Qual o perfil do e-commerce no Brasil?

A pesquisa “Perfil da Gestรฃo e Conciliaรงรฃo Financeira do E-commerce no Brasil” deixou claro que o comรฉrcio eletrรดnico ainda tem muito a evoluir no Brasil.

A pesquisa โ€œPerfil da Gestรฃo e Conciliaรงรฃo Financeira do E-commerce no Brasilโ€ deixou claro que o comรฉrcio eletrรดnico ainda tem muito a evoluir no Brasil.

O crescimento do e-commerce no Brasil รฉ inegรกvel. Em dezembro de 2020, as vendas online registraram uma alta de 53,83% em relaรงรฃo ao mesmo perรญodo do ano anterior. O faturamento, por sua vez, teve um salto de 55,74%.

Os nรบmeros sรฃo reflexo da pandemia. Mesmo com a flexibilizaรงรฃo e reabertura das lojas fรญsicas, as compras online tornaram-se um hรกbito dos consumidores brasileiros.

Com o objetivo de traรงar o perfil da gestรฃo do comรฉrcio eletrรดnico no paรญs e contribuir para a saรบde financeira das empresas, o Koncili, plataforma lรญder na conciliaรงรฃo de repasses dos marketplaces, criado e desenvolvido pelo Grupo DB1, se juntou ao E-commerce Brasil para coletar e analisar dados fornecidos pelos prรณprios lojistas.

Principais nichos de atuaรงรฃo

De acordo com as respostas dos sellers, os nichos de atuaรงรฃo do e-commerce brasileiro sรฃo bastante diversos. Ainda assim, alguns segmentos tiveram destaque:

  • Moda e acessรณrios (22%)
  • Mรณveis e decoraรงรฃo (15,3%)
  • Informรกtica (15,3%)
  • Eletrodomรฉsticos e eletrรดnicos (10,2%)

Presenรงa nos marketplacesย 

A maioria dos lojistas afirmou atuar em um ou mais marketplaces, com destaque para Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, Via Varejo, Casas Bahia e as plataformas do grupo B2W Marketplace. Os mais usados sรฃo:

  • Mercado Livre (71,2%)
  • B2W Marketplace – Americanas.com, Submarino e Shoptime (55,9%)
  • Magazine Luiza (49,2%)
  • Amazon (47,5%)
  • Via Varejo (39%)
  • Casas Bahia (33,9%)

Meios de pagamento adotados

Embora a diversificaรงรฃo dos meios de pagamento seja uma atitude inteligente para reter e fidelizar clientes, os sellers ainda nรฃo se sentem seguros para oferecer outros meios de pagamento. Os meios de pagamento que ainda predominam sรฃo:

  • Cartรฃo de crรฉdito (78%)
  • Boleto bancรกrio (16,9%)

Carteiras digitais ou meios de pagamento eletrรดnico, como o PIX, ainda nรฃo sรฃo oferecidos pela maioria dos empresรกrios. Contudo, essa รฉ uma realidade que tende a ganhar forรงa nos prรณximos meses.

Gestรฃo e organizaรงรฃo financeira

Ainda hรก muitas dรบvidas quanto a efetiva gestรฃo financeira dos e-commerces, principalmente quando se trata de repasses das vendas nos marketplaces. As mais recorrentes sรฃo:

  • Comissรฃo padrรฃo do marketplace (23,7%)
  • Comissรฃo sobre o frete (18,6%)
  • Comissรฃo de campanhas e aรงรตes de marketing (11,9%)
  • Imposto de renda sobre pagamento do marketplace (11,9%)
  • Aรงรตes de rebate (11,9%)
  • Penalidades (10,2%)

Acompanhamento de repasses e conciliaรงรตes

ร‰ fundamental que o seller esteja bem informado sobre os marketplaces em que vende seus produtos, conhecendo as regras de comissionamento e as demais cobranรงas aplicadas pelo canal. A frequรชncia de acompanhamento adotada pelos participantes รฉ:

  • Semanalmente (42,4%)
  • Mensalmente (22%)
  • Quinzenalmente (16,9%)
  • Apenas no inรญcio do ciclo de repasses (5%)

Os lojistas estรฃo cada vez mais atentos ร  gestรฃo de finanรงas provenientes dos marketplaces. Todavia, a quantidade de respondentes que ainda nรฃo acompanha os repasses รฉ surpreendente: quase 14%.

Erros e dรบvidas nos repasses

Boa parte dos lojistas possui dรบvidas na hora de conciliar os recebรญveis dos marketplaces, principalmente quando o cรกlculo รฉ feito em planilhas manuais.

Um dos erros mais frequentes acontece no cรกlculo das comissรตes cobradas pelas plataformas, e hรก casos em que o dono do e-commerce passa meses pagando comissรตes mais altas. Os erros mais apontados pelos sellers sรฃo:

  • Valor de comissionamento (37,3%)
  • Estorno incorreto (37,3%)
  • Chargeback (25,4%)
  • Cobranรงa de frete indevida (23,7%)
  • Vendas duplicadas (8,5%)
  • Penalidades (1,7%)

Vantagens da conciliaรงรฃo financeira

Somente uma conciliaรงรฃo detalhada pode confirmar se o seller estรก recebendo os valores corretos das vendas, assim como as taxas de comissรฃo e outros dรฉbitos relacionados ร  conta cadastrada nos canais de venda. Para os varejistas, os ganhos da conciliaรงรฃo sรฃo:

  • Controle dos valores recebidos (39%)
  • Controle do fluxo de caixa (20,3%)
  • Prevenรงรฃo de fraudes (20,3%)
  • Gerenciamento de estornos e cancelamentos (8,5%)

Problemas da falta de conciliaรงรฃo

Empresas que realizam a conciliaรงรฃo financeira percebem um aumento de produtividade e controle de recebรญveis. Com informaรงรตes e nรบmeros realistas, as decisรตes tomadas pelos gestores tambรฉm sรฃo muito mais assertivas.

Por outro lado, a falta de gestรฃo e organizaรงรฃo dos repasses dos marketplaces pode trazer consequรชncias graves para o negรณcio. As mais citadas sรฃo:

  • Descontrole das taxas dos marketplaces (42,4%)
  • Falta de controle da margem de lucro (23,7%)
  • Falha no pagamento das despesas (20,3%)
  • Fraudes (13,6%)

As descobertas da pesquisa apontam a tendรชncia de que o e-commerce continue crescendo, assim como o nรบmero de sellers utilizando os marketplaces como canal de vendas. Embora seja uma grande oportunidade para o mercado, novas preocupaรงรตes surgem.

Cรกssio Serea, diretor do KONCILI, destaca que โ€œcontrole e gestรฃo financeira sรฃo indispensรกveis para manter um negรณcio saudรกvel, evitar perdas desnecessรกrias e utilizar as plataformas com sabedoriaโ€.

โ€œUm sistema que automatiza e agiliza todos esses processos garante que o seller receba corretamente os valores das vendas, descontando todas as comissรตes, taxas e multas. Por isso investir em uma ferramenta de conciliaรงรฃo automรกtica pode ser a soluรงรฃo para evitar muita frustraรงรฃo e prejuรญzoโ€, garante o executivo.

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