Banco Senff lança pagamento por reconhecimento facial

O processo proporciona agilidade e segurança: é à prova de fraudes e nove vezes mais rápido que o uso tradicional de cartões

Banco Senff lança pagamento por reconhecimento facialO Banco Senff, por meio da sua bandeira de cartão de crédito, lança no mercado varejista brasileiro o pagamento por reconhecimento facial. O sistema permite maior segurança e agilidade no atendimento, reduzindo filas e evitando fraudes.

O setor de Inovação do Grupo começou os estudos do projeto no fim de 2019, quando ainda não se tinha ideia de que o mundo enfrentaria uma pandemia, tornando ainda mais evidentes as vantagens desta inovação, que passa a ser muito mais do que um avanço tecnológico e uma facilidade para o consumidor. “Atualmente, trata-se de uma necessidade que vem ao encontro da segurança que o consumidor e o lojista precisam. O processo todo é mais seguro e evita filas, já que toda a operação dura poucos segundos. Chega a ser nove vezes mais rápido do que a transação normal com cartão”, explica Leopoldo De Paula Senff, presidente do Banco. Além da praticidade, ele destaca a segurança do sistema, considerado impossível de ser fraudado.

A possibilidade de redução das filas na hora do pagamento, graças à agilidade do processo, é apontada como uma das principais vantagens, especialmente em varejos como supermercados e farmácias, que costumam ter maior aglomeração de pessoas no caixa.

O reconhecimento facial já é bastante utilizado em outros países, especialmente na China. O processo, feito por meio da solução da empresa catarinense Payface, é simples: basta que o usuário do cartão Senff faça o cadastramento de imagens do seu rosto. O próprio sistema atualiza as imagens, na medida em que novas transações são feitas. Daisy Moroz, gerente de Inovação e de Projetos Estratégicos da companhia, explica que essa tecnologia é o que há de mais moderno em termos de segurança e agilidade em transações comerciais. “Não é necessário tocar em cartão, no celular ou em qualquer outro dispositivo ou mesmo ter contato humano, o que minimiza riscos sanitários”, comenta. Ela destaca ainda a importância de a Senff ser a primeira a adotar o sistema. “O pioneirismo sempre esteve no DNA da nossa empresa. Sempre buscamos estar à frente do mercado. Fomos, por exemplo, os primeiros a exigir senha nas transações de cartões de crédito, que, antes, eram feitas somente com a assinatura do cliente”, lembra.

A marca conta atualmente com cerca de 3 milhões de cartões em circulação. Mais de 5 mil varejistas emitem os cartões Senff. São supermercados, redes de lojas de calçados, confecções, farmácias, entre outros.

O investimento para o estabelecimento comercial é baixo. “O custo para o lojista é o mesmo que ele teria para usar uma maquininha de pagamento”, compara a gerente. No próximo dia 6 de abril, gestores do Banco Senff farão o lançamento oficial para seus parceiros de negócio. A apresentação será online, por causa das medidas de contenção da pandemia de Covid-19.

Sobre o Banco Senff
Fundado em 1892, o Grupo Senff, historicamente, investe em inovação. A marca começou suas atividades como panificadora na capital paranaense. Em 1977, expandiu-se e passou a ser supermercado, que se transformou na conhecida Rede Parati, mais tarde vendida para o GPA. Desde o ano 2000, o Grupo Senff focou suas atividades na administração de cartões, com bandeira própria. Em 2010, o Grupo fundou a Financeira Senff SA. Mais recentemente, em dezembro de 2020, o presidente da companhia, Leopoldo De Paula Senff, anunciou que a financeira recebeu autorização do Banco Central para tornar-se banco, ampliando ainda mais as atividades. Mais informações pelo: www.senff.com.br.

Destaque da Semana

Curitiba se consolida como destino de Natal popular entre agências de turismo

Com as festas de fim de ano se aproximando,...

Programas de compliance são realidade nas empresas de produtos para a saúde

Davi Uemoto, gerente executivo da Associação Brasileira de Importadores...

Grupo Zonta supera a marca de R$1 bilhão em investimentos em Joinville

Com a inauguração do Hipermais no Shopping Estação Joinville...

Ernani Buchmann, ícone do jornalismo, reflete sobre sua carreira no Solar do Rosário

O encontro “Aventuras na corte europeia de um jornalista...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor