sábado, 22 fevereiro 2025
26.5 C
Curitiba

Operadora Logística paranaense vê oportunidades em meio à pandemia e conquista novos contratos

Atuação em novos nichos e investimento em tecnologia ajudaram nos bons resultados da Cargolift Logística

Enquanto muitas transportadoras brasileiras perderam clientes, demitiram colaboradores e amargam prejuízo por conta da pandemia de covid-19, a paranaense Cargolift Logística segue em direção contrária. A companhia conquistou, nos últimos dois meses, 6 novos contratos. Os acordos representariam, neste ano, um crescimento de 7,5% no volume de negócios da empresa, na comparação com 2019, se não fossem os efeitos do novo coronavírus na economia.

Os bons resultados em meio à crise são justificados pela abertura de novos caminhos. A participação do operador logístico no mercado era pautada pelo setor automotivo e de empresas correlatas. Agora, a empresa também atende e-commerce, varejo focado em alimentos para redes de supermercados, proteína animal e o setor de papel e celulose.

“Ampliamos o nosso leque de atuação para conquistarmos mais fatias do mercado. Nosso plano de negócios inclui, ainda, o fortalecimento da nossa atuação onde já estamos presentes e um foco ainda maior no Nordeste para ampliarmos o fluxo de cargas entre o Sul ou Sudeste e o Nordeste”, explica o diretor comercial da CARGOLIFT, Leandro Quintino.

Para atender a estes novos contratos, a empresa será demandada em 25 mil viagens ao longo de dois anos, entre portos, aeroportos e centros de distribuição. Por essa razão, e já visualizando novas prospecções, a CARGOLIFT adquiriu em abril mais 26 novos semirreboques para contêineres, um investimento de R$ 2,3 milhões, e hoje conta com 542 carretas, 100% delas com a tecnologia IoT (Internet das Coisas).

Um dos acordos, com a internacional ZF automotive, é para o transporte de 8 mil contêineres. A CARGOLIFT, que já atuava em 30% das operações deste cliente, e há 12 anos, assumiu 100% da movimentação de cargas. Outro contrato, com a Suzano papel e celulose, vai movimentar, na unidade de Vinhedo (SP), 100 mil toneladas, entre produtos acabados e não acabados.

Inovação e Disrupção

As palavras inovação e disrupção sempre traduziram o espírito da empresa, que tem 25 anos de existência. Mas, 2020 marca um novo momento da paranaense, que decidiu acelerar o seu cronograma de transformação digital. Uma das medidas foi o lançamento recente do “CARGOagenda”, um serviço de agendamento de carga e descarga 100% digital, que pode ser acessado por motoristas pelo smartphone. Além disso, cerca de 32% das 15.000 viagens mensais da empresa já são coordenadas 100% por via digital pelo CCOMatrix, que é uma Central de Controle Operacional (Control Tower). Este controle oferece segurança, melhora a produtividade tanto para o frotista como para a frota própria da empresa, motoristas e  também embarcadores. A meta é que até junho de 2021 todas as viagens da operadora sejam controladas pela CCOMatrix.

Outra novidade foi a criação de uma empresa para desenvolver produtos e ferramentas para acelerar essa transformação digital, que iniciou em 2017 sob a campanha “Da Matriz Para o Mundo Matrix”. Batizada de MATRIXcargo, a startup está desenvolvendo uma plataforma digital com soluções logísticas colaborativas. Neste projeto, a próxima inovação tecnológica é o CCOMatrix-Otimizador, que será lançado em agosto deste ano.

“Não há outra forma de crescer! É preciso inovar, investir e acreditar no Brasil. Estamos colhendo bons frutos porque a empresa nasceu em 1994 com a visão de superar expectativas em inovações tecnológicas e trabalhamos muito para isso ser uma constante na gestão. Nos pautamos na inteligência de mercado, P&D,  temos um grande time de colaboradores alinhados com nossa visão e firmamos parcerias em que todos ganham. A tecnologia está aí para nos ajudar e precisamos nos reinventar. A pandemia é uma oportunidade para inovar em transformação digital. E é assim que conseguimos ultrapassar as barreiras impostas por crises, sejam elas econômicas, sanitárias, políticas ou quaisquer outras”, conclui o CEO da Cargolift Logística, Markenson Marques.

Sobre o Grupo CARGOLIFT

O Grupo CARGOLIFT é formado pelas empresas CARGOLIFT Logística S/A, Requinte Empreendimentos, Requinte USA LLC, e MatrixCARGO – empresa criada no ano passado que investe em plataforma de inteligência artificial com foco em logística colaborativa. Além disso, o grupo é mantenedor do INSTITUTO CARGOLIFT, para o qual direciona 12% do LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda) das empresas para o desenvolvimento de projetos no terceiro setor. Em 2019 a empresa faturou R$ 290 milhões, cresceu 13% em receita e 36% em Ebitida_G e desde a sua fundação tem o slogan “Nós Confiamos em Deus”.

Destaque da Semana

Problemas de visão atingem 19% dos brasileiros em idade escolar

Pesquisa nacional revela que, apesar de sofrerem com condições...

Com impacto emocional, alopecia areata ganha novas opções de tratamento

Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou recomendações atualizadas para aprimorar...

Tontura ou vertigem: como saber quando procurar ajuda médica?

Os sintomas podem se confundir e não ter muita...

Aumentar em 30 minutos os treinos de cardio impacta a composição corporal

Estudo mostra como cada meia hora de atividade aeróbica...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor