Dados do Paranรกย refletem o uma tendรชncia nacional. A busca por vida uma saudรกvelย aumenta o
nรบmero de pessoas que adeririam a prรกtica
Em marรงo do ano passado, as primeiras medidas de isolamento social foram implementadas no Brasil para impedir o avanรงo do coronavรญrus. Por promover aglomeraรงรตes, muitas pessoas passaram a evitar o transporte pรบblico para se locomover nas cidades. Com isso, uma โvelhaโ conhecida de duas rodas voltou a ganhar o protagonismo nas ruas: a bicicleta.
Ao mesmo tempo, aqueles que estavam acostumados a praticar esportesย indoorย encontraram nas bikes a possibilidade de manter a rotina de exercรญcios, mas com um grande e importante diferencial: o ar livre. Com essa tendรชncia fortalecida, segundo dados do governo federal, sรณ no ano de 2020 foi registrada a abertura de 4.800 empresas que desempenham atividades econรดmicas relacionadas ao setor de bicicletas no Brasil, o que representa um crescimento de 26% em relaรงรฃo a 2019. No Paranรก, segundo dados do Cadastro Sebrae de Empresas, sรฃo 2.333 negรณcios ativos no segmento. Em 2020, no estado, foram abertas 302 empresas no ramo e, em 2019, foram 256 novas. A maioria dos negรณcios sรฃo de micro e pequenas empresas.
โร um ramo que estรก em constante crescimento, representando uma boa oportunidade de negรณcios para o micro e pequeno empreendedor. Afinal, alรฉm da comercializaรงรฃo da bike propriamente dita, os clientes tambรฉm tรชm necessidade de equipamentos de seguranรงa (como capacetes, sinalizadores luminosos, รณculos) e que tornam o uso das bikes mais confortรกvelโ, pontua a consultora do Sebrae/PR, Angรฉlica Weirich.
Renato Muller รฉ empreendedor no ramo, com loja especializada no comรฉrcio e serviรงos para ciclistas, em Curitiba. Ele conta que inaugurou o empreendimento hรก dois anos, mas que, especialmente na pandemia, contabilizou um aumento significativo na procura por bicicletas.
โTivemos uma procura alta atรฉ agosto do ano passado, mas depois comeรงou a faltar bicicletas no mercado. Com isso, comeรงamos vender atรฉ mesmo as bicicletas mais caras que eram as รบnicas disponรญveisโ, relata Muller.
Com a situaรงรฃo da pandemia em crescente de casos, inรบmeras indรบstrias do setor precisaram paralisar a produรงรฃo de bicicletas completas. Percebendo que a demanda continua alta e sem produtos que atendam a procura, Renato decidiu investir em uma nova forma de comercializaรงรฃo. A ideia รฉ comprar separadamente os poucos componentes disponรญveis em fรกbricas diferentes, montar as bicicletas em Curitiba e, com isso, possivelmente atรฉ mesmo lanรงar uma marca prรณpria.
Em Laranjeiras do Sul, no centro-oeste do Paranรก, o empreendedor Gilmar Golemba Santana tambรฉm estรก animado. A empresa foi inaugurada em meio a pandemia e, por esse motivo, algumas dificuldades foram sentidas ainda no comeรงo da empresa. Porรฉm, segundo ele, a grande procura e aceitaรงรฃo dos clientes estรก tornando o projeto bem-sucedido.
โNo comeรงo, o nosso maior desafio foi a falta de mercadoria. Como muitos produtos sรฃo importados, algumas distribuidoras ficaram sem margem de produtos e tivemos que adaptar o nosso estoque. Aos poucos, conquistamos o nosso espaรงo e agora conseguimos manter um nรบmero razoรกvel de produtos, atraindo mais os clientesโ, relata Gilmar.
Ainda de acordo com o empreendedor, que comeรงou a vivenciar o mundo das bikes muito antes da loja, quando ainda era ciclista amador, a procura por esse tipo de esporte tem sido cada vez maior e isso tem impulsionado a empresa.
โVemos que as pessoas tรชm vinculado a saรบde com a prรกtica de esportes e o ciclismo tem sido uma opรงรฃo bastante procurada porque a partir de variedade de fornecedores, condiรงรตes de pagamento e produtos, conseguimos vender para pessoas de diversas classes sociaisโ, destaca o empresรกrio.
Diante desse cenรกrio promissor, a consultora do Sebrae/PR reforรงa: apesar de ser um nicho em expansรฃo e com crescimento considerรกvel, antes de investir no ramo, รฉ preciso ter certos cuidados.
โร importante gostar da atividade para que possa transmitir entusiasmo aos interessados em iniciar a prรกticaย do pedal; observar novidades do mercado e buscar atrair os praticantes atravรฉs de diferenciais que personalizem o atendimento. O uso de redes sociais com dicas de equipamentos, uso correto dos materiais, compartilhamento de trajetos e a personificaรงรฃo do perfil sรฃo fatores bem interessantes para promover a empresa tambรฉmโ, finaliza Angรฉlica.