sexta-feira, 17 janeiro 2025
20.7 C
Curitiba

Grupo DB1 é referência na prática de escutar o colaborador

Além de incentivar ideias e sugestões é preciso ter líderes abertos e acessíveis.

Grupo DB1 é referência na prática de escutar o colaborador
Desde que o colaborador entra na empresa, há um processo com várias cerimônias. Ações e programas que envolvem praticar essa escuta em diversas frentes.

O Grupo DB1, formado por empresas brasileiras de tecnologia com escritórios no Brasil, Argentina e Estados Unidos, foi reconhecido como referência na prática de escutar seus colaboradores pelo ranking GPTW Paraná no final do ano passado.

O mais curioso desse reconhecimento é que essa prática sempre foi vista como algo natural dentro da cultura da empresa. Cada um é responsável pelo que ocorre à sua volta, onde todos são apaixonados pelo que fazem e, por isso, fazem o melhor, dentro e fora da empresa.

Essa cultura acabou resultando na forma como a empresa escuta seus colaboradores com sinceridade, com os líderes se mostrando abertos e acessíveis para que as pessoas possam perguntar, sugerir e expressar suas críticas. Além de incentivar ideias e sugestões, levando-as em consideração de forma sincera.

Para Camila Innecco, coordenadora de engajamento no departamento de gestão de pessoas, essa prática é fundamental para manter a motivação dos colaboradores. “Escutar cada colaborador nos permite entender o que os move, quais são seus sonhos, ambições e perspectivas para apoiá-los em suas conquistas. Assim como nos permite perceber quando algo não está bem, sabemos que cada colaborador é único e passa por desafios e dificuldades únicas também. Escutá-los nos permite acolher, apoiar e até mesmo empoderar, para que consigam superar os desafios. Além disso, permite que a equipe de Gestão de Pessoas melhore sua análise do todo e desenvolva ações mais assertivas para criarmos um ambiente cada vez melhor para se trabalhar”.

Desde que o colaborador entra na empresa, há um processo com várias cerimônias. Ações e programas que envolvem praticar essa escuta em diversas frentes, seja para o desenvolvimento de carreira e orientação, acompanhamento em situações de necessidade ou até mesmo para o acompanhamento da produtividade como um todo.

Dentre as diversas práticas de gestão de pessoas, as que envolvem escutar o que os colaboradores têm a dizer incluem:

  • ADAPTA – Acontece quando o colaborador completa 45 dias de casa e tem o objetivo de verificar e auxiliar o processo de adaptação do mesmo na empresa;
  • ENFOQUE – É uma conversa que acontece quando o colaborador completa 1 ou 5 anos de casa, com o objetivo de acompanhá-lo e auxiliar no foco de seus trabalhos;
  • PORTAS ABERTAS COM O GESTÃO DE PESSOAS – qualquer pessoa pode solicitar aos profissionais do RH uma conversa individualizada a qualquer momento, seja qual for o motivo;
  • PORTAS ABERTAS PARA LIDERANÇA – Tem o mesmo objetivo que o projeto anterior, porém com assuntos relacionados ao desenvolvimento das lideranças e suas tomadas de decisões;
  • PESQUISAS – Existem várias pesquisas que buscam a opinião e feedbacks constantes dos colaboradores. Dentre elas, destacam-se:

Avaliação de Desempenho 360 (feedbacks sobre líderes e pares de trabalho);

Pesquisa de Cultura (todos os anos);

Bate-papo com o presidente (Reuniões Gerais com toda a empresa, em que o presidente responde questionamentos e recebe opiniões. Era uma reunião híbrida, antes da pandemia, agora é remota via YouTube);

NPS de Líderes – liderados avaliam seus líderes e oferecem feedbacks;

Pesquisa GPTW: uma pesquisa com o foco na certificação GPTW, mas também para coletar dados e insumos para melhorias constantes. Um ponto interessante é que a pesquisa sempre ultrapassa 90% de adesão dos colaboradores. O GPTW fornece um relatório a partir do qual Gestão de Pessoas e lideranças criam estratégias e tomam ações para melhoras o clima no dia a dia.

“Mais importante do que falar é ouvir”, é o que pensa Luciane Baldo Nicolodi, gestora de três projetos no Grupo DB1, que já precisou ser ouvida pela empresa, mas também escutar os seus liderados. “Criar o ambiente adequado, romper barreiras e gerar confiança são itens essenciais na ação da escuta ativa. Então não basta apenas ouvir, é necessário ouvir com atenção, sem julgamentos e sem pré-conceitos. Quando algum liderado compartilha algum problema comigo, ele não espera que eu tenha todas as soluções, ele apenas fica grato por eu estar disposta a ouvi-lo e dar a devida atenção a esse momento”, completou.

Tiago Carpanese, é líder técnico na DB1 Global Software, e conta que as práticas fazem diferença no seu dia a dia “a DB1 é uma empresa diferenciada. É impressionante o quanto se preocupam com os profissionais. Me lembro de uma vez, que eu estava com problemas em um projeto, e fui pego no corredor por uma das meninas do RH, pois viram no meu olhar que nem tudo estava indo bem. Aquilo me marcou demais e fez eu perceber que não estava apenas em uma empresa, e sim em um lar, e que eu poderia contar com todos ali presentes”.

O Grupo DB1 ainda tem planos audaciosos para continuar desenvolvendo e implementando a área de Gestão de Pessoas. Para este fim, o departamento de Engajamento segue estruturando processos, em constante busca por novas práticas de escutar o colaborador. Com essa necessidade de continuar presente no dia a dia das pessoas, dispostos a escutá-las, o time está, inclusive, contratando novos profissionais, a fim de cuidar de cada um e criar mecanismos que facilitem a interação tanto entre o colaborador e seus líderes, quanto com as áreas especializadas no apoio emocional neste momento que todos estão vivendo.

Destaque da Semana

Bush, banda de rock que se apresenta no Lollapalooza Brasil, anuncia show em Curitiba

Celebrando mais de trinta anos de carreira, o grupo...

Lojas do ParkShoppingBarigüi com até 70% de desconto

Liquidação Lápis Vermelho de verão acontece de 16 a...

Eduardo Pimentel determina Plano Municipal de Combate à Dengue e ampliação de mutirões

O prefeito Eduardo Pimentel determinou a criação de um...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor