Resultado é fruto da estratégia de interação e cocriação com consumidores e creators, assinada pela AlmapBBDO
Em 2015, a Volkswagen foi pioneira ao identificar e iniciar um diálogo no Instagram, em parceria com a AlmapBBDO, com os clientes da marca que, de forma espontânea e afetiva, compartilhavam fotos de seus carros, usando a #meuvw. Seis anos depois, a Volkswagen celebra 1 milhão de seguidores em seu perfil @vwbrasil na plataforma e se torna a primeira montadora no país a atingir esse feito.
“Estamos muito felizes com esta conquista, que reflete o movimento de uma marca cada vez mais humana, próxima das pessoas, tecnológica, conectada e centrada no consumidor. Quando nos propusemos a construir uma Nova Volkswagen, buscamos o desenvolvimento de projetos criativos que falassem a língua do brasileiro, a língua do nosso cliente, e os resultados vieram naturalmente.”, explica Leandro Ramiro, Head de Marketing Comunicação SAM da Volkswagen.
O resultado é fruto de um trabalho criativo consistente, com o objetivo de aproximar ainda mais as pessoas da marca, utilizando o meio digital para conectar o caráter humano das publicações. Antenada ao comportamento natural de quem tem um Volkswagen, a AlmapBBDO iniciou uma curadoria das imagens publicadas por esses clientes e passou a repostar no perfil @vwbrasil, homenageando os apaixonados pela marca, gerando engajamento e atraindo ainda mais seguidores. Ano a ano, o projeto evoluiu, com o investimento da Volkswagen em novos olhares, trazendo criadores de conteúdo para esse movimento que, mais tarde, se transformou na versão #meuvw By Instagrammers: uma iniciativa que convida fotógrafos da plataforma para experimentar os carros da marca e fotografá-los durante o cotidiano e momentos de lazer.
Veja alguns exemplos:
https://www.instagram.com/p/
https://www.instagram.com/p/
https://www.instagram.com/p/
“Temos muito orgulho desse projeto, pois demonstra algo que está no DNA da marca desde o início, colocar as pessoas em primeiro lugar, afinal, Volkswagen significa em alemão ‘carro do povo’ e traz no seu nome, justamente, as pessoas em primeiro lugar”, celebra Christiano Bock, head de atendimento da AlmapBBDO. Dessa forma, o perfil da marca apresenta hoje, além de campanhas e novos lançamentos, posts e reposts que retratam de forma fiel centenas de histórias reais com modelos Volkswagen. Hoje, a hashtag #meuvw é utilizada por mais de 160 mil pessoas no Instagram.
“É incrível acompanhar de perto a evolução da criação e produção de conteúdo da Volkswagen. Fomos aprendendo ao longo do tempo a cocriar não só com os creators, mas principalmente com os seguidores da marca, para imprimir pontos de vistas diversos. E o resultado disso é um conteúdo absolutamente em linha com o que o público gosta de consumir”, destaca Iron Brito, diretor de criação da AlmapBBDO. “A cultura de criação desse tipo de conteúdo é tão vitoriosa que, ao invés do social ‘desdobrar’ os materiais das produções regulares, são as produções que criamos para o social que têm alimentado as outras frentes de comunicação, exatamente por sintetizarem a marca de um jeito mais humanizado, mais lifestyle e mais próximas da realidade das pessoas”, finaliza.