sábado, 18 janeiro 2025
19.7 C
Curitiba

Qual a diferença do SAC em marketplaces e lojas online?

Reconhecido como fundamental na hora de fidelizar cliente, o Serviço de Atendimento ao Consumidor, quando bem executado, facilita a interação entre o público e a marca, melhora a experiência do usuário e elimina os atritos de vendas.

Com os relatórios claros e precisos disponibilizados pelas plataformas de SAC, o processo de tomada de decisões fica mais simples, facilitando o gerenciamento do negócio.

Para quem vende produtos em meios digitais um bom canal de comunicação com os clientes pode ser decisivo para o sucesso do negócio, já que os clientes estão cada vez mais ativos e exigentes, especialmente quando encontra várias ofertas no mercado.

Com o comércio eletrônico crescendo exponencialmente e se tornando um segmento cada vez mais disputado pelos varejistas, cada vez mais o consumidor está exigindo um  exigindo um atendimento rápido e eficaz, mas empático e humanizado.

O que é uma plataforma de SAC?

Uma plataforma de SAC é uma solução tecnológica composta por recursos que visam aprimorar e facilitar o trabalho das equipes e gestores de atendimento. Além de alcançarem um grande número de clientes que possuem dúvidas a respeito dos produtos, as plataformas de SAC ajudam a melhorar o posicionamento da marca frente ao público.

Sem grandes investimentos, ao contratar uma plataforma de SAC, o comerciante tem acesso a diversas funcionalidades, tais como integrações, chatbot, chat humano, dashboard, relatórios, filtros e atribuições por times, entre outras. Elas permitem responder todas as perguntas em um só lugar.

Com uma plataforma de SAC também é possível analisar os dados do e-commerce, tomar decisões mais assertivas, impactar positivamente a reputação da marca e aumentar a possibilidade de conversão de vendas.

O SAC nos marketplaces

O modelo de vendas via marketplace tem conquistado cada vez mais lojistas, distribuidores, indústrias e marcas. Com a popularização desse canal de e-commerce, faz-se necessário adaptar o atendimento aos clientes que estão migrando para essas plataformas.

Ainda que o mercado tenha inúmeras soluções de atendimento para o universo digital, a situação muda quando falamos sobre marketplaces. Ao mesmo tempo em que o número de canais cresce exponencialmente, as demandas e oportunidades ganham destaque.

No Brasil, o canal pioneiro em SAC nos marketplaces é o Mercado Livre, que conta com uma API completa para pré e pós-vendas. A B2W Marketplace e a Amazon também trabalham com esse recurso, mas as demais plataformas ainda estão evoluindo nesse sentido.

Problemas no atendimento dos marketplaces

A maioria dos lojistas ainda enfrenta problemas para atender o consumidor e resolver seus problemas nos marketplaces. O seller precisa seguir as exigências de cada canal e assegurar que tudo ocorra dentro do prazo.

Ao contrário do que acontece no seu próprio e-commerce ou rede social, as regras nos marketplaces são impostas por cada plataforma. Para quem vende em múltiplos canais o desafio é ainda mais complexo, já que as interfaces não são padronizadas e o atendimento é descentralizado.

Com a interação ficando a cargo dos varejistas nesses canais, um atendimento inadequado ou demorado pode fazer com que o consumidor desassocie o produto da marca, distanciando-o cada vem mais do negócio.

Má reputação, falta de indicadores, dificuldade para tomar decisões e complexidade para analisar dados e desenvolver relatórios também são problemas recorrentes que afetam a rotina dos vendedores nos marketplaces.

Benefícios das plataformas de SAC para marketplaces

A rapidez e assertividade no atendimento impactam positivamente a reputação do vendedor. Além disso, o cliente satisfeito tende a compartilhar sua experiência com outras pessoas, contribuindo para ampliar o alcance da sua marca.

Com a tecnologia disponível para atender rapidamente o consumidor na pré-venda, as plataformas SAC aumentam em até três vezes a possibilidade de concluir uma venda no marketplace. Muitos compradores só finalizam a compra após o vendedor confirmar alguma informação relevante ou a disponibilidade do produto para pronta entrega.

Além de centralizar múltiplos canais e contas em um único lugar, as plataformas dispõem de recursos que reduzem o esforço manual, tais como chatbots, atalhos, dados essenciais, respostas prontas e relatórios, entre outras.

Com os relatórios claros e precisos disponibilizados pelas plataformas de SAC, o processo de tomada de decisões fica mais simples, facilitando o gerenciamento do negócio.

Entre as ofertas disponíveis no mercado está o Predize, uma plataforma de SAC inteligente que otimiza o atendimento do consumidor e, de forma dinâmica, ajuda quem vende em marketplaces a garantir a satisfação de seus clientes, fortalecer sua reputação e aumentar a conversão de vendas.

O serviço é capaz de analisar corretamente o contexto, avaliar as possibilidades e rapidamente sugerir soluções. Tudo isso com segurança e tecnologia e sem a necessidade de aumento da mão-de-obra.

Para Murilo Cezar Cucolo, analista de marketing do Predize, “com o boom no e-commerce causado pela pandemia da Covid-19, as empresas perceberam a necessidade de aproximar o cliente e reforçar os canais de atendimento, seja nas redes sociais, sites de avaliação, telefone, e-mail ou nos marketplaces”.

“A cada dia que passam o termo Customer Experience fica mais popular e posiciona o consumidor como o “bem” mais precioso de uma empresa. Para os sellers que atuam em marketplaces, as plataformas de SAC são ótimas ferramentas que, além de melhorar a experiência do consumidor e ajudar a definir o sucesso do vendedor, beneficiam os canais parceiros, pois causam uma boa impressão sobre o marketplace”.

Destaque da Semana

Receita revoga ato sobre fiscalização do Pix; Governo editará MP contra diferenciação

Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil Publicado em 15/01/2025...

Exagerou no fim do ano? 4 estratégias para retomar a rotina saudável

Nutricionista dá dicas e explica como cuidar da saúde...

MEI: Quais boletos pagar e como evitar golpes

Boletos sempre chegam. Mas, para quem é Microempreendedor Individual...

Jovens que fumam “vape” têm pior desempenho em exercícios físicos

Estudo britânico mostra que tanto fumantes de cigarro eletrônico...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor