Ânima Educação firma aliança estratégica com Uliving e consolida conceito de student housing no Brasil

Acordo facilitará moradia aos mais de 330 mil estudantes das universidades da organização;  prevendo uma oferta adicional de 5 mil camas para a rede de residência estudantil nos próximos anos com investimento que pode chegar a R$800 milhões - Créditos da imagem: arquiteto Beto Magalhães
Acordo facilitará moradia aos mais de 330 mil estudantes das universidades da organização;
prevendo uma oferta adicional de 5 mil camas para a rede de residência estudantil nos próximos anos com investimento que pode chegar a R$800 milhões
Créditos da imagem: arquiteto Beto Magalhães
O mercado informal de residência estudantil, formado pelas tradicionais repúblicas, sempre foi popular entre os jovens que saem de casa para cursar uma universidade. Este cenário tem sido renovado desde 2014, quando a Uliving, que opera moradias estudantis no Brasil e é associada a VBI Real Estate, gestora de fundos de investimento com foco no mercado imobiliário brasileiro, lançou o seu primeiro empreendimento, focado em proporcionar uma experiência única de compartilhamento e convivência, sem abrir mão da estrutura e segurança.

De lá para cá o conceito caiu no gosto dos estudantes e a empresa cresceu exponencialmente em número de moradores: atualmente são cinco unidades em funcionamento na Vila Olímpia, Centro, Jardins e Paulista, na cidade de São Paulo, Ribeirão Preto (SP) e Rio de Janeiro. E, em meio a consolidação do formato no Brasil, a empresa se alia à Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais de ensino superior do País da qual o UniCuritiba faz parte, em uma aliança estratégica inédita para o mercado brasileiro. O projeto pretende impactar os mais de 330 mil universitários, de 18 instituições de ensino superior pelo Brasil. Ou seja, assim como na Europa e nos Estados Unidos, a moradia estará vinculada a instituição de ensino, criando uma vivência universitária única e completa aos estudantes do ecossistema.

Segundo o fundador da Uliving, Juliano Antunes, o acordo vai muito além de oferecer uma estrutura física. “O nosso objetivo, desde o início, não é só oferecer uma experiência exclusiva em um mercado inexplorado de forma profissional até então, mas também promover aos jovens do Brasil e de todo o mundo, o senso de comunidade, estimular a troca de experiências e aproximar os jovens do mercado de trabalho – elementos que ajudam na formação do ser humano e do profissional”.

“Estamos entusiasmados em desenvolver com a Ânima Educação a criação de uma experiência universitária completa para os seus alunos por todo o Brasil. A VBI está comprometida com a expansão contínua do investimento na Uliving, como a plataforma de moradia estudantil líder no País. Embora a moradia estudantil tenha provado sua resiliência como classe de ativos imobiliários institucionais na América do Norte, Europa, Austrália e outros lugares, a oferta de acomodação institucional e uma experiência universitária holística está apenas iniciando no mercado brasileiro,” comenta Ken Wainer, sócio-fundador da VBI Real Estate.
“Esta aliança é totalmente inédita e exclusiva no Brasil, estamos oferecendo aos nossos alunos a possibilidade de ter uma experiência universitária completa e inovadora, que proporcionará conexões e aprendizados que vão além da sala de aula. A proposta está totalmente em linha com o DNA da companhia em possibilitar que os nossos estudantes estejam em contato com o que há de mais moderno e inovador no mercado educacional, contribuindo para o seu desenvolvimento integral”, ressalta Marcelo Bueno, CEO da Ânima Educação.

Já para Daniel Castanho, Presidente do Conselho de Administração da Ânima Educação, a novidade representa para a companhia o embrião de um formato inovador de ambiente universitário. “Essa aliança rompe as paredes entre a universidade e a casa do estudante, revolucionando a sua experiência e conexões, trazendo a universidade para perto de uma forma cada vez mais simbiótica. Além de apresentar uma nova realidade de um mundo que vai evoluir ainda mais no período pós-pandemia”, finaliza o executivo.

Pontapé inicial em Santos

O pontapé da aliança é a inauguração da unidade de Santos, litoral paulista, uma das cidades mais importantes para a economia brasileira e deve ser expandida para outras praças onde a Ânima atua. Os alunos da Universidade São Judas na região serão os primeiros a terem acesso aos benefícios exclusivos, com formas de pagamentos diferenciadas e ativações da companhia previstas ao longo do ano, dentro do espaço.

Antes, o prédio desta unidade da Uliving era comercial “compramos e reformamos o prédio, o que antes era ocupado por salas comerciais, agora foi inteiramente adaptado para moradia estudantil, são 218 suítes num ambiente totalmente adequado ao estilo de vida universitário. Essa mudança de uso possibilita revitalizarmos o estoque imobiliário da cidade sem necessariamente construir algo do zero,” acrescenta Giuliano Ricci, Head da Área Residencial na VBI.
Para Rafael Ciccarini, Diretor Regional da Ânima Educação, responsável pela viabilização do projeto, o intuito é beneficiar e atender a um público cada vez mais crescente de estudantes que deixam suas cidades para estudar. “Os estudantes de Medicina, por exemplo, vêm de diversas regiões do Brasil e por vezes até de outros países e estudam em tempo integral. Ao chegar em casa precisam de fato de uma rede de suporte, por isso, esta aliança é tão significativa para o nosso Ecossistema, pois facilita a rotina dos alunos quando estão fora da Instituição e permite que eles foquem seu tempo nos estudos”, explica.

O morador não precisará de fiador para assinar contrato e terá acesso a um quarto mobiliado, áreas comuns como cozinha, coworking, sala de estudos, sala de jogos, lavanderia, além de todas as contas básicas inseridas em uma só mensalidade como internet, luz e água.

Para estruturação do projeto a Ânima Educação contou com a assessoria exclusiva da BONARD, consultoria global especializada em ativos imobiliários para renda com sede em Viena e presença na América Latina, Europa e Ásia e que já assessorou mais de 400 projetos similares em diferentes países do mundo.

Sobre a ULIVING
A ULIVING Brasil foi fundada em 2012 e trouxe para o país um novo conceito de hospedagem estudantil. A empresa oferece aos moradores toda a estrutura e suporte para proporcionar experiências únicas para os jovens que saem de casa para estudar. Além de apartamentos totalmente mobiliados e espaços de convivência como sala de estudos, sala de tv, cozinha comunitária, dentre outros, a Uliving cria um ambiente onde os estudantes se sentem em casa, fortalecendo entre eles o senso de comunidade e pertencimento. A Uliving já possui 5 unidades em funcionamento no estado de São Paulo e Rio de Janeiro e, no início de 2018, se associou à VBI Real Estate, uma gestora de Fundos de Private Equity, consolidando assim seu plano de expansão.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.



Destaque da Semana

Hachimitsu inaugura loja pop-up de produtos natalinos

A Hachimitsu dá início à temporada de Natal com...

Dicas para presentear com arte neste Natal

Bela, repleta de significados e com história para contar,...

Curitiba se consolida como destino de Natal popular entre agências de turismo

Com as festas de fim de ano se aproximando,...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor