De acordo com dados da Social Miner, em parceria com a Clearsale, Octadesk e Opinion Box, em 2020 as vendas virtuais registraram um crescimento de 127%, comparado ao ano anterior, no volume de pedidos para o Dia dos Pais. Segundo a myWorld, houve aumento considerรกvel no consumo virtual da plataforma no Brasil, cerca de 73%, entre os meses de fevereiro e marรงo de 2020. Esse comportamento vem se acentuando, desde o inรญcio da pandemia, e รฉ reforรงada em datas comemorativas. Um exemplo dessa tendรชncia รฉ o Dia dos Namorados deste ano em que o comรฉrcio eletrรดnico obteve um faturamento de 20% a mais que no ano anterior.
O aumento tambรฉm รฉ consequรชncia de uma maior adaptaรงรฃo a este tipo de compra por parte do consumidor, que passou a enxergar mais vantagens no meio virtual que no fรญsico, como por exemplo uma comparaรงรฃo de preรงos mais rรกpida e completa, a opรงรฃo do uso de cupons de descontos, o cashback (dinheiro de volta) e alternativas para economizar e fazer uma compra mais inteligente. Segundo uma pesquisa de intenรงรฃo de compra para o Dia dos Pais de 2020, realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, 47,3% das pessoas procuraram presentes com ofertas e benefรญcios como o cashback.
Jรก estudo realizado pela NZN Intelligence em 2020 apontou que em meio ร pandemia, o comรฉrcio eletrรดnico alavancou as vendas e cresceu no Brasil cerca de 75% em apenas um ano. Os dados mostram uma forte mudanรงa de comportamento do consumidor, que encontrou mais conforto, comodidade e acesso a programas de desconto exclusivos oferecidos por sites de grandes varejistas.
Em pesquisa global publicada pela empresa Blackhawk Network, responsรกvel por oferecer soluรงรตes de pagamento por meio de produtos prรฉ-pagos, cerca de 13 mil entrevistados em nove paรญses afirmaram que preferem consumir produtos de varejistas que oferecem uma maior variedade de mรฉtodos de pagamentos digitais.
A pesquisa trouxe ainda pontos muito importantes sobre a relaรงรฃo do pรบblico brasileiro, indicando que a relaรงรฃo de fidelidade destes consumidores com a marca รฉ maior quando eles tรชm acesso a benefรญcios como cartรตes-presente, pagamentos via cรณdigo QR e carteiras digitais. 74% dos participantes brasileiros afirmaram que utilizariam mรฉtodos de pagamentos digitais se recebessem benefรญcios como brindes ou descontos. 56% deles disseram que se fidelizariam a esses meios se recebessem mais informaรงรตes e benefรญcios prรกticos. Alรฉm disso, 32% dos entrevistados brasileiros afirmaram que, ao receberem um cartรฃo-presente, eles estรฃo inclinados a comprar itens mais caros do que o valor recebido, utilizando o cartรฃo como parte do pagamento.