Luiz Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral diz em um de seus รบltimos textos:
โ[..]: รฉ preciso Estado. E assim deve ser para levar profissionais da saรบde a todos os rincรตes do paรญs. ร preciso Estado para fazer valer as leis e a justiรงa em todas as comarcas do Brasil. ร preciso Estado para levar educaรงรฃo a tantos brasileiros que ainda sequer a tiveram. A carรชncia dos brasileiros รฉ tambรฉm carรชncia de Estadoโ.
Embora ele mesmo reconheรงa que em outros tempos o peso do Estado tenha sido atรฉ excessivo, inclusive com tortura e censura, a melhoria nos serviรงos pรบblicos e nas instituiรงรตes como um todo passa pelo Estado, subordinado ร Constituiรงรฃo para defesa contra eventuais abusos.
A participaรงรฃo do Estado na รกreas de saรบde e educaรงรฃo precisa ser elevada, e em muitos paรญses vem-se ampliando, principalmente no momento de pandemia que atravessamos, pois saรบde e educaรงรฃo exigem esforรงos coordenados, logรญstica adequada e talento na gestรฃo. O Estado brasileiro tem sido um provedor fraco, voltado quase que exclusivamente para o financiamento da assistรชncia mรฉdica e serviรงos educacionais prestados por terceiros, com baixo grau de regulaรงรฃo do setor pรบblico e privado, portanto qualidades variรกveis por estados e regiรตes, alguns muito bons, outros nem tanto.
Saรบde e Educaรงรฃo sรฃo รกreas com ministรฉrios hoje sem atuaรงรฃo distinguida, simplesmente acatando sugestรตes presidenciais, como por exemplo o tipo de remรฉdios que devem ser utilizados com base apenas na opiniรฃo pessoal, ou na educaรงรฃo especial โ sem ouvir especialistas nas atividades, com conhecimento tรฉcnico inexistente โ fazendo hoje a resoluรงรฃo da qual voltarรก atrรกs amanhรฃ, com dirigentes dizendo barbaridades homofรณbicas, demonstrando claramente preconceitos e inรฉrcia, pouca afeiรงรฃo ร cultura, aos estudos e ao comportamento progressista.
Num momento em que escolas de todos os nรญveis enfrentaram desafios imensos, alteraรงรตes metodolรณgicas extremas e profunda preocupaรงรฃo com os estudantes, professores se sentem desassistidos e incompreendidos.
O desapego ao conhecimento, ร s manifestaรงรตes culturais de vรกrias ordens, populares ou eruditas, ao refinamento de espรญrito, jรก que livros sรฃo apenas montes de palavras, escolas sรฃo antros de comunistas, atenรงรฃo apenas a uma agenda de comportamento e nรฃo ao saber propriamente dito, mostram claramente a agenda governamental.
Ausรชncia total de propostas educativas, manutenรงรฃo pura e simples de projetos anteriores, como รฉ o caso de Enem, significativa proposta de muitos anos atrรกs que se mantem viva e relevante, constituindo-se em autรชntica atividade de Estado e nรฃo de governo, no ano passado apresentou problemas que foram tratados com ligeireza e rapidamente ignorados.
Isso tem desestimulados professores em todo o paรญs, รฉ como se o trabalho realizado por todos fosse absolutamente indiferente para aqueles que tem se esforรงado para nรฃo deixar o sistema educativo desestruturar-se totalmente.
Afinal, a interferรชncia do Estado no ensino baseia-se em algunsย instrumentos normativos, desde a Constituiรงรฃo Federal, seguida pela Lei de Diretriz e Bases da Educaรงรฃo alรฉm de outras legislaรงรตes, segundo a perspectiva de cada nรญvel educacional, mas ainda tem estrita dependรชncia de seus operadores, ou seja, docentes e pessoal tรฉcnico-administrativo, que devem estar unidos e voltados ร implementaรงรฃo do processo com muita qualidade.
Educaรงรฃo รฉ certamente um bem necessรกrio e fundamental ร justiรงa social, ร efetivaรงรฃo de polรญticas pรบblicas direcionadas ร qualidade do ensino, o pluralismo pedagรณgico, liberdade de escolha e aรงรตes para preservar autonomia, embora a fiscalizaรงรฃo e regulaรงรฃo, tanto nas instituiรงรตes pรบblicas quanto particulares seja de competรชncia estatal (municipal, estadual ou federal), nรฃo prescinde de seus trabalhadores, da mesma forma que na รกrea de saรบde.
Nenhum paรญs que desvalorize seus cidadรฃos, que os divide de forma profunda e despreze o sistema educativo poderรก produzir bons cidadรฃos.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.