Menos de um terço dos consumidores se sente seguro para fazer compras online durante a pandemia

Estudo da ESET mostra, ainda, que mais da metade dos usuários costuma fazer mais transações online hoje do que antes da pandemia

Menos de um terço dos consumidores se sente seguro para fazer compras online durante a pandemiaESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, revela que apenas 29% dos usuários da Internet se sentem “muito seguros” ao fazer compras online, apesar do fato de 61% usarem o comércio online com mais frequência do que antes da pandemia causada pela COVID-19. A ESET analisa os serviços bancários e compras online em sua pesquisa sobre tecnologia financeira global (FinTech), para a qual entrevistou 10.000 consumidores no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Japão e Brasil.

A ESET pediu que os usuários compartilhassem suas opiniões e experiências sobre compras e serviços bancários online, e as respostas revelaram até que ponto o e-commerce aumentou durante a pandemia. 61% dos usuários em todo o mundo declararam que estão comprando online com mais frequência do que antes da pandemia, aumentando para 70% na faixa etária de 25 a 34 anos. A pesquisa também mostra que o aumento das compras online veio para ficar, mesmo depois que a pandemia acabar; 40% dos consumidores esperam comprar mais online.

Por outro lado, os usuários não confiam o suficiente na segurança das transações que realizam na Internet: apenas 29% afirmaram se sentir “muito seguros”, contra 16% que não se sentem “seguros”. No entanto, 69% dos usuários acreditam que podem reconhecer um e-mail ilegítimo na forma de phishing, que imita uma das lojas online que costumam usar. Isso pode indicar uma maior percepção desses tipos de ataques. De acordo com a ESET, esses resultados mostram que ainda há um longo caminho a percorrer para proteger e gerar confiança do usuário, principalmente se o comércio online continuar a crescer, mesmo que não haja mais confinamento.

O banco online gera mais confiança

A confiança demonstrada pelos usuários dos aplicativos de banco é maior do que nas transações comerciais. 83% dos entrevistados globais admitem que gerenciam suas contas pela Internet, dos quais 24% o fazem exclusivamente de seus celulares. 39% dos usuários admitem que se sentem muito seguros, indicando que os bancos estão um passo à frente do varejo quando o assunto é segurança e confiança do consumidor.

“A COVID-19 limitou nossas interações pessoais de uma forma muito significativa. Por isso, ninguém se surpreende com a ascensão do comércio online”, afirmou Ignacio Sbampato, diretor de negócios da ESET. “No entanto, o que nos surpreendeu é que, previsivelmente, esse movimento continuará mesmo quando as restrições à mobilidade forem suspensas. Com isso em mente, estamos preocupados com o fato de que menos de um terço dos compradores negocia com confiança. Se não melhorarmos a conscientização sobre as medidas de segurança ao comprar online, os usuários continuarão a se considerar em risco ao fazer pagamentos. É essencial que compradores e empresas mantenham os dados com segurança durante todo o processo de compra. Proteger os consumidores é essencial e nossa missão como empresa de segurança cibernética é oferecer as tecnologias mais inovadora”.

Com relação à Proteção de Dados Pessoais, diversos tipos de regulamentações surgiram – locais, regionais e globais – que buscam garantir a integridade das informações de usuários e clientes e controlar a exposição dos dados.

Para descobrir quais regulamentos se aplicam em cada país e como cumpri-los, a ESET convida você a visitar o site:

https://www.eset.com.br/regulacao-de-dados?_ga=2.105218438.442067666.1614365292-274443387.1612368562

Para saber mais sobre segurança da informação, acesse o portal de notícias da ESET: https://www.welivesecurity.com/br/

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