Ciência preditiva e inteligência artificial são cada vez mais usadas para potencializar resultados.
Atualmente, a publicidade, a propaganda e o marketing de qualquer marca, produto ou serviço precisa se adequar não só à dinâmica do mercado, mas aos meios de comunicação onde a voz institucional circula. E esses meios são muito variados, segmentados e, principalmente, repletos de particularidades que devem ser cuidadosamente analisadas e exploradas de acordo com os anseios de um público-alvo cada vez mais crítico, seletivo e engajado.
Por isso, realizar campanhas de marketing bem elaboradas e focadas em cada público é essencial para manter e melhorar a percepção de valor da marca e para se diferenciar em relação aos concorrentes. E cada vez mais a tecnologia é usada como aliada para fazer isso acontecer da melhor forma possível.
A AI já está sendo usada para integrar dados de diferentes plataformas e desenvolver sistemas automatizados e perfis de clientes para os quais as empresas e marcas podem direcionar determinados produtos com maior assertividade.
Um dos maiores exemplos é o do aprendizado de máquina ou machine learning, um ramo da inteligência artificial que está no topo das tecnologias e vem, de fato, revolucionando o mundo nas mais diversas áreas. A publicidade online, é claro, não ficou de fora.
Por sorte, as ferramentas disponíveis para essa finalidade estão cada vez mais acessíveis e apuradas, principalmente para quem reconhece a importância da comunicação empresarial em um ambiente competitivo e acirrado como o mercado brasileiro.
É o caso da startup Impulse.fy, nascida como spin-off do Grupo Empari, cujo objetivo é simplificar e automatizar as vendas online com soluções de automação de publicidade para pequenas e médias empresas por meio do Aprendizado de Máquina e da Inteligência Artificial.
Caio Oliveira, fundador e CEO da startup, conta que: “a combinação do marketing com modelos preditivos e tecnologia está mudando a forma de fazer publicidade online. Nossas ferramentas e robôs analisam padrões de dados, observando os sites e redes sociais da empresa, seus concorrentes e históricos de consumo de seus clientes para identificar as chances de eventos futuros, bem como os anseios do seu público-alvo, criando automaticamente conteúdo relevante para publicidade paga e online, conteúdo rico para posts em redes sociais e estratégias mais eficientes de aquisição de clientes”.
Pensando de forma resumida, as aplicações de inteligência artificial no marketing, como a proposta da Impulse.fy servem para conhecer mais a fundo o comportamento do consumidor, gerar e analisar um volume maior de dados ainda mais precisos sobre os hábitos, preferências e atitudes dos clientes e interagir de forma mais profunda com cada um deles, melhorando assim a experiência do cliente com a marca.