Atuante no Paraná e em Santa Catarina, grupo é pioneiro em oferecer soluções casadas em energia para comércio e residências. Para apresentar a nova proposta ao mercado, investiu R$ 6 milhões
No Brasil, a produção e a distribuição de comodities concentram-se, ainda, em grandes corporações (privadas ou estatais), com valores fixados e com baixa concorrência. Quando falamos em recursos naturais, é mais difícil ainda encontrarmos variedade de fornecedores, diferentemente do que encontramos em outros países, onde há concorrência e preços mais justos. É enfrentando esse cenário, que o Grupo Ergon – que atende os estados do Paraná e de Santa Catarina – buscou se diferenciar no mercado de distribuição de GLP e fomentação de geração distribuída. Em 2020, o Grupo se tornou pioneiro em oferecer soluções integradas de energia – GLP com a Gaslog, e geração distribuída com a Gedisa – para negócios, empresas e condomínios residenciais. O resultado foi um crescimento de R$2,5 mi em faturamento e 300 novos clientes em seis meses.
“Há sete anos, nos diferenciamos no mercado de distribuição GLP com a Gaslog, focando no atendimento ao cliente. Pela primeira vez,uma empresa desse setor ofereceu pós-venda personalizada, tirou o 0800 e criou uma série de serviços de atendimento ao cliente de forma integral. Com essa mentalidade customer-based, em três anos, dobramos de tamanho. Em meio à pandemia, julho de 2020, com a Gedisa em nosso portfólio, unimos nossas expertises e ampliamos a oferta de nossos serviços de alta qualidade no fornecimento global de energia, seja ela a gás, seja elétrica. Dessa forma, entregamos o que o cliente realmente necessita, com economia”, explica Wolney Pereira, CEO do Grupo Ergon.
O resultado foi um relacionamento próximo e de confiança com clientes que, muitas vezes, nem saberiam que existe a possibilidade de economizar na conta de luz, por exemplo. E ainda, têm as vantagens de contratar energia sustentável, com a qualidade de atendimento e serviços do grupo. Com a Gaslog, nesse último ano, a empresa realizou um projeto de contenção de custos, o que fez com que fosse possível blindar os clientes dos aumentos nos preços do gás e ainda oferecer descontos. A Gedisa, empresa mais nova no grupo, vem crescendo exponencialmente com a fomentação da modalidade de consumo de geração distribuída de energia elétrica que traz até 20% de desconto na conta de luz de pequenos e médios comerciantes.
“Nesse projeto de integração de soluções e desenvolvimento e ampliação da Gedisa, investimos R$ 6 milhões no último ano. Com isso, ampliamos nossa atuação ao interior do Paraná e de Santa Catarina. Até o final do ano, queremos já estar no Rio Grande do Sul. Prevemos o aumento de faturamento em torno de 30%, e passar o número de seis mil novos clientes”, conclui Pereira.
Camile Mourão