Em tempos de compras online, especialista em marketing e negรณcios dรก dicas para aumentar o consumo na loja fรญsica
Dados da Associaรงรฃo Brasileira de Comรฉrcio Eletrรดnico (Abcomm) em parceria com a Neotrust|Compre&Confie mostram que em 2020, foram realizados mais de 301 milhรตes de pedidos online, um crescimento de 68,4% em relaรงรฃo ao ano anterior. A projeรงรฃo รฉ que o faturamento desse setor cresรงa mais 18% em 2021. O relatรณrio Global Outlook 2021, da Mastercard, aponta que 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras pela internet durante a pandemia e 7% realizaram uma compra online pela primeira vez.
Segundo o especialista em marketing e estratรฉgia de negรณcios Frederico Burlamaqui, esse crescimento traz ensinamentos para quem deseja fortalecer suas vendas fรญsicas. โA facilidade e rapidez das compras online podem ser colocadas nas compras fรญsicas. ร preciso criar uma experiรชncia de compra completa, para que o cliente se sinta seguro e confiante para repetir a experiรชnciaโ, afirma.
A presenรงa do cliente permite que o negรณcio ofereรงa diferenciais que nรฃo estรฃo no mundo online. โA capacitaรงรฃo da equipe de vendas รฉ essencial para fidelizar o cliente. Se ele consegue tirar suas dรบvidas e entender que o vendedor pode ajudรก-lo a decidir pela melhor compra, ele cria um vรญnculo de confianรงa com o estabelecimentoโ, explica.
O vendedor de hoje precisa estar treinado para explicar sobre o produto, seus diferenciais, sua localizaรงรฃo na loja e as diferenรงas entre marcas e modelos. โO cliente que vai atรฉ uma loja fรญsica espera que o vendedor esteja disponรญvel e instruรญdo para sanar suas dรบvidas. Outro ponto que merece destaque รฉ a honestidade: mostrar as caracterรญsticas reais do produto, sem esconder possรญveis problemas, cria uma relaรงรฃo verdadeira entre o cliente e consumidorโ, lembra.
O especialista diz que muitos negรณcios, na tentativa de reduzir custos, acabam diminuindo seus serviรงos prestados. โHoje vemos mercados em que o prรณprio cliente empacota suas compras. Mas se vocรช fizer online, chega empacotado em casa. Sรฃo pequenas aรงรตes, como o cuidado e atenรงรฃo com o cliente, que transformam a experiรชncia dentro da loja e fidelizam o cliente para visitas recorrentesโ, sugere.
O cadastro completo dos clientes permite tambรฉm aรงรตes de fidelizaรงรฃo. โVocรช pode enviar uma mensagem perguntando se acertou no presente, se a receita deu certo, ou avisando que aquele produto em falta jรก chegouโ, aconselha. A disponibilidade e acesso rรกpido ao produto tambรฉm รฉ um grande diferencial da compra fรญsica. โร possรญvel estender o horรกrio de atendimento conforme a demanda, oferecer uma degustaรงรฃo de algum produto, criar um canal de comunicaรงรฃo para antecipar a compra, como o WhatsApp, por exemplo. Aรงรตes que fazem com que o cliente sinta que a loja รฉ um facilitador da sua rotinaโ, completa.