Gartner prevê que gastos mundiais com TI crescerão 6,2% em 2021

A aceleração da Transformação Digital reduziu o efeito negativo da COVID-19 sobre o setor

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia pesquisa internacional que mostra que os gastos globais com TI deverão chegar a US$ 3,9 trilhões em 2021. A projeção representa um aumento de 6,2% em relação ao acumulado no ano passado, quando o setor registrou queda de 3,2% – uma vez que as organizações priorizaram seus investimentos em tecnologias e serviços considerados “críticos” durante os estágios iniciais da pandemia.

A evolução sem precedentes da Transformação Digital em 2020, com ações para suportar uma grande onda de trabalhadores e estudantes remotos, além de novas normas sociais de distanciamento físico, apresentou-se como uma faca de dois gumes – e o lado que vemos hoje atenuou os efeitos negativos de recessão econômica ocasionados pela emergência sanitária sobre os investimentos com TI no início deste ano.

“Em 2021, os executivos de TI  (CIOs-Chief Information Officers) terão de focar em iniciativas que promovam o equilíbrio – economizando dinheiro e expandindo seus esforços em TI”, afirma John-David Lovelock, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “Com a economia mundial voltando a um estado mais previsível, as organizações tendem a voltar a investir em Tecnologia da Informação de maneira mais consistente com suas expectativas de crescimento, não apenas seguindo os seus níveis atuais de receita. Os negócios digitais, liderados por projetos de curto prazo, receberão mais atenção administrativa neste ano.”

Todos os segmentos de gastos com TI devem voltar a crescer em 2021. Espera-se que o mercado de Software Corporativo tenha a recuperação mais significativa (8,8%), à medida que os ambientes de trabalho remoto deverão ser expandidos e aprimorados. O segmento de Dispositivos terá o segundo maior aumento (8%), e deve chegar a um gasto de US$ 705,4 bilhões.

Previsão mundial de gastos com Tecnologia da Informação (em milhões de dólares americanos)

  Gasto 2020 Crescimento 2020 (%) Gasto 2021 Crescimento 2021 (%) Gasto 2022 Crescimento 2022 (%)
Sistemas de Data Center 214,98 0,0 228,36 6,2 236,04 3,4
Software Corporativo 465,02 -2,4 505,72 8,8 557,40 10,2
Dispositivos 653,17 -8,2 705,42 8,0 714,76 1,3
Serviços de TI 1.011,79 -2,7 1.072,58 6,0 1.140,05 6,3
Serviços de Comunicação 1.349,89 -1,7 1.410,74 4,5 1.456,63 3,3
Total 3.694,86 -3,2 3.922,83 6,2 4.104,90 4,6

Fonte: Gartner (janeiro 2021)

“Há uma combinação de fatores que impulsionam o mercado de Dispositivos para cima”, diz Lovelock. “À medida que os países continuam a promover a educação remota ao longo deste ano, haverá uma demanda por tablets e laptops para os alunos. Da mesma forma, as organizações estão aprimorando o Home Office para seus funcionários, dado que as medidas de prevenção à doença mantêm as pessoas em casa e a estabilização do orçamento permite que os CIOs revisitem ativos descartados em 2020”.

Até 2024, as empresas serão forçadas a acelerar seus planos de Transformação Digital em, pelo menos, cinco anos para sobreviver em um mundo pós COVID-19. Isso envolve uma adoção permanente do trabalho remoto e pontos de contato digitais para os clientes. O Gartner estima que os gastos globais com TI relacionados ao Home Office totalizarão US$ 332,9 bilhões em 2021, um aumento de 4,9% em relação a 2020.

“Os negócios digitais representam a tendência dominante para o final de 2020 e início de 2021, com segmentos de vanguarda como Cloud Computing e aplicações para Core Business, Segurança e Experiência do Cliente. As iniciativas de otimização, por exemplo a hiper automação, serão mantidas pelas companhias e terão como foco o retorno de receita e a eliminação de processos”, explica o analista do Gartner.

Apesar do início das campanhas mundiais de vacinação, o vírus continuará a exigir intervenções de saúde por parte dos governos ao longo de 2021. Além disso, fatores geopolíticos como o Brexit e a tensão entre Estados Unidos e China também inibem a recuperação econômica em algumas regiões.

No geral, o retorno da atividade global com relação às taxas de gastos apresentadas em 2019 não acontecerá até 2022, embora muitos países possam se recuperar mais cedo. Os setores mais atingidos pela pandemia, como restaurantes, viagens e entretenimento, permanecerão com dificuldades de longo prazo.

“A pandemia de COVID-19 mudou o equilíbrio tecnológico de muitas indústrias”, afirma Lovelock. “Esse cenário forçou o aumento de investimentos de digitalização em processos internos, cadeia de suprimentos, interação com os clientes e públicos de interesse e entrega de serviços, permitindo que a TI faça a transição de suporte aos negócios para o negócio em si. A maior mudança este ano será como a TI é financiada, não necessariamente o quanto a TI é financiada.”

 

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.

Destaque da Semana

Cirurgia Robótica: maior precisão em procedimentos de quadril e joelho

Hospital São Marcelino Champagnat é o primeiro do Paraná...

Jovens acima dos 18 anos podem fazer curso gratuito de cibersegurança

O Santander Universidades inaugura a segunda edição do Santander...

Cultura popular do Paraná é reunida em festival gratuito em Piraquara

A diversidade, vitalidade e emoção que emanam da cultura...

Shopping Curitiba lança promoção de Natal com sorteio de um T-CROSS

Começou a promoção de Natal do Shopping Curitiba. Neste...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor