Otimizar espaços, investir em decoração equilibrada e aproveitar a versatilidade de mobiliário são soluções para aumentar o foco e a produtividade no home office
A possibilidade de trabalhar em casa, seja em uma escrivaninha no quarto ou em uma mesa na sala de jantar, deixou de ser uma realidade distante para grande parte dos trabalhadores em todo o mundo. O agravamento da pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social obrigaram empresas a buscar alternativas para manter suas atividades e, neste cenário, o home office foi inserido gradualmente na rotina de diversas pessoas.
Com o objetivo de se adequar, muitos viram a necessidade de olhar com mais atenção para dentro de casa, já que, desde março de 2020, foram obrigados a ressignificar ambientes e móveis, antes vistos apenas como ferramentas de lazer e descanso. O desafio foi transformar os espaços em escritórios, mesmo que compactos, para manter – ou criar – a rotina no trabalho.
Por isso, a Espaço A+ Self Storage separou algumas dicas de organização e decoração para otimizar o trabalho remoto:
Escolha o cômodo
Antes de qualquer coisa, identifique qual é a melhor possibilidade para inserir um escritório sem que a dinâmica da casa e dos moradores seja prejudicada. Corredores, espaços vagos no quarto, sacadas e locais subutilizados podem ser muito bem-vindos para a instalação de mesas e escrivaninhas, por exemplo.
Organização é tudo
Assim que o ambiente do home office for escolhido, será necessário organizá-lo de forma inteligente, para que tudo esteja ao alcance das mãos. Para manter a mesa bem ordenada, nada melhor que utilizar organizadores, que separam canetas, lápis, pastas, papéis e demais artigos de escritório. Post-its e caixas de correspondência para classificar documentos também podem fazer a diferença.
Invista em prateleiras e mesas com gavetas
Para otimizar o espaço, o ideal é investir em prateleiras verticalizadas e mesas com gavetas, que possam guardar tudo aquilo que não é essencial durante o expediente ou que não sejam necessárias para a rotina, como livros, arquivos, artigos de escritório, pastas e relatórios.
Use a decoração a seu favor
Não é novidade para ninguém que cores e objetos possuem significados e provocam estímulos e sensações. Por isso, equilibre sua paleta com tons neutros e vibrantes. Desta forma, você não terá um espaço totalmente relaxante e nem que cause muita distração. A iluminação também é um diferencial. Use luminárias, caso necessário.
Priorize o essencial
Por último, mas não menos importante, tenha no escritório somente o que for essencial para o trabalho do dia-a-dia, para não poluir o ambiente familiar. Se for preciso, adapte seus espaços e guarde tudo aquilo que não vai usar em um self storage – sejam roupas, móveis ou pertences de uso esporádico.