Consolidado como a maior rede de mercados autônomos da América Latina, o market4u bate mais um recorde ao ter a franquia, um dos seus modelos de negócios, reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ao preencher todos os requisitos mínimos: contar com uma tecnologia eficiente, know how, suporte aos franqueados e ser uma marca forte e já consolidada no mercado, o selo da ABF veio depois de um intenso trabalho de validação da franqueadora por meio do corpo jurídico da associação, assim como do Comitê de Ética e Admissibilidade.
“Sempre fomos admiradores do trabalho desempenhado pela ABF, há muitos anos participamos como visitantes da feira anual de franquias e admiramos as marcas que alcançam essa conquista. Ser hoje uma empresa associada à ABF é mais uma coroação para uma história que tanto nos orgulha”, afirma Eduardo Cordova, CEO do market4u.
Processo de validação
Conforme a responsável pelo jurídico do market4u, Carla Correia Jorge, o processo de validação do modelo de negócio do market4u foi realizado em algumas fases, praxe da ABF. “Na primeira, foi feita a análise de todos os instrumentos de franquia/contratos para averiguar se estão de acordo com a legislação. Na segunda, houve aprovação desses instrumentos pelo corpo jurídico da ABF. Na terceira, o Comitê de Ética e Admissibilidade analisou todo o histórico da empresa: como ela trabalha, o modelo de negócio, e averiguou se faz sentido que a empresa seja parte da associação”.
Como o market4u sempre trabalhou com excelência no seu modelo de negócio, bem como no atendimento com os franqueados, Carla conta que o grande desafio para o recebimento do selo foram as questões técnicas relacionadas ao processo. “A parte mais complexa no processo de afiliação em si, isso para todas as potenciais franqueadoras, é a jurídica, da análise dos instrumentos, por ser algo muito técnico, onde se vai analisar se os nossos instrumentos de franquia refletem de fato o que exige a legislação”. Mas, na prática, segundo ela, a parte mais difícil a startup já tinha feito: a maturação, transição e desenvolvimento do negócio.
“Sabemos o nível de exigência da ABF, realmente algo que nos desafiou muito, mas ao mesmo tempo temos a certeza da solidez do que construímos. Um modelo de negócio extremamente eficiente, com todos os aprendizados documentados. Pensamos desde o início em expansão acelerada e isso o modelo de franquias nos permitiu”, explica Cordova.
Passos cada vez mais largos
Devidamente certificado pela ABF, o market4u prova mais uma vez de que se trata de uma franqueadora séria, que cumpre a legislação e que tem um negócio validado, um verdadeiro case de sucesso, que caminha a passos largos para se tornar o próximo unicórnio do Brasil.
Outra questão que trará ainda mais reconhecimento à marca será a participação na feira de franchising. Além disso, agora os profissionais do market4u podem participar de todos os cursos e eventos que a ABF proporciona aos seus associados, aumentando não apenas os seus conhecimentos, mas expandindo isso a todos os franqueados.
Líder no segmento de mercado autônomo
Como um associado da Associação Brasileira de Franchising e, ao mesmo tempo, líder do segmento de mercados autônomos, o market4u poderá repassar todo o seu know-how aos franqueados do setor, além de trocar experiências com especialistas da ABF.
Para a rede, essa é mais uma oportunidade de transferir conhecimento, mostrando como se tornou a maior da América Latina, levando seus minimercados autônomos não apenas a condomínios residenciais, mas a prédios comerciais, empresas, shoppings, hotéis, centros gastronômicos e academias.
Primeira rede de mercados a se tornar franquia
Depois de ganhar a credibilidade dos curitibanos, onde a rede nasceu, em 2020, os minimercados do market4u se espalharam também por São Paulo. Foi aí que a equipe decidiu que era hora de alargar ainda mais as fronteiras, mas que, para isso, precisava de pessoas com perfil empreendedor e criativo, que se identificassem com os valores da startup e carregassem consigo o mesmo objetivo: facilitar o dia a dia de todos.
Surgiu, então, o modelo de franquia Market4u, elaborado com a supervisão de uma das melhores consultorias do mercado de franchising do país, a Cherto. “Nós seremos um dos próximos unicórnios – startup que vale mais de U$ 1bi – do país. Para isso precisamos estar rodeados dos melhores profissionais, pois são eles que dão vida à nossa operação. Pensando nisso, escolhemos uma consultoria de excelência e confiança quando demos esse passo”, lembra Cordova.
Atualmente, o market4u está presente em 80 cidades brasileiras, com mais de 1400 unidades instaladas e aproximadamente 200 franqueados.