Companhia atingiu ou excedeu seus compromissos 2020, como a redução de +20% de emissões de CO² na operação, excedendo os 15% planejados, e caminha rumo às metas ambiciosas para 2025
A Mondelēz International, líder global em snacks e dona de marcas como Bis, Lacta, Oreo, Tang, Club Social, Halls e Trident, publicou o relatório Snacking Made Right, que reforça o progresso da companhia em suas metas de ESG ao longo de 2020. O conteúdo demonstra a evolução contínua da Mondelēz International para liderar o futuro dos snacks no mundo, destacando como a abordagem diferenciada da companhia sobre o tema está impulsionando a sua atuação em escala global para promover mudanças positivas para os consumidores e o meio ambiente.
“Fazer o snack da maneira certa é o que nos guia na Mondelēz International. Temos um compromisso com a sociedade e queremos criar um impacto positivo com o nosso negócio. No ano passado, o nosso propósito foi mais relevante do que nunca, nos ajudou a conquistar avanços importantes em nossos compromissos de ESG e a expandir as nossas metas arrojadas. Seguimos focados em construir uma empresa de snacks sustentável, minimizando nosso impacto no meio ambiente e ao mesmo tempo sendo uma organização mais diversa, justa, inclusiva e transparente”, conta Maria Claudia Souza, Diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelēz Brasil.
Uma das principais metas da companhia é ter 100% do volume de cacau para marcas de chocolate provenientes de fontes sustentáveis através do Cocoa Life, programa de sustentabilidade do cacau, até 2025. Ao final de 2020 a Mondelēz International alcançou 68% do volume total obtido pelo programa. No Brasil, o Cocoa Life já investiu cerca de R$ 6 milhões e conta com o apoio da marca centenária Lacta, com os produtos Intense. Em 2020 o programa excedeu a produção de cacau necessária para atender toda a linha. A meta é chegar a 100% do chocolate produzido no Brasil através do programa até 2024. O Cocoa Life conta com 700 produtores registrados no país, que graças aos incentivos do programa conseguiram mais de R$ 1 milhão em crédito no ano passado, através do PRONAF Floresta, para impulsionar os seus negócios.
Compromissos Cocoa Life no Brasil:
- Investimento de R$ 10 milhões até 2022
- Transformar 1000 hectares de áreas de pastagem em agrofloresta de cacau
- Reestruturar 750 hectares de fazendas de cacau com novo manejo agroecológico do solo
- Restaurar 500 hectares de mata ciliar
- Ampliar em 50% o número de produtores, famílias e trabalhadores indiretos beneficiados pelo programa no Brasil
- “Central de assistência técnica remota” instituída para atendimento durante a pandemia
- Treinamento e capacitação de produtores sobre Diversidade, Inclusão e Empoderamento Feminino
- Doação de R$ 300 mil em EPIs e sanitizantes
Os esforços da Mondelēz International para entregar mudanças positivas levaram a resultados importantes e com impactos nos negócios. Em 2020, a empresa progrediu significativamente em relação às suas metas de sustentabilidade e bem-estar e excedeu algumas delas:
Impacto ambiental
- Redução de +20% de CO² em toda a operação, excedendo a meta de 15%
- Redução de +30% no uso prioritário de água, superando a meta de 10%
- Redução de +30% no total de resíduos das operações de fabricação, superando a meta de 20%
Inovação em embalagens
- 94% das embalagens projetadas para serem recicláveis
Suporte à comunidade
- Distribuiu mais de US$30 milhões globalmente para ajuda ao combate da COVID-19
Acelerando a Diversidade, Igualdade e Inclusão
Além disso, a Mondelēz International está intensificando seus compromissos com a diversidade e a inclusão. Em 2020, a empresa anunciou compromissos robustos ao mesmo tempo em que nomeou o seu primeiro Diretor de Diversidade e Inclusão. No Brasil, a companhia criou um Comitê de Diversidade para promover o avanço em representatividade e pertencimento em todas as áreas em que atua no país. O grupo trabalha de forma conjunta com colaboradores e liderança em quatro frentes: Gênero, LGBTQIA+, PCD e Étnico-Racial. O Comitê também está envolvido em todas as iniciativas de marketing da Mondelēz Brasil para garantir representatividade em todas as ativações e campanhas, como o sucesso Oreo Faz de Contos, para o Dia dos Pais do ano passado.
Diversidade e Inclusão no Brasil em 2020:
- Equidade salarial;
- 40% da população MDLZ é mulher, 45% dos cargos de liderança são ocupados por elas
- Criação de um comitê de diversidade;
- Roda de conversa com colaboradores e liderança;
- Licença maternidade e paternidade estendida, incluindo casais homoafetivos;
- Banco de talentos exclusivo para Mulheres, Etnico-Racial, PCDs e LGBTQIA+;
- Parceira com EmpregueAfro, iigual, Empodera e Mulheres no Comando para implementação das políticas internas de diversidade;
O relatório Snacking Made Right também reafirma as metas ambientais da Mondelēz International para 2025, incluindo:
- Redução de 10% nas emissões de CO² de ponta a ponta
- 100% das embalagens projetadas para serem recicláveis e rotuladas com informações de reciclagem
- Redução de 25% no uso de plástico rígido virgem
Para acessar o Relatório ou ler o resumo do sumário (em inglês), acesse: Relatório Snacking Made Right.
Sobre a Mondelēz Brasil
A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) é líder global em snacks e está presente em 150 países. Com receita líquida de aproximadamente US$ 27 bilhões em 2020, a Mondelēz International tem em seu portfólio marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Clight, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras. A Mondelēz Brasil é o quarto maior mercado da companhia do mundo e está presente em mais de 600 mil pontos de venda em todo o território nacional. No Brasil, a operação da Mondelēz conta com oito mil colaboradores e 2 parques industriais, um em Vitória do Santo Antão (PE) e outro em Curitiba (PR), que abriga a maior fábrica de chocolates da companhia no mundo e exporta para 11 países. Visite www.mondelezinternational.com/