Em tempos de incertezas, informaรงรตes relevantes e atuais sรฃo ainda mais essenciais para os negรณcios, especialmente na รกrea de vendas e marketing. Com base em recentes pesquisas de mercado, a Coordenadora de BI, Inteligรชncia e Comunicaรงรฃo de Negรณcios da RPC, Camila Maquea Leite, analisou pontos de mudanรงa no comportamento do consumidor em decorrรชncia da pandemia da Covid-19. O assunto foi debatido em um webinรกrio organizado pela Amcham Curitiba (Cรขmara Americana de Comรฉrcio). Confira o que o consumidor espera das marcas atualmente:
Confianรงa abalada
Uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company, realizada em fevereiro e marรงo de 2021, mostrou que a maioria dos brasileiros (46%) acreditam que a economia serรก impactada por seis a 12 meses ou mais. Os otimistas, que esperam que a economia vรก se recuperar dentro de dois a trรชs meses, representam 39% da populaรงรฃo e 14% estรฃo pessimistas, acham que a Covid-19 terรก um efeito duradouro na economia. โO brasileiro tem como marca registrada o otimismo e a ideia de que tudo vai ficar bem, mas de acordo com os nรบmeros da pesquisa notamos o consumidor mais com os pรฉs no chรฃo e fazendo escolhas mais qualitativasโ, comenta a coordenadora da RPC.
Choque ร fidelidade
85% dos brasileiros experimentaram novas marcas ou lojas durante a crise e o principal motivo รฉ a busca por menor preรงo, de acordo com a pesquisa da McKinsey & Company. Para Camila, a รกrea de negรณcios e vendas deve se preocupar mais em proteรงรฃo ao consumidor fiel, explorar novos nรญveis de conexรฃo afetiva entre marca e consumidor, aumentar os estรญmulos ร experimentaรงรฃo para conquista de novos consumidores, especialmente oferecendo uma boa relaรงรฃo custo x benefรญcio e melhorar o nรญvel de sua execuรงรฃo online e experiรชncia na loja fรญsica.
Baixo custo e qualidade alta
Na nova economia, o pรบblico busca baixo custo, alta qualidade. Exemplos disso sรฃo o Airbnb, Uber e Netflix. โNa pandemia, esse comportamento aumentou ainda mais. O poder aquisitivo da populaรงรฃo ficou mais limitado e o cliente tolera mais os problemas com um determinado produto ou serviรงo desde que a empresa o resolva, prioriza a boa entrega e o investimento baixo ao mesmo tempoโ, explica Camila. O crescimento de opรงรตes como cashback e perรญodo grรกtis de degustaรงรฃo de produtos sรฃo consequรชncias desse movimento.
Propรณsito
Nas propagandas publicitรกrias, as pessoas querem ver mais o propรณsito das marcas do que a venda por si sรณ. Segundo a pesquisa COVID-19 Barometer, da consultoria Kantar, o pรบblico quer saber o que as marcas estรฃo fazendo para ajudar os seus funcionรกrios (78%), o cliente (71%) e a comunidade (75%). Apenas 28% querem ver propagandas normais, como antes da crise. A coordenadora da RPC relembra que viemos de um perรญodo de propagandas focadas em aรงรตes de varejo, hoje vemos que o pรบblico se importa muito mais com o propรณsito das empresas.
Marcas fortes, recuperaรงรฃo rรกpida
Um estudo da BrandZ mostrou que as marcas mais valiosas tiveram menores perdas nas aรงรตes quando a pandemia comeรงou. A anรกlise tambรฉm indicou que marcas mais fortes se recuperam nove vezes mais rapidamente de perรญodos de crise do que a mรฉdia. โO consumidor estรก mais consciente e atualmente quer fazer boas escolhas e prefere ter poucos e bons produtos. Prefere ter um bom tรชnis, que nรฃo dรช problemas, do que vรกrios que durem poucos mesesโ, destaca Camila.
Sobre a Amcham Curitiba
A Amcham Curitiba (Cรขmara Americana de Comรฉrcio) faz parte de uma das maiores associaรงรตes de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o paรญs e mais de 5,2 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham รฉ criar um ambiente favorรกvel de negรณcios por meio de boas prรกticas de mercado, capacitaรงรฃo profissional e cidadania empresarial. A instituiรงรฃo visa facilitar relaรงรตes empresariais, gerar negรณcios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, alรฉm de prover conteรบdos que amplificam o conhecimento de seus associados. Em 2020, a Amcham Curitiba completou 20 anos no Paranรก e reรบne hoje mais de 300 empresas associadas.