Oportunidade e desafios do home office na gestão de pessoas e na busca do novo emprego

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Oportunidade e desafios do home office na gestão de pessoas e na busca do novo emprego

home office

O trabalho no regime home office salvou muitos empregos, mas gerou um certo nível de estresse. Uma pesquisa recentemente divulgada pelo LinkedIn, realizada com duas mil pessoas sobre trabalho à distância mostraram o seguinte cenário:

– 68% dos entrevistados dizem trabalhar até uma hora a mais por dia
–  21% trabalham até quatro horas a mais por dia
– 24% se sentem pressionados em responder as mensagens mais rápido e estar online o tempo todo
– 27% enviam e-mails fora do expediente e
–  18% afirmam que estão preocupados em mostrar que estão ocupados, com medo de perderem seus empregos.

Reinvenção por parte de todos
A adaptação aconteceu também para quem está buscando um novo trabalho. Para a coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA, Eliane Catalano, os candidatos precisaram se reinventar até mesmo para escapar das estatísticas do IBGE sobre a taxa oficial de desemprego no Brasil, cujos números subiram para 14,3% no trimestre encerrado em setembro, alcançando incríveis 13,7 milhões de pessoas de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua):

“A principal dica para candidatos é conseguir uma certa fluência digital, que passou a ser fator de empregabilidade justamente pelo trabalho em home office. Mais do que ter uma câmera boa no computador, um celular confiável e uma boa conexão de internet, o candidato precisa adquirir habilidade para utilizar todos os aparatos”.

Catalano explica que os candidatos estão preparados neste momento, diferente do começo  da pandemia quando tiveram que se adaptar rapidamente: “Não foi apenas com os candidatos, foi assim com todas as empresas também. Era uma situação emergencial, algo muito novo e tivemos que nos acostumar pela mudança rápida” completa Catalano.

Um exemplo de adaptação durante a pandemia acontece na empresa MadeiraMadeira, um dos maiores e-commerces do Braisl. A responsável pelo endomarketing na empresa e Business Partner de Operações, Silvana Cardias, conta que inicialmente as reuniões aconteciam diariamente até todos entenderem o que estava acontecendo, através de reuniões com as lideranças, reuniões individuais e com a equipe inteira:

“Criamos vários canais em aplicativos para não perder o vínculo e treinamentos online gratuitos para apoiar nossos colaboradores. Com o passar das semanas, fomos entendendo o que funciona. O que recomendo são ações simples, como não fazer reuniões na hora do almoço e evitar reuniões após as 18 horas, salvo em situações mais urgentes”

Essas atitudes servem para equilibrar o ambiente de todos, já que casa e trabalho estão no mesmo local. Cardias lembra ainda que foram criados sites para crianças e família dos colaboradores, uma vez que muitos vivem em casa com toda a família: “Tudo para apoiar as pessoas, para que seja possível  se desvencilhar do trabalho depois do horário”.