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Ministério da Infraestrutura esclarece novo projeto de concessão das rodovias paranaenses

Sobre o projeto de concessão das rodovias do Paraná que foi discutido na Assembléia Legislativa do Estado, o Paranashop recebeu o seguinte comunicado do Ministério da Infraestrutura:
*PROJETO DE CONCESSÃO DAS RODOVIAS DO PARANÁ*
O projeto de concessão das rodovias do Paraná conduzido pelo Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura (Minfra), é *totalmente diferente* do que está em prática atualmente no Estado. Um *projeto sofisticado e com uma estruturação moderna*, com o que há de melhor em concessões pelo mundo, em um trabalho conjunto das equipes técnicas do Banco Mundial, EPL (Empresa de Planejamento e Logística), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Governo do Paraná e do MInfra.
Um projeto que terá como *vencedor*, a empresa que oferecer a *menor tarifa de pedágio, dentro de uma variação de valores determinada pelo Governo Federal*. Um possível pagamento de outorga só será usado como *critério de desempate*. Esse *modelo viabiliza um contrato financeiramente sustentável, qualificando as empresas interessadas e garantindo aos usuários que os investimentos sejam realmente feitos nas rodovias*. A *mesma modelagem será adotada em outros projetos como BR-153/414/080/TO/GO, BR-116/101/SP/RJ (Dutra), BR-116/493/RJ/MG (CRT), BR-470/282/153/SC e BR-040/495/MG/RJ*.
Sobre as tarifas, o projeto do MInfra já apresenta valores projetados de *25% a 67% menores do que os atuais*. E que podem sofrer uma redução de *mais 15% no leilão*. Além disso, os motoristas têm opções para pagar ainda menos. Para quem usa o serviço de cobrança automática por “tag”, receberá *mais 5% de desconto*. E para quem utiliza o mesmo trecho diariamente, acontece uma *redução progressiva no valor pago ao longo de 30 dias* – o Desconto de Usuário Frequente (DUF).
O projeto também prevê *R$ 42 BILHÕES DE INVESTIMENTOS*, em mais de 3 mil quilômetros de rodovias, federais e estaduais, para transformar o agronegócio paranaense e tornar o Estado ainda mais competitivo. *Valor correspondente a SETE VEZES MAIS do que o DNIT investiu em rodovias por todo o país em 2020*. Além disso, serão outros *R$ 34 bilhões destinados para a conservação das rodovias e contratação de serviços para atendimento aos usuários*.
*Assessoria Especial de Comunicação*
*Ministério da Infraestrutura*

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