quinta-feira, 23 janeiro 2025
18.6 C
Curitiba

Para o sucesso das vendas, Black Friday precisa ser pensada com antecedência e TI favorecerá

Em mais um DevTalk, profissionais falam da preparação para a data que mais impacta o comércio eletrônico

Em 2020, as vendas da Black Friday passaram dos 5 bilhões, valor 31% maior do que o mesmo período do ano passado, conforme levantamento da Neotrust/Compre&Confie. Segundo o estudo, foram mais de 7,6 milhões de compras on-line na data, 24,7% maior do que o registrado na promoção de 2019. Em ano de pandemia (de Covid-19), as compras remotas se tornam mais cômodas e seguras.

O efeito deve ser repetido agora em 2021, mas, para os profissionais das áreas de tecnologia, o sucesso das negociações começa muito antes da data, normalmente celebrada em novembro. Os bastidores do evento formaram o tema de mais um DevTalk organizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR).

Nele, falaram sobre o tema João Braghetto, arquiteto de software da ClearSale, e Fabio Hara, gerente de marketing de audiência para desenvolvedores na Microsoft, convidados da entidade. Lucas Ribeiro, diretor-presidente da Assespro-PR, mais uma vez conduziu o andamento da pauta. “De novo mais um tema importante colocamos nesse encontro. Muita gente nem imagina a estrutura que está nos bastidores de uma Black Friday, mas no que diz respeito à tecnologia que envolve um evento assim, tudo é realmente pensado para que, no dia, não ocorram falhas”, destacou Ribeiro.

Fabio Hara lembrou o período pré-Black Friday. Conforme ele, que trouxe a experiência de funcionamento da Microsoft Azure (serviço de armazenamento em nuvem), toda a estrutura digital precisa ser organizada com pelo menos cinco meses de antecedência. “Mas vale a pena, já que o evento é o período mais importante para o comércio eletrônico brasileiro”, comentou. “Tudo precisa ser planejado.” Sem organização, o prejuízo é quase uma consequência. Por exemplo, segundo Fabio, algumas empresas, para não perder a compra, acabam pagando o frete do cliente caso o processo de compra ou de cálculo (do frete) demore mais de cinco minutos. Imagine o volume em massa de uma Black Friday: e se todos os clientes tiverem o mesmo problema? “Por isso é importante entender sobre tudo o que precisa funcionar”, alerta o gerente de marketing.

Dentro dessa preparação, a tecnologia está a favor e oferece às empresas ferramentas para melhorar a qualidade das cargas de trabalho baseadas especialmente em alguns pilares, sobretudo nas áreas de segurança, no controle do estoque, da venda, da troca de peças e na pós-negociação. “E no caso da Black Friday, tem que se pensar no efeito manada também, para ver se o sistema dará suporte”, ressalta João Braghetto.

Com cases da ClearSale – empresa paulista líder em soluções antifraude e em mapeamento do comportamento e reputação do consumidor digital –, o profissional citou, entre outros modelos, a arquitetura on premises. Apesar da evolução nos sistemas de nuvem, muitas organizações ainda mantêm soluções assim, on premise, principalmente pela ideia de tornar o ambiente mais seguro. No desenvolvimento on, o custo da infraestrutura é realizado de uma única vez e quanto maior a necessidade da empresa – como é o caso da Black Friday – mais rápidas tendem a ser as interações.

Quer testar se as empresas fazem a lição de casa? Espere a próxima Black Friday. Ela acontece no dia 26 de novembro, praticamente um mês antes do Natal.

Destaque da Semana

Pesquisa identifica fatores associados a um AVC mais grave

Estudo mostra que hipertensão, tabagismo e fibrilação atrial foram...

Teto do INSS aumenta para R$ 8.157,40 em 2025

Segurados que ganham acima do mínimo terão reajuste de...

Fibromialgia: diagnóstico, acompanhamento e o que você precisa saber

Doença provoca dor crônica, com maior incidência em mulheres...

Volta às aulas solidária arrecada material escolar para crianças de Sarandi

Campanha de arrecadação do Catuaí Maringá segue até 15...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor