Profissões e qualificações que estarão em alta em 2021

 

Mercado de trabalho teve recorde na taxa de desemprego no ano da pandemia. Consultor de carreira comenta habilidades e áreas mais promissoras para qualificação profissional

Profissões e qualificações que estarão em alta em 2021

Segundo dados da Pnad Contínua, a pesquisa de emprego do IBGE, a taxa de desemprego em 2020 bateu recorde de 14,6%. A retomada econômica, esperada para 2021, já traz algumas tendências para o mercado de trabalho. O consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, lembra que a concorrência acirrada por uma posição no mercado de trabalho mostra que os profissionais precisam estar cada vez mais qualificados para conquistar uma oportunidade. “A pandemia impactou fortemente na economia do país. Além de reduzir o número de vagas, as empresas precisaram se adaptar ao novo perfil do consumidor nesse período”, afirma.

É fato que qualificação profissional sempre foi um diferencial na hora da contratação. “Em tempos de crise, é preciso requalificar as habilidades técnicas e também as soft skills, que são as habilidades comportamentais”, diz.

Weiler acredita que algumas áreas estarão em grande crescimento, como o setor de tecnologia, por exemplo. “A pandemia acelerou a transformação digital das empresas e o isolamento social alterou o comportamento do consumidor”, explica. “Em momentos de crise, o setor financeiro também fica aquecido. Os profissionais precisam apresentar alternativas para adaptar custos e gerir o capital da empresa de forma assertiva”, completa.

Outra área em crescente crescimento é a de recursos humanos. “Fazer uma contratação errada gera custo muito alto para a empresa. É preciso escolher profissionais que tenham conhecimento para ter uma visão global do negócio, que atue integrado aos demais setores da empresa”, lembra.

Segundo o consultor, conhecimento em marketing e vendas é essencial, independente da área de atuação. “Quem sabe divulgar o seu negócio e tem poder de convencimento na hora da venda, ganha o cliente”, lembra. “Você não precisa ser formado em marketing, mas precisa ter conhecimento sobre as ferramentas dessa área e como aplicar isso dentro da sua empresa. O marketing é o braço direito das vendas, são setores que caminham de mãos dadas, e quem tem conhecimento disso, com certeza já está na frente no mercado de trabalho”, afirma.

Além das capacidades técnicas, é preciso conhecer a si mesmo. “Tenha consciência das suas potencialidades, pontos a melhorar, as oportunidades e as ameaças. Olhar para essas questões faz com que o profissional busque crescer e se aprimorar, além de maximizar suas chances de sucesso”, aconselha Weiler. “Adquirir conhecimento, seja em cursos rápidos, graduação, pós-graduação, ou módulos específicos, ou ainda formação internacional, conforme as necessidades de cada profissional e de cada planejamento, é de suma importância para o sucesso profissional. O mundo está em constante mudança e estar atento a isso é se colocar na frente, sempre!”, finaliza.

 

Sobre a ESIC Internacional:

A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e  Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración).

Área de anexos