Uma grande iniciativa para fomentar as vendas online de artigos de confecções e vestuário, produzido pelas indústrias paranaenses, foi lançada hoje (31/5), num evento virtual promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Batizado de LookModa, o portal é uma plataforma de marketplace (shopping virtual) que tem como objetivo ampliar a exposição de produtos na internet e transformar a experiência de vendas entre indústrias e consumidores, tanto no atacado quanto no varejo.

Carlos Valter Martins Pedro, presidente da Fiep. Crédito das fotos: Gelson Bampi

Já na abertura, o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro destacou que o LookModa é um projeto com foco em apoiar e alavancar negócios. “A Fiep representa os interesses das indústrias e este projeto, inovador e sustentável, é um novo olhar para a indústria do vestuário, uma grande geradora de emprego e renda no Paraná”, afirma. “O LookModa vai democratizar o acesso às vendas online a empresas de todos os portes e de todas as regiões do nosso estado”, completa.

O projeto da Fiep tem como objetivo ser a porta de entrada da digitalização do varejo  e  do atacado no estado. “Este marketplace colaborativo nasceu da visão empreendedora de futuro da Federação, em conjunto com os sindicatos do setor no estado. Foi um trabalho de apenas cinco meses que transformou ideias nesta ferramenta que vai beneficiar as nossas indústrias com novas oportunidades de negócios”, ressaltou o coordenador do Conselho Setorial da Fiep, Valdir Antonio Scalon. “O LookModa coroa a união do setor. É uma vitória do associativismo para transformar nossas marcas num grande showroom virtual e projetar a moda feita no Paraná para todo o país”, resume.

O especialista em gestão de produtos e construção de marketplace, Sacha Juanuk, responsável pela estruturação do portal, destacou que a ferramenta vai além da venda de produtos. “Este é um projeto includente e democrático, que aproxima as indústrias do consumidor final. O propósito dele é maior do que a sua missão. É uma resposta à reivindicação das indústrias em relação à digitalização de suas vendas”, explica. “Além de ágil, essa ferramenta é transparente pela relação conjunta entre sindicatos, lojistas, shoppings e o consumidor. É com essa solução tecnológica que vamos acelerar as vendas e movimentar a economia”, reforça.

O consultor em planejamento estratégico e governança colaborativa, Silvio Barros, elogiou o lançamento da Fiep. “Já em 1.997, quando fizemos um dos primeiros planejamentos estratégicos para o setor do vestuário, entendemos que devíamos parar de fazer roupas para fazer moda. E isso foi uma mudança de rumo”, relembra. “E hoje, no deparamos novamente com um projeto ousado, que surgiu a partir de um planejamento conjunto, com essa mesma percepção de crescimento, olhando para o futuro e focado nessa visão do comércio online. Tenho certeza de que com isso seremos reconhecidos como referência em moda sustentável, inovadora e competitiva”, concluiu.

As indústrias interessadas em fazer parte do LookModa podem procurar o representante de seu sindicato ou acessar o site www.lookmoda.com.br, onde encontrarão todas as informações para aderirem ao projeto. Pelo portal, as associadas podem vender diretamente ao consumidor final ou manter as vendas no atacado.

Contato com o editor:  pietrobelliantonio0@gmail.com