O processo proporciona agilidade e segurança: é à prova de fraudes e nove vezes mais rápido que o uso tradicional de cartões
O Banco Senff, por meio da sua bandeira de cartão de crédito, lança no mercado varejista brasileiro o pagamento por reconhecimento facial. O sistema permite maior segurança e agilidade no atendimento, reduzindo filas e evitando fraudes.
O setor de Inovação do Grupo começou os estudos do projeto no fim de 2019, quando ainda não se tinha ideia de que o mundo enfrentaria uma pandemia, tornando ainda mais evidentes as vantagens desta inovação, que passa a ser muito mais do que um avanço tecnológico e uma facilidade para o consumidor. “Atualmente, trata-se de uma necessidade que vem ao encontro da segurança que o consumidor e o lojista precisam. O processo todo é mais seguro e evita filas, já que toda a operação dura poucos segundos. Chega a ser nove vezes mais rápido do que a transação normal com cartão”, explica Leopoldo De Paula Senff, presidente do Banco. Além da praticidade, ele destaca a segurança do sistema, considerado impossível de ser fraudado.
A possibilidade de redução das filas na hora do pagamento, graças à agilidade do processo, é apontada como uma das principais vantagens, especialmente em varejos como supermercados e farmácias, que costumam ter maior aglomeração de pessoas no caixa.
O reconhecimento facial já é bastante utilizado em outros países, especialmente na China. O processo, feito por meio da solução da empresa catarinense Payface, é simples: basta que o usuário do cartão Senff faça o cadastramento de imagens do seu rosto. O próprio sistema atualiza as imagens, na medida em que novas transações são feitas. Daisy Moroz, gerente de Inovação e de Projetos Estratégicos da companhia, explica que essa tecnologia é o que há de mais moderno em termos de segurança e agilidade em transações comerciais. “Não é necessário tocar em cartão, no celular ou em qualquer outro dispositivo ou mesmo ter contato humano, o que minimiza riscos sanitários”, comenta. Ela destaca ainda a importância de a Senff ser a primeira a adotar o sistema. “O pioneirismo sempre esteve no DNA da nossa empresa. Sempre buscamos estar à frente do mercado. Fomos, por exemplo, os primeiros a exigir senha nas transações de cartões de crédito, que, antes, eram feitas somente com a assinatura do cliente”, lembra.
A marca conta atualmente com cerca de 3 milhões de cartões em circulação. Mais de 5 mil varejistas emitem os cartões Senff. São supermercados, redes de lojas de calçados, confecções, farmácias, entre outros.
O investimento para o estabelecimento comercial é baixo. “O custo para o lojista é o mesmo que ele teria para usar uma maquininha de pagamento”, compara a gerente. No próximo dia 6 de abril, gestores do Banco Senff farão o lançamento oficial para seus parceiros de negócio. A apresentação será online, por causa das medidas de contenção da pandemia de Covid-19.
Sobre o Banco Senff
Fundado em 1892, o Grupo Senff, historicamente, investe em inovação. A marca começou suas atividades como panificadora na capital paranaense. Em 1977, expandiu-se e passou a ser supermercado, que se transformou na conhecida Rede Parati, mais tarde vendida para o GPA. Desde o ano 2000, o Grupo Senff focou suas atividades na administração de cartões, com bandeira própria. Em 2010, o Grupo fundou a Financeira Senff SA. Mais recentemente, em dezembro de 2020, o presidente da companhia, Leopoldo De Paula Senff, anunciou que a financeira recebeu autorização do Banco Central para tornar-se banco, ampliando ainda mais as atividades. Mais informações pelo: www.senff.com.br.