura do cancelamento, democracia, entre outros.

__________________________________

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissรฃo, que se uniram por um ideal: criar um curso prรฉ-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes atรฉ os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no inรญcio da dรฉcada de 70. Desde entรฃo, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituiรงรฃo de destaque, registrando, historicamente, o maior รญndice de aprovaรงรฃo nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paranรก, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituiรงรตes de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispรตe de uma equipe de professores com grande experiรชncia, material didรกtico de alta qualidade para a melhor preparaรงรฃo e um inovador sistema de aulas dinรขmicas totalmente focadoย naย aprovaรงรฃo dos vestibulandos.

Destaque da Semana

Taco entra em nova fase e surpreende com experiรชncia gastronรดmica vibrante e divertida

Taco Bar y Cocina Latinaย convida todos a redescobrir um...

SUPERA Parque lanรงa plataforma que aproxima empresas e startups para soluรงรตes inovadoras

O SUPERA Parque de Inovaรงรฃo e Tecnologia de Ribeirรฃo...

Campanha de Natal vai sortear carro importado no Catuaรญ Maringรก

Promoรงรฃo compre e concorra vai sortear um Audi Q3...

Pessoas que vivem com aneurisma tรชm mais risco de ansiedade e depressรฃo

Estudo mostra que probabilidade รฉ maior entre pessoas com...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor