O ano de 2020 foi marcante em vรกrios aspectos da vida humana. Falou-se muito sobre saรบde, higiene, cuidados pessoais e com o prรณximo, alรฉm de economia e desenvolvimento social, tudo isso atrelado ร uma pandemia, que colocou ร prova o desempenho de estruturas, mรฉtodos e sistemas atรฉ entรฃo consolidados e, por vezes, inquestionรกveis. No setor educacional nรฃo foi diferente, jรก que todos tambรฉm foram tirados de sua zona de conforto e convocados para viver o aqui e agora com o objetivo de manterem a missรฃo de educadores e propagadores do conhecimento.
Na educaรงรฃo bรกsica, emergiu o desafio de manter o ensino mesmo sem as condiรงรตes necessรกrias habituais. Perdeu-se o contato presencial com os alunos e gerou-se a necessidade de empregar esforรงos nรฃo sรณ para que o processo educacional acontecesse, mas tambรฉm para impulsionar o uso da tecnologia, inovaรงรฃo, criatividade e agilidade. Com isso, alterou-se nรฃo sรณ a rotina dos educadores e educandos, mas tambรฉm o modo de transmitir conhecimento por meio de plataformas virtuais atรฉ entรฃo pouco exploradas.
Em meio ร tantas mudanรงas compulsรณrias, em que a autocrรญtica dos processos foi ponto de partida para muitas alteraรงรตes, percebeu-se o quanto รฉ eficiente estar sempre em movimento em uma realidade tรฃo dinรขmica quanto a que se apresenta neste momento. E para isso, gestores e professores compreenderam que nรฃo se podem manter estruturas ditas seguras ou mรฉtodos arcaicos que, por vezes, foram eficazes em algum momento, entretanto, nรฃo o sรฃo mais. No Colรฉgio Marista de Maringรก, por exemplo, precisou-se olhar alรฉm do contexto ameaรงador e se arriscar em novidades para que o impacto negativo do isolamento social nรฃo deixasse de ser um impulso para a educaรงรฃo.
Como bem dizia Paulo Freire: โensinar nรฃo รฉ transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua prรณpria produรงรฃo ou a sua construรงรฃoโ. Logo, como questionar que a pandemia nรฃo ensinou tantas coisas apesar dos pesares? Hoje sabe-se que ser educador รฉ mais do que um tรญtulo de licenciatura ou um diploma de pedagogia, mas a disponibilidade para manter a alegria no aprender, ou melhor, no aprender e reaprender. ร nesta constante construรงรฃo de novos saberes que o conhecimento avanรงa, se desenvolve e envolve novos agentes que o aplicam em um processo dialรฉtico e contรญnuo.
Nรฃo se pode mais pensar a educaรงรฃo referenciada em conteรบdos que sรฃo meramente reproduzidos pelos estudantes, a pandemia ensinou que de nada basta ter um amplo conhecimento sem valores que sensibilizam e humanizam a sociedade para a autopreservaรงรฃo e aรงรฃo constante. Ou seja, nรฃo se pode pensar em educaรงรฃo e processos educacionais que mantenham os estudantes alheios ao presente. ร preciso envolvรช-los em situaรงรตes que exijam o despertar para o aqui e agora, mantendo-os prontos para atuarem em quaisquer condiรงรตes, sejam elas de exigรชncia intelectual, socioemocional, รฉtica, polรญtica, individual ou coletiva e atรฉ mesmo espiritual.
Mais do que impactos traumรกticos causados pela Covid-19 e isolamento social, em 2021 haverรก milhares de condiรงรตes para o desenvolvimento do conhecimento em todas as dimensรตes. Para isso serรก necessรกrio que educadores em todos os setores se mantenham em movimento de autoavaliaรงรฃo, autocrรญtica, revisรฃo de processos e mรฉtodos, que estejam presentes e sejam presenรงa significativa.
Danilo Xavier de Morais รฉ filรณsofo, pedagogo e analista de Pastoral do Colรฉgio Marista de Maringรก
Sobre os Colรฉgios Maristas:ย ย osย Colรฉgiosย Maristas estรฃoย presentes no Distrito Federal, Goiรกs, Paranรก, Santa Catarina e Sรฃo Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formaรงรฃo integral, composta pela tradiรงรฃo dos valores Maristas e pela excelรชncia acadรชmica. Por meio de propostas pedagรณgicas diferenciadas, crianรงas e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crรญtico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformaรงรฃo. Saiba mais emย www.colegiosmaristas.com.br.
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