segunda-feira, 13 janeiro 2025
17.2 C
Curitiba

Como a AI está mudando o marketing digital

Ciência preditiva e inteligência artificial são cada vez mais usadas para potencializar resultados.

Como a AI está mudando o marketing digital
A AI já está sendo usada para integrar dados de diferentes plataformas e desenvolver sistemas automatizados e perfis de clientes para os quais as empresas e marcas podem direcionar as campanhas.

Atualmente, a publicidade, a propaganda e o marketing de qualquer marca, produto ou serviço precisa se adequar não só à dinâmica do mercado, mas aos meios de comunicação onde a voz institucional circula. E esses meios são muito variados, segmentados e, principalmente, repletos de particularidades que devem ser cuidadosamente analisadas e exploradas de acordo com os anseios de um público-alvo cada vez mais crítico, seletivo e engajado.

Por isso, realizar campanhas de marketing bem elaboradas e focadas em cada público é essencial para manter e melhorar a percepção de valor da marca e para se diferenciar em relação aos concorrentes. E cada vez mais a tecnologia é usada como aliada para fazer isso acontecer da melhor forma possível.

A AI já está sendo usada para integrar dados de diferentes plataformas e desenvolver sistemas automatizados e perfis de clientes para os quais as empresas e marcas podem direcionar determinados produtos com maior assertividade.

Um dos maiores exemplos é o do aprendizado de máquina ou machine learning, um ramo da inteligência artificial que está no topo das tecnologias e vem, de fato, revolucionando o mundo nas mais diversas áreas. A publicidade online, é claro, não ficou de fora.

Por sorte, as ferramentas disponíveis para essa finalidade estão cada vez mais acessíveis e apuradas, principalmente para quem reconhece a importância da comunicação empresarial em um ambiente competitivo e acirrado como o mercado brasileiro.

É o caso da startup Impulse.fy, nascida como spin-off do Grupo Empari, cujo objetivo é simplificar e automatizar as vendas online com soluções de automação de publicidade para pequenas e médias empresas por meio do Aprendizado de Máquina e da Inteligência Artificial.

Caio Oliveira, fundador e CEO da startup, conta que: “a combinação do marketing com modelos preditivos e tecnologia está mudando a forma de fazer publicidade online. Nossas ferramentas e robôs analisam padrões de dados, observando os sites e redes sociais da empresa, seus concorrentes e históricos de consumo de seus clientes para identificar as chances de eventos futuros, bem como os anseios do seu público-alvo, criando automaticamente conteúdo relevante para publicidade paga e online, conteúdo rico para posts em redes sociais e estratégias mais eficientes de aquisição de clientes”.

Pensando de forma resumida, as aplicações de inteligência artificial no marketing, como a proposta da Impulse.fy servem para conhecer mais a fundo o comportamento do consumidor, gerar e analisar um volume maior de dados ainda mais precisos sobre os hábitos, preferências e atitudes dos clientes e interagir de forma mais profunda com cada um deles, melhorando assim a experiência do cliente com a marca.

Destaque da Semana

Regras atualizadas do Pix não criam tributos adicionais

Medida visa o melhor gerenciamento de riscos pela Receita...

Vila Molusco é atração de férias escolares em shopping de Londrina

Parque temático para crianças de até 10 anos é...

Sonolência diurna pode sinalizar risco de perda cognitiva em idosos

Distúrbios como apneia podem estar por trás do problema;...

Exagerou no fim do ano? 4 estratégias para retomar a rotina saudável

Nutricionista dá dicas e explica como cuidar da saúde...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor