Marketing de varejo: o que seu negócio precisa ter para se destacar da concorrência

Loja organizada, equipe de funcionários contratados, estoque cheio e portas abertas. Apenas isso não vai atrair clientes para o seu negócio. Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, algumas ações são necessárias, tanto para atrair os clientes, quanto para garantir que eles voltem a comprar do seu negócio. Burlamaqui dá dicas para que todo o processo, desde a entrada do cliente até a finalização da venda e pós-venda, traga o tão esperado sucesso.

1-        Identifique seu público-alvo e os pontos fortes da sua empresa;

2-        Estude a concorrência, compreenda o que eles fazem para conquistar e fidelizar seus clientes;

3-        Preste atenção na apresentação dos produtos, dos funcionários, da limpeza da loja, na comunicação usada no ambiente. Produtos bem apresentados têm resultados de vendas melhores;

4-        Treine a sua equipe! Tenha metas de vendas e deixe claro aos colaboradores como funciona o negócio;

5-        Colete dados! Tenha números de vendas, faturamento, pesquisa de satisfação dos clientes. Existem inúmeras ferramentas de gestão para ajudar nesse processo;

6-        Analise seus resultados! Quais produtos vendem mais, quais produtos precisam de um maior controle de estoque, como foi o resultado de determinada promoção;

7-        Não tenha medo de mudar! Após a análise dos dados, altere a estratégia quantas vezes forem preciso para alcançar os resultados que deseja;

8-        Tenha uma comunicação clara e objetiva! Apresente ao cliente o maior número de informações sobre o seu produto, e tenha colaboradores bem treinados para passar essas informações;

9-        Invista nas redes sociais! Muitas vezes o cliente pesquisa online para finalizar a compra na loja. Tenha canais como site, mídias sociais e atendimento via WhatsApp, para tirar dúvidas e apresentar os produtos sem que o cliente precise estar fisicamente presente;

10-      Tenha um controle pós-venda e cadastro de clientes. É a ferramenta mais valiosa de uma empresa: conhecer as preferências do consumidor e acompanhar sua jornada dentro da empresa garante portas abertas para um novo contato com ele.

O grande volume de concorrentes e alto nível de competitividade exigem uma estratégia bem definida para o sucesso da empresa. “Faça com que seus clientes desejem voltar ao seu negócio. Eles precisam ter uma experiência de compra completa e satisfatória para voltarem a comprar com você”, finaliza Burlamaqui.

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