Pesquisa ACP/Datacenso aponta estimativa de queda de 46% nas vendas para Dia dos Namorados deste ano

Conforme jรก se verificou nas pesquisas anteriores para a Pรกscoa e Dia das Mรฃes, o impacto da pandemia do coronavรญrus (Covid-19) afetarรก o comรฉrcio de Curitiba tambรฉm no Dia dos Namorados. A pesquisa mostra que a estimativa รฉ de haja uma queda de 46% nas vendas para esta data em relaรงรฃo a 2019.

A pesquisa Associaรงรฃo Comercial do Paranรก/Datacenso ouviu 333 entrevistados na capital paranaense, sendo 100 comerciantes e 233 consumidores, entre os dias 29 de maio e 3 de junho, com grau de confianรงa de 95%. A pesquisa teve como pรบblico 51% do sexo masculino e 49% do sexo feminino. Dentre os entrevistados, 69% moram junto com seu parceiro (a) e 31% nรฃo moram.

Os comerciantes estรฃo pessimistas, sendo que 75% dos entrevistados acreditam que as vendas serรฃo inferiores neste Dia dos Namorados em relaรงรฃo ร  mesma data do ano passado; 6% acham que venderรฃo a mesma coisa; 5% acham que venderรฃo mais e 14% ainda nรฃo sabem. Em relaรงรฃo ao seu prรณprio negรณcio, os comerciantes estรฃo preocupados com o futuro (41%); 30% estรฃo esperanรงosos; 21% estรฃo desanimados e 8% estรฃo aguardando novas oportunidades chegarem. Jรก em relaรงรฃo ร  expectativa dos comerciantes em relaรงรฃo ร  economia, 56% estรฃo preocupados; 25% estรฃo desanimados; 13% estรฃo esperanรงosos e 6% aguardam novas oportunidades.

A pesquisa quis saber o impacto da pandemia no comรฉrcio de Curitiba. 83% dos entrevistados responderam que tiveram de fechar as portas e 17% nรฃo precisaram fechar. Mas a diferenรงa รฉ grande entre comerciantes do bairro e do centro da cidade, sendo que 8% dos comerciantes do centro nรฃo fecharam contra 23% do comerciante de bairro. Jรก entre os que tiveram de fechar as portas, 92% sรฃo do centro e 77% nos bairros.

A maior parte dos comerciantes ficou sem trabalhar atรฉ 15 dias (29%); 21% fecharam de 16 a 30 dias; 19% fecharam mais de 60 dias; 17% entre 31 e 45 dias e 13% entre 46 e 60 dias.

A pandemia afetou o comรฉrcio curitibano, conforme mostra a pesquisa. 87% tiveram queda nas vendas; 65% tiveram alteraรงรฃo no fluxo de clientes; 56% enfrentaram falta de recursos para pagamento de seus compromissos; 54% ficaram sem capital de giro; 38% fizeram dispensa temporรกria de funcionรกrios e 32% demitiram funcionรกrios. Este item tem total maior do que 100% porque mais de um fator pode ser escolhido.

Roupas sรฃo o presente preferido

Em relaรงรฃo ร  comemoraรงรฃo do Dia dos Namorados, dos 31% dos casais que nรฃo moram juntos, 75% deles vรฃo estar juntos no dia. O presente preferido para a data deste ano serรฃo as roupas (39%), seguido por jantar/almoรงo (21%); perfumes e cosmรฉticos (21%); bebidas (14%); flores (12%) e bolsas/acessรณrios (10%). Este item tambรฉm dรก mais de 100% porque podem ser escolhidos mais de um presente. O consumidor preferencialmente vai pesquisar os preรงos antes de comprar (76%) e 24% nรฃo irรฃo pesquisar os preรงos. A pesquisa de preรงos serรก feita nos sites de busca (45%); sites de lojas (19%); nas redes sociais (17%) e nos comparadores de preรงos (13%); indicaรงรตes de amigos ou familiares e outras fontes de pesquisa somam 6%.

A exemplo do Dia das Mรฃes e da Pรกsoca, a compra pela internet serรก a principal escolhida pelos consumidores para o Dia dos Namorados (69%); sendo que 17% pretendem comprar em lojas fรญsicas e 14% nos shopping centers. O gasto para o presente deste ano vai ter uma queda. No passado, o gasto mรฉdio foi de R$ 138,00, enquanto neste ano a estimativa รฉ de um gasto de R$ 134,00.

A pesquisa questionou os consumidores se a pandemia afetou seus ganhos. 53% afirmaram que sim e 47%, que nรฃo afetou. Mesmo assim, 80% nรฃo vรฃo precisar do auxรญlio do governo nem de emprรฉstimos bancรกrios. Finalmente, a pesquisa questionou se o consumidor se sente seguro para circular em lugares pรบblicos. 67% disseram que nรฃo e 33% disseram que sim.

Segundo o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, โ€œcomo esperado, a pesquisa revela um comerciante curitibano preocupado com os seus negรณcios e apreensivo com as vendas do Dia dos Namorados 2020. Assim como os consumidores, que estรฃo comprando somente o necessรกrio. Infelizmente, a pandemia de coronavรญrus continua impactando negativamente o desempenho do comรฉrcio, que vem apresentando queda preocupante no volume de vendas, alรฉm disso, os comerciantes tiveram que dispensar temporariamente alguns funcionรกrios e quase um terรงo teve que fazer demissรตesโ€, disse ele. imprensa@acp.org.br

Destaque da Semana

Mili promove seu primeiro evento para influenciadoras com enfoque em maternidade e autocuidado

Bafafรก das Mamรฃes conta com palestras, atividades interativas e...

Verรฃo: cuidados essenciais para prevenir infecรงรตes urinรกrias

Hidrataรงรฃo constante e idas regulares ao banheiro sรฃo essenciais...

Obra de grande porte marca acordo histรณrico entre Paranรก e Santa Catarina sobre Territรณrio Marรญtimo

Governadores Carlos Massa Ratinho Junior e Jorginho Mello firmaram...

Ligga Arena recebe a 1ยช copa do Brasil de drift virtual e evento de colecionรกveis

Neste sรกbado (23), a Ligga Arena em Curitiba serรก...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor