A pesquisa “Perfil da Gestรฃo e Conciliaรงรฃo Financeira do E-commerce no Brasil” deixou claro que o comรฉrcio eletrรดnico ainda tem muito a evoluir no Brasil.
O crescimento do e-commerce no Brasil รฉ inegรกvel. Em dezembro de 2020, as vendas online registraram uma alta de 53,83% em relaรงรฃo ao mesmo perรญodo do ano anterior. O faturamento, por sua vez, teve um salto de 55,74%.
Os nรบmeros sรฃo reflexo da pandemia. Mesmo com a flexibilizaรงรฃo e reabertura das lojas fรญsicas, as compras online tornaram-se um hรกbito dos consumidores brasileiros.
Com o objetivo de traรงar o perfil da gestรฃo do comรฉrcio eletrรดnico no paรญs e contribuir para a saรบde financeira das empresas, o Koncili, plataforma lรญder na conciliaรงรฃo de repasses dos marketplaces, criado e desenvolvido pelo Grupo DB1, se juntou ao E-commerce Brasil para coletar e analisar dados fornecidos pelos prรณprios lojistas.
Principais nichos de atuaรงรฃo
De acordo com as respostas dos sellers, os nichos de atuaรงรฃo do e-commerce brasileiro sรฃo bastante diversos. Ainda assim, alguns segmentos tiveram destaque:
- Moda e acessรณrios (22%)
- Mรณveis e decoraรงรฃo (15,3%)
- Informรกtica (15,3%)
- Eletrodomรฉsticos e eletrรดnicos (10,2%)
Presenรงa nos marketplacesย
A maioria dos lojistas afirmou atuar em um ou mais marketplaces, com destaque para Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, Via Varejo, Casas Bahia e as plataformas do grupo B2W Marketplace. Os mais usados sรฃo:
- Mercado Livre (71,2%)
- B2W Marketplace – Americanas.com, Submarino e Shoptime (55,9%)
- Magazine Luiza (49,2%)
- Amazon (47,5%)
- Via Varejo (39%)
- Casas Bahia (33,9%)
Meios de pagamento adotados
Embora a diversificaรงรฃo dos meios de pagamento seja uma atitude inteligente para reter e fidelizar clientes, os sellers ainda nรฃo se sentem seguros para oferecer outros meios de pagamento. Os meios de pagamento que ainda predominam sรฃo:
- Cartรฃo de crรฉdito (78%)
- Boleto bancรกrio (16,9%)
Carteiras digitais ou meios de pagamento eletrรดnico, como o PIX, ainda nรฃo sรฃo oferecidos pela maioria dos empresรกrios. Contudo, essa รฉ uma realidade que tende a ganhar forรงa nos prรณximos meses.
Gestรฃo e organizaรงรฃo financeira
Ainda hรก muitas dรบvidas quanto a efetiva gestรฃo financeira dos e-commerces, principalmente quando se trata de repasses das vendas nos marketplaces. As mais recorrentes sรฃo:
- Comissรฃo padrรฃo do marketplace (23,7%)
- Comissรฃo sobre o frete (18,6%)
- Comissรฃo de campanhas e aรงรตes de marketing (11,9%)
- Imposto de renda sobre pagamento do marketplace (11,9%)
- Aรงรตes de rebate (11,9%)
- Penalidades (10,2%)
Acompanhamento de repasses e conciliaรงรตes
ร fundamental que o seller esteja bem informado sobre os marketplaces em que vende seus produtos, conhecendo as regras de comissionamento e as demais cobranรงas aplicadas pelo canal. A frequรชncia de acompanhamento adotada pelos participantes รฉ:
- Semanalmente (42,4%)
- Mensalmente (22%)
- Quinzenalmente (16,9%)
- Apenas no inรญcio do ciclo de repasses (5%)
Os lojistas estรฃo cada vez mais atentos ร gestรฃo de finanรงas provenientes dos marketplaces. Todavia, a quantidade de respondentes que ainda nรฃo acompanha os repasses รฉ surpreendente: quase 14%.
Erros e dรบvidas nos repasses
Boa parte dos lojistas possui dรบvidas na hora de conciliar os recebรญveis dos marketplaces, principalmente quando o cรกlculo รฉ feito em planilhas manuais.
Um dos erros mais frequentes acontece no cรกlculo das comissรตes cobradas pelas plataformas, e hรก casos em que o dono do e-commerce passa meses pagando comissรตes mais altas. Os erros mais apontados pelos sellers sรฃo:
- Valor de comissionamento (37,3%)
- Estorno incorreto (37,3%)
- Chargeback (25,4%)
- Cobranรงa de frete indevida (23,7%)
- Vendas duplicadas (8,5%)
- Penalidades (1,7%)
Vantagens da conciliaรงรฃo financeira
Somente uma conciliaรงรฃo detalhada pode confirmar se o seller estรก recebendo os valores corretos das vendas, assim como as taxas de comissรฃo e outros dรฉbitos relacionados ร conta cadastrada nos canais de venda. Para os varejistas, os ganhos da conciliaรงรฃo sรฃo:
- Controle dos valores recebidos (39%)
- Controle do fluxo de caixa (20,3%)
- Prevenรงรฃo de fraudes (20,3%)
- Gerenciamento de estornos e cancelamentos (8,5%)
Problemas da falta de conciliaรงรฃo
Empresas que realizam a conciliaรงรฃo financeira percebem um aumento de produtividade e controle de recebรญveis. Com informaรงรตes e nรบmeros realistas, as decisรตes tomadas pelos gestores tambรฉm sรฃo muito mais assertivas.
Por outro lado, a falta de gestรฃo e organizaรงรฃo dos repasses dos marketplaces pode trazer consequรชncias graves para o negรณcio. As mais citadas sรฃo:
- Descontrole das taxas dos marketplaces (42,4%)
- Falta de controle da margem de lucro (23,7%)
- Falha no pagamento das despesas (20,3%)
- Fraudes (13,6%)
As descobertas da pesquisa apontam a tendรชncia de que o e-commerce continue crescendo, assim como o nรบmero de sellers utilizando os marketplaces como canal de vendas. Embora seja uma grande oportunidade para o mercado, novas preocupaรงรตes surgem.
Cรกssio Serea, diretor do KONCILI, destaca que โcontrole e gestรฃo financeira sรฃo indispensรกveis para manter um negรณcio saudรกvel, evitar perdas desnecessรกrias e utilizar as plataformas com sabedoriaโ.
โUm sistema que automatiza e agiliza todos esses processos garante que o seller receba corretamente os valores das vendas, descontando todas as comissรตes, taxas e multas. Por isso investir em uma ferramenta de conciliaรงรฃo automรกtica pode ser a soluรงรฃo para evitar muita frustraรงรฃo e prejuรญzoโ, garante o executivo.