Entenda o comissionamento real e os fluxos de comissรตes para nรฃo ficar no prejuรญzo.
Se por um lado jรก nรฃo restam mais dรบvidas de que o e-commerce e os marketplaces vendem bem e estรฃo em uma tendรชncia de crescimento acelerado, por outro estรก cada vez mais difรญcil entender se os repasses estรฃo corretos de acordo com as diferentes regras de cada canal.
Mas como ter clareza sobre os tipos de despesas para melhorar a gestรฃo financeira a partir da seguranรงa de saber a porcentagem exata que o seller estรก pagando ao parceiro? Quais sรฃo os resultados reais? A operaรงรฃo รฉ mesmo sustentรกvel? Qual o custo real de vender em marketplace?
Como funciona o fluxo das comissรตes dos marketplaces?
Tudo comeรงa na hora em que o lojista assina o contrato com cada marketplace. Nele sรฃo definidos a comissรฃo, a regra de frete, a regra de penalidade e o prazo para reclamar sobre qualquer valor.
Por isso รฉ muito importante ter o fluxo da caixa fechado e a conciliaรงรฃo feita no perรญodo para que qualquer divergรชncia de pagamento possa ser tratada a fim de evitar prejuรญzos. Nesse sentido, entender as regras que foram definidas e anotar as datas de cada um รฉ fundamental.
A partir do momento em que o seller comeรงa a aumentar o volume de vendas, os marketplaces comeรงam a oferecer melhores condiรงรตes, com comissรตes diferenciadas por SKUs, categorias e campanhas, o que aumenta ainda mais a complexidade da gestรฃo financeira.
E foi justamente para ajudar a entender tudo isso que o Koncili, plataforma lรญder na conciliaรงรฃo de repasses dos marketplaces, criado e desenvolvido pelo Grupo DB1, resolveu criar uma lista com os 10 principais tipos de comissรฃo.
ย 1 โ Comissรฃo padrรฃo
Olhar para a comissรฃo padrรฃo รฉ essencial para evitar prejuรญzo. Muitos lojistas pensam que divergรชncias sรณ acontecem em relaรงรฃo ao frete, e nรฃo conferem a comissรฃo padrรฃo dos marketplaces por uma suposiรงรฃo de que, no montante, tudo estรก ok.
Tambรฉm รฉ preciso atenรงรฃo com os diferenciais, como acontece com os anรบncios premium no caso do markerplace Mercado Livre.
2 โ Comissรฃo de campanhas e aรงรตes
As campanhas sรฃo excelentes, mas รฉ preciso conferir se somente os pedidos daquela campanha sofreram alteraรงรฃo. Por vezes, a campanha te ajudarรก a escoar estoque e trazer um volume maior de vendas, mas vocรช precisa ter clareza do quanto isso mudarรก na sua margem.
Essa conciliaรงรฃo de campanhas e aรงรตes (por exemplo, aniversรกrio de marketplace ou qualquer promoรงรฃo especรญfica de um produto) deve ser observada de perto.
3 โ Estornos
Muita gente nรฃo entende bem quando teve uma devoluรงรฃo ou um cancelamento, uma vez que a venda foi aprovada num determinado marketplace e mesmo que cancelada posteriormente, a comissรฃo acaba sendo cobrada.
Por isso, os estornos sรฃo um indicador para entender se vale a pena continuar vendendo no canal escolhido. Muitos cancelamentos pesam nas despesas.
A conciliaรงรฃo dos estornos รฉ importante para entender se os cancelamentos sรฃo devidos ou se ocorreu um engano.
4 โ Penalidades
Reclamaรงรตes, pedido aprovado nรฃo expedido e atraso de tracking acabam acarretando em uma multa ou penalidade. Sรฃo questรตes que estรฃo no contrato. Por isso, รฉ importante entender o impacto das penalidades no bolso!
O objetivo รฉ nรฃo ter nenhuma penalidade, mas ร s vezes acontece. Ela vem para proteger a experiรชncia de compra do consumidor, entรฃo deve ser olhada da seguinte forma: โComo evitar que isso aconteรงa novamente?โ.
5 โ Comissรฃo sobre Frete โ Ida e Volta
Quanto vocรช estรก pagando de comissรฃo sobre o frete? Quanto estรก custando devolver um produto? A partir do momento que um mรฉtodo de envio do marketplace รฉ usado, esse frete de ida e volta serรก cobrado em forma de comissรฃo.
6 โ Diferenรงa de Frete
Quando รฉ feito o cadastro de produtos com dimensรตes incorretas, o frete acaba saindo mais caro do que deveria. O marketplace, novamente pensando na experiรชncia do consumidor, nรฃo cobrarรก dele essa diferenรงa, mas sim do lojista.
Por isso, um cadastro bem-feito de produto, com todas as dimensรตes corretas, รฉ tรฃo importante.
7 โ Imposto de Renda sobre pagamento ao marketplace
Esse valor รฉ um daqueles que muitas vezes passam despercebido, mas que no fim do mรชs impactam na operaรงรฃo.
Nรฃo dรก para precificar o produto ou basear o lucro apenas nos valores de comissรฃo. Para ter controle da sua performance, รฉ preciso incluir o Imposto de Renda (sobre o pagamento do ciclo). Isso varia de canal a canal, jรก que nem todos seguem a mesma regra.
8 โ Aรงรตes de rebate (crรฉdito)
Aqui falamos de ressarcimento sobre campanhas e promoรงรตes. Pode acontecer que um marketplace faรงa um desconto no seu produto sem notificar, mas depois reembolse o valor.
Sabemos que as campanhas dentro dos marketplaces estรฃo cada vez mais comuns. Como lidar com essas planilhas, jรก que o lucro foi baseado no valor anterior a essa promoรงรฃo?
ร preciso acompanhar essas campanhas e ter conhecimento dos percentuais de rebate. Somente assim serรก possรญvel ter certeza do que realmente aconteceu naquele perรญodo de venda.
9 โ Aรงรตes judiciais
As despesas sobre custos de processos e penalidades do marketplace incidem um percentual grande ao final do ano. Estar ciente disso nรฃo representa sรณ uma economia de reputaรงรฃo, mas uma economia de bolso!
10 โ Ponto de atenรงรฃo: pedidos fora do ciclo
Muitos lojistas planejam pagamentos de fornecedores com os repasses do mรชs. Porรฉm, esses repasses dependem de vรกrias etapas: o produto deve ter sido entregue, e o lojista deve ter marcado que ele foi entregue ao consumidor.
Sem ferramentas que ajudem a enxergar isso em tempo real, esse valor sรณ entrarรก no prรณximo dia 15. Dinheiro que estava planejado para entrar no mรชs fica atrasado, e isso gera um efeito dominรณ.
Cรกssio Serea, diretor do KONCILI, destaca que apenas esses 10 casos jรก podem significar centenas de linhas de planilha, โmas na verdade, outros comissionamentos podem existir. Por isso investir em uma ferramenta de conciliaรงรฃo automรกtica pode ser a soluรงรฃo para evitar muita frustraรงรฃo e prejuรญzoโ.