O Indicador da Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa mostra que as vendas nacionais no varejo físico cresceram 1,9% durante a semana (29 de março a 4 de abril). A ligeira alta acontece em relação ao índice negativo registrado ano passado (6 a 12 de abril de 2020), o menor de toda a série histórica:
Na análise do fim de semana de Páscoa, levando em conta apenas os dias 02 a 04 de abril de 2021, a queda foi de 9,5%, com relação ao 10 a 12 de abril de 2020. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o agravamento da pandemia e as medidas de distanciamento social em muitas cidades impactaram o índice. “As pessoas precisaram se adequar para fazer as compras, uma vez que os comércios que ainda seguem abertos funcionaram em horários reduzidos. Isso fez com que os consumidores se programassem melhor durante a semana e não realizassem compras de última hora, o que acabou se refletindo nos dados das vendas. Além disso, muitas pessoas tiveram sua renda reprimida, o que diminui o poder de aquisição e contribui para a continuidade da fraca movimentação no varejo”.
No recorte regional da cidade de São Paulo, a semana da Páscoa também marcou crescimento, apesar de ser ainda menor que a nacional (0,6%). Quando levado em consideração somente o final de semana houve retração de 8,4%.