Especialista indica o que veio com tantas incertezas do mercado que devem ficar para o período pós-pandêmico
Já faz um ano que o mundo viu as portas dos seus estabelecimentos fecharem, por conta de um vírus, até então, desconhecido, que estava atingindo milhares de pessoas ao mesmo tempo. É fato que a pandemia da COVID-19 trouxe tristeza, incertezas, resiliência, mas alguns de seus ensinamentos ficam e devem mudar como o mundo vê o mercado.
“Cada vez mais vimos que pessoas importam e são elas que fazem a diferença no nosso negócio. Cuidar da equipe e ter com quem contar é muito valioso. Por isso, investir em capacitação e engajamento do time é uma tendência que nunca deveria ter saído de cena”, enaltece o consultor de qualidade e CEO da Iwankio Consulting, Alexandre Iwankio.
O especialista indica algumas tendências que vieram para ficar neste cenário crítico que passamos.
1- Investir numa boa gestão de processos. Com isso, é possível diagnosticar os oito grandes desperdícios: defeitos, esperas, movimentação excessiva de colaboradores, transporte desnecessário de materiais, superprodução, processamento desnecessário, estoques mal dimensionados e desperdício de talento das pessoas. “Esses desperdícios impactam direta e significativamente nos custos, e combatê-los fará grande diferença nos resultados da empresa.” Além disso, processos integrados e eficientes proporcionam maior sinergia às organizações e, consequentemente, maior flexibilidade e agilidade frente às mudanças;
2- Home office. Tendência que veio para ficar. Ele reduz diversos custos de escritório, amplia as possibilidades de contar com colaboradores em qualquer lugar do planeta e possibilita ao profissional conciliar vida profissional e pessoal;
3- Reuniões presenciais quando elas realmente forem indispensáveis. “Tempo é dinheiro, e reunião online otimiza um bom tempo que pode ser produtivo”, explica;
4- Tecnologia! Novos softwares podem auxiliar no melhor aproveitamento de equipe e suprir necessidades que gerariam uma despesa enorme, caso fosse preciso contratar alguém específico ou uma empresa terceirizada para solucionar. “Além disso, a transformação digital leva sua empresa onde ela, fisicamente, não poderia atuar”, explica Iwankio;
5- Qualifique e empodere sua equipe. Otimizar o trabalho e manter uma equipe unida e altamente capacitada, para somar esforços para agregar valor ao cliente. “Como eu já disse: pessoas importam e elas devem fazer um trabalho de inteligência que as máquinas não resolvem. Por isso, investir no desenvolvimento de uma boa equipe é cada vez mais importante”, diz.