Angela Biscouto e Vanessa Zanoncini*
O Enem รฉ elaborado pelo Ministรฉrio da Educaรงรฃo desde 1998. Nesses 22 anos, o exame mostra um carรกter democrรกtico e inclusivo. Uma ferramenta do Estado para levar um mรญnimo de equidade ร s oportunidades dos estudantes brasileiros, independentemente se oriundos de escolas pรบblicas ou privadas.
O Enem รฉ o segundo maior exame do mundo em nรบmero de participantes. Apenas em 2020, em meio a todas as dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavรญrus, foram mais de 5,5 milhรตes de inscriรงรตes realizadas, segundo o MEC. Logo, com um objetivo de existรชncia tรฃo honroso, utilizรก-lo em um momento de crise como reforรงo de diferenรงas e desigualdade seria manchar a histรณria de um exame que se desenvolve a cada ano e รฉ exemplo internacional de boas medidas educacionais.
Apรณs muita pressรฃo, o governo toma a decisรฃo correta ao adiar a prova. Nรฃo podemos dizer que as aulas continuam normalmente durante o isolamento social, quando mais de 30% da populaรงรฃo nรฃo tem acesso ร internet. Grande parte dos brasileiros nรฃo tรชm sequer acesso ao saneamento bรกsico, quem dirรก aparelhos eletrรดnicos para acessar conteรบdos e manter os estudos em dia. E aqui nem entramos na esfera das dificuldades que surgem ao longo da pandemia, como o aumento do abuso domรฉstico, a fome, a necessidade de auxiliar em casa e, cada vez mais frequente, o luto de um ente querido perdido para a doenรงa.
Mais de 16 paรญses com Exames Nacionais adiaram as datas de realizaรงรฃo, reconhecendo que as propostas de atividades nรฃo presenciais deixam de alcanรงar parcela significativa dos alunos, aumentando as desigualdades de oportunidade ร queles que tรชm pouco ou quase nenhum acesso ร s tecnologias digitais. A decisรฃo, aprovada pelo Inep, tambรฉm denota reconhecimento e preocupaรงรฃo com o quadro de precariedade e desigualdade presente em nosso paรญs. Sabe-se que este adiamento nรฃo รฉ a soluรงรฃo dos problemas educacionais brasileiros, entretanto,ย auxilia na luta pela equidade de acesso aos serviรงos educacionais e oportunidades de ingresso ao Ensino Superior.
Agora, inรบmeras sรฃo as aรงรตes que ainda precisam ser tomadas e as polรญticas pรบblicas definidas e executadas para que os alunos da Educaรงรฃo Bรกsica possam contar verdadeiramente com o direito ร Educaรงรฃo.ย O Inep promove, em junho, uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, para definiรงรฃo da nova data do exame. A enquete รฉ on-line, apenas com os inscritos, e, segundo o ministro Abraham Weintraub, sem a interferรชncia de รณrgรฃos de classe. Porรฉm, com tamanha limitaรงรฃo, quem assegura que as vozes dos menos favorecidos serรฃo ouvidas? Alรฉm de um prazo, ainda incalculรกvel, para a realizaรงรฃo segura das provas, รฉ necessรกrio tambรฉm pensar na situaรงรฃo dos jรก universitรกrios que terรฃo seu ano letivo atrasado, gerando consequรชncias no calendรกrio dos ingressantes do prรณximo ano.
Alunos, educadores e demais envolvidos recebem o anรบncio do adiamento como um sopro de forรงa e esperanรงa na eterna e importante luta de equidade ao acesso ร Educaรงรฃo de qualidade, mas essa luta ainda nรฃo acabou e precisamos estar prรณximos e atentos ร s prรณximas medidas que envolvam todos, nรฃo sรณ alguns.
*Angela Biscouto, consultora pedagรณgica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, eย Vanessa Zanoncini, supervisora pedagรณgica do Sistema de Ensino Aprende Brasil.