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Conectar tradição e inovação na Educação é a receita para novos resultados

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Ivo Erthal*

 

Discutir a conexão entre tradição e inovação é um imperativo no ambiente escolar. As transformações acontecem com a soma dos elementos consolidados por meio da História com outros que chegam para atender a novas demandas. Todos os espaços sociais são confrontados com essa questão. A escola, como espaço de formação humana por excelência, está nesse contexto.

Conectar o tradicional e o inovador significa reconhecer todos os elementos já construídos a serviço da Educação, tais como as contribuições filosóficas, históricas e matemáticas dos antigos Gregos, a legislação romana, a difusão de ideias impressas em livros a partir da Invenção de Gutemberg, a arte rupestre, assim como a renascentista, e ainda os elementos desenvolvidos pela Ciência ao longo dos séculos. No momento atual, como elementos inovadores podemos citar a chegada da Internet, do universo de softwares que estão à nossa disposição e o entendimento que a formação do indivíduo se dá pelo desenvolvimento de suas competências e habilidades.

A escola não é um espaço desconectado do mundo. E, por ser dinâmica, a Educação também se caracteriza pela égide da inovação. O processo educacional não é estático, se atualiza de acordo com as necessidades da sociedade e do mundo. A união entre o inovador e o tradicional não representa em nenhum momento a aniquilação de um dos elementos, mas a soma para que possamos obter melhores resultados. Como exemplo, podemos citar a facilidade de acesso às informações por meio da tecnologia a serviço da Educação. 

Para que não haja confusão entre conceitos, lembramos que o que eliminamos da Educação são as ideias e ações consideradas arcaicas. Aquelas que foram superadas e não têm mais serventia para a vivência atual. Não podemos confundir o arcaico com o tradicional. Por exemplo: ler livros é uma prática tradicional, algumas ideias que constam em alguns deles é que podem ser consideradas arcaicas. Mantemos a prática da leitura por ser essencial à formação humana, mas substituímos ou atualizamos essas ideias à medida que a Ciência avança. Portanto, um livro, que é um elemento tradicional, pode conter nele novas propostas de aprendizagem que não imitem aquelas que se tornaram arcaicas.

Da mesma maneira, a tecnologia, incorporada como elemento inovador, chega para dar vivacidade ao antigo e ao tradicional, e não os eliminar. O smartphone pode ser usado para ler artigos, pesquisar imagens, realizar uma avaliação ou atividade on-line, interagir em debates com os colegas. O celular é ativado de acordo com as intencionalidades pedagógicas. Pode ser usado como forma de distração? Sim. E, nesse caso, não será preciso eliminá-lo, mas orientar o aluno em formação para o uso ético.

Em “outra época” formávamos alunos que estivessem preparados para o mundo por meio do acúmulo de informação. Essa perspectiva se modificou e hoje, além da informação e do conhecimento, é preciso entender como aplicar esse conhecimento para ajudar a resolver os problemas que a atualidade nos impõe. E, acima de tudo, formar alunos para que desenvolvam e dominem suas competências. A união entre tradição e inovação promove o desenvolvimento para esse novo entendimento do mundo em que definir um propósito de vida alinhado à compreensão da realidade garante ao aluno o desenvolvimento das seguintes competências: ter boa comunicação, ter iniciativa (empreender), saber cuidar de si e dos outros (Educação Socioemocional) e saber conviver plenamente (família e círculos sociais). O conhecimento construído como base ao longo da história, unido aos elementos inovadores – tecnologia e metodologias – irão colaborar na formação de um cidadão autônomo, que ajudará a apresentar soluções para os problemas humanos. Inovar significa encontrar novas soluções para os novos problemas.

Podemos concluir, portanto, que a conexão entre a tradição e a inovação resulta em uma Educação de qualidade ampliada, pois ambos interagem, promovendo maior brilho e influência sobre a ação humana.

 

*Ivo Erthal é coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional.

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