sábado, 18 janeiro 2025
21.2 C
Curitiba

No interior do Paraná, farmácia de manipulação vira franquia e cresce mais de 40% na pandemia

No interior do Paraná, farmácia de manipulação vira franquia e  cresce mais de 40% na pandemia
Diego Bombonato franqueou o negócio e, mesmo em meio a pandemia, cresceu mais de 40%. Crédito da foto: acervo pessoal.

Nem mesmo a crise fez com que Diego Bombonato, empresário de Medianeira, na região oeste do Estado, pausasse seus planos de crescimento. Dono de uma farmácia de manipulação, ele sempre projetou a expansão dos negócios, mas não tinha estratégias traçadas. Foi quando em julho de 2019, começou a pesquisar as possibilidades de transformar a empresa dele, uma farmácia de manipulação, em uma franqueadora. Aparentemente, a ideia tinha tudo para dar certo, mas ele ainda tinha muitas dúvidas sobre o formato.

“Procurei o Sebrae/PR e fui convidado para participar de três encontros que abordariam o modelo de negócios em questão e, ao final, forneceriam uma análise de franqueabilidade dos participantes. De dez pontos, obtive 8,6 e me animei”, relembra Diego.

O empresário participou da Jornada de Franquias, realizada pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR e, com isso, padronizou processos internos e programou a formatação de uma unidade-piloto, que daria o pontapé inicial para a consolidação do projeto. O que ele não esperava, no entanto, era a pandemia.

“Ajustei tudo na unidade de Medianeira e antes mesmo de concluir a Jornada, recebi contatos de pessoas interessadas em abrir a farmácia em outras cidades. As expectativas eram altas, mas aí veio a pandemia, que atrapalhou nossos planos. Queríamos acelerar os investimentos, mostrar a farmácia para o maior número possível de empreendedores, mas, foi preciso desacelerar”, conta o empresário.

Os planos foram reestruturados: estratégias de marketing foram colocadas na gaveta, viagens foram adiadas e reuniões de prospecção foram canceladas. Mas, mesmo de forma orgânica, ou seja, sem investimentos financeiros, Diego não desistiu. No final de 2020, ele apresentou o projeto de franchising da farmácia ArtVida para potenciais parceiros e conseguiu fechar o contrato para a abertura das duas primeiras unidades franqueadas: uma em Capanema, na fronteira com a Argentina e outra em Toledo, no oeste do Paraná.

A franquia ampliou as fórmulas de medicamentos manipulados, passou a oferecer novos produtos e conquistou o seu espaço.

“Independente de toda e qualquer mudança, mantivemos a conexão com o franqueado, oferecendo um suporte diferenciado para que tenha segurança ao investir na ArtVida. Disso, não abro mão: se for preciso, contrato pessoal só para ajudar nessa parte do atendimento e assistência ao franqueado, pois ele confiou no meu negócio e preciso retribuir esse voto de credibilidade”, pontua o empresário.

 

 

Franquias

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias é um dos que mais cresce no País. Mesmo diante da crise, que impactou os mais diversos segmentos, as franquias demonstraram rápida recuperação e somaram, no 4º trimestre de 2020, mais de R$53 bilhões no faturamento total.

Diante da expansão significativa e dos números positivos, o Sebrae/PR trabalha com o setor a partir de duas abordagens. A primeira é com a pessoa física que quer abrir um negócio e que, eventualmente, se encontrou em algum tipo de franquia e está buscando informações para começar a empresa com mais segurança. A segunda é com empresas já consolidadas no mercado que veem nas franquias a possibilidade de expandir mercado.

“No Brasil, existe uma lei específica para franquias, que dispõe todos os direitos e deveres do franqueado e do franqueador. Dessa forma, quem já tem empresa e quer investir no processo de franchising precisa adequar e padronizar todos os processos gestão, finanças e recursos humanos para, aí sim, oferecer o negócio a outros investidores. Com tudo isso, o modelo de negócios se torna muito mais seguro e viável para quem deseja abrir uma unidade franqueada”, explica a consultora do Sebrae/PR, Angélica Weirich.

Para o empreendedor Diego, foi justamente esse acompanhamento que fez a diferença. “No começo, tinha muitas dúvidas e precisava de uma espécie de aprovação. O Sebrae foi decisivo: eu sabia que eles iriam me falar de forma verdadeira, se o negócio era, ou não, viável. Precisava desse veredito e recebi muito mais que isso, pois depois de procurar os consultores, me senti mais confiante e passei a acreditar que realmente deveria dedicar todo o meu esforço para este novo passo da empresa”, destaca Diego.

Entre novembro de 2020 e maio de 2021, a rede ArtVida cresceu mais de 40%. Até o final de 2021, Diego espera alcançar a marca de 15 franquias pelo Brasil. Para isso, a empresa pretende fazer investimentos significativos em marketing para captar contatos e procurar pessoas que estejam interessadas em investir no negócio. Hoje, a empresa conta com unidades em Medianeira, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Capanema, todas no Paraná. Em Marechal Cândido Rondon e Florianópolis, as franquias estão em fase de adaptação e, em breve, serão inauguradas.

Para participar das programações sobre franquias promovidas pelo Sebrae/PR e parceiros, basta entrar em contato pelo 0800 570 0800. No Portal Sebrae, também é possível encontrar conteúdos – tanto para quem deseja investir em franquias quanto para os empresários que querem franquear seus negócios.

Destaque da Semana

Parque infantil Kinder Space chega ao Catuaí Shopping Maringá

Com atrações para crianças de 1 a 12 anos,...

Café Curaçao encerra Verão em Guaratuba

“Para fechar a temporada de shows do verão 2025,...

MEI: Quais boletos pagar e como evitar golpes

Boletos sempre chegam. Mas, para quem é Microempreendedor Individual...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor