Você já parou para pensar que suas decisões para os mais variados desafios da carreira podem estar erradas?
O processo de tomada de decisões, de fazer escolhas, em uma organização (e certamente em todos os setores da vida) não é simples. Mas esse desafio precisa ser encarado de frente, pois a empresa depende do bom uso do livre-arbítrio para sobreviver.
Mas quais seriam os principais passos para fazer escolhas prudentes e o mais assertivas possível? O professor Herbert Simon, um dos maiores gurus da economia, estipulou três passos globais iniciais: primeiro, analisar o problema (prospecção); segundo, criar alternativas para resolver o problema (concepção); terceiro, julgar a escolha de uma dessas alternativas (decisão). Para colocar esses três passos em prática, existem sete pontos a se considerar, recomendados pelo professor da pós-graduação em Tomada de Decisão em Negócios da FAE Business School, Everton Drohomeretski.
O primeiro é criar um ambiente propício para a tomada de decisão. É preciso entender (e admitir) que há algum desafio a ser superado. Parece básico, mas só parece: esse ponto se torna importante, pois, segundo o professor, há muitos casos em que a empresa não se dá conta de que precisa mudar. Aliado a isso, o professor avalia que no Brasil a cultura empresarial ainda é bastante hierárquica, centralizadora, o que dificulta ainda mais esse processo de admitir que é preciso fazer novas escolhas para resolver determinados problemas. “Essa cultura faz com que o empresário até desacredite de seus funcionários, subestime-os, o que o distancia ainda mais do processo de mudança, de inovação”, avalia.
No segundo ponto está a investigação da situação em detalhes. É muito comum, na opinião do professor, empresários que tomam as decisões urgentemente, repentinamente, sem avaliar a fundo o desafio que precisa ser superado. E isso prejudica o resultado, certamente. “É preciso gastar mais tempo para analisar o problema do que para resolvê-lo”, observa Everton. O terceiro ponto a se considerar no processo de tomada de decisões é a geração de alternativas (boas alternativas) de resolução. Mas, para todos esses passos, é preciso uma mudança de mentalidade – senão, a equipe não vai sair nem do primeiro passo. “Eu enxergo o novo como possibilidade de mudança ou como perigo? Essa é uma pergunta que tenho de fazer”, comenta o professor.
E essa mudança de mentalidade deve vir carregada da vontade de inovar. Inovação no sentido de reconfigurar uma ideia que já está posta, mas com o objetivo de agregar valor à empresa. É preciso alinhar as decisões às expectativas e às configurações atuais do mercado – só assim a empresa vai ganhar. “Quando tenho um desafio, tenho de mudar, e isso leva à tomada de decisões. E essas escolhas devem estar alinhadas às imposições do mercado. Senão, não conseguirei inovar”, explica.
O quarto passo é explorar as opções de resolução levantadas, com calma. De modo geral, o executivo precisa de aconselhamento, principalmente nas situações mais complexas, e delegar, nas mais simples. O quinto passo é selecionar a melhor solução; o sexto, avaliar o plano, e, por último, comunicar a escolha à equipe e colocá-la em prática. “Comunicar as decisões também é muito importante, pois isso inspira confiança e encanta a equipe e os clientes. Assim, eles é que serão os influenciadores da empresa, pois acreditam naquilo”, comenta o professor.
Pós-graduação na nova unidade da FAE Business School em Itajaí: Tomada de Decisão em Negócios: a estratégia para a escolha correta
Existe o melhor caminho para tomar decisão nos ambientes de negócios? Na pós-graduação da FAE Business School (unidade Itajaí-SC), o aluno vai desenvolver a capacidade de tomar decisões em diferentes ambientes por meio de métodos que possibilitem priorizá-las e entregar soluções com maior assertividade e velocidade.
O curso é voltado para todos aqueles que precisam ou vão precisar tomar decisões de forma efetiva nos diversos ambientes organizacionais públicos, privados e terceiro setor. As habilidades para resolver problemas e para tomar decisões são algumas das principais soft skills elencadas pelo Fórum Econômico Mundial. Para aprender, o aluno terá um problema real para resolver, uma tomada de decisão em equipe, com o método “mão na massa”.
Cursos on-line gratuitos
A nova unidade da FAE Business School em Itajaí (SC) está com inscrições abertas para as masterclasses na área de negócios, com aulas totalmente gratuitas. Os encontros serão transmitidos ao vivo e on-line a partir do dia 25 de junho. As inscrições devem ser efetuadas em fae.edu/faeitajai.
Expansão do Grupo Educacional Bom Jesus
O Grupo está expandindo sua atuação em Santa Catarina. Atualmente, conta com oito unidades do Colégio Bom Jesus no estado (sendo uma em Itajaí, ao lado do Shopping BravaMall, onde está a nova unidade da FAE Business School). Já em Blumenau a FAE Business School está localizada nas mesmas instalações do Colégio Bom Jesus Santo Antônio.
A expansão do Grupo Educacional Bom Jesus em Santa Catarina vai continuar com um novo Colégio em Porto Belo, dentro do VivaPark Open Shopping, previsto para 2023. Com isso, a marca passará a ter 11 unidades em Santa Catarina, incluindo Colégio e FAE.
Grupo Educacional Bom Jesus
Resultado de uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza os ideais humanistas franciscanos, o Grupo Educacional Bom Jesus investe na formação integral e de qualidade, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Detentor das marcas Colégio Bom Jesus e FAE (FAE Centro Universitário e FAE Business School), o Grupo atua em cinco estados brasileiros sendo fonte de credibilidade e pioneirismo na educação há mais de 120 anos.
O Colégio Bom Jesus oferece formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com unidades localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A FAE Centro Universitário está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 20 cursos de graduação. A FAE Business School oferece mais de 50 cursos de especialização lato sensu, programas de MBA, sendo um semi-internacional ou internacional, educação executiva e programas in company, com cursos direcionados e personalizados para empresas e executivos.
A Pós-Graduação da FAE proporciona ao aluno grades flexíveis e metodologias exclusivas, para obter os melhores resultados para sua vida. Tendo como mote principal o “seu negócio é você”, a FAE considera que investir na carreira, nos estudos, no aperfeiçoamento constante, adquirindo, transformando e aprimorando habilidades, é uma necessidade premente para o sucesso. O conceito de lifelong learning está presente, colocando o aluno como protagonista na resolução de problemas.
Saiba mais sobre as marcas do Grupo Educacional Bom Jesus. Acesse:
FAE Business School – Curitiba (PR)
FAE Business School – Blumenau (SC)