Aprendizagem para fortalecer a economia

Josรฉ Lucio Glomb รฉ ex-presidente da OAB/PR e conselheiro do Centro de Integraรงรฃo Empresa-Escola do Paranรก (CIEE/PR).ย  ย  ย  ย  ย  ย  ย  Crรฉditos: divulgaรงรฃo

*Josรฉ Lucio Glomb

Para trabalhos especializados, trabalhadores especializados. Por mais lรณgico que pareรงa o raciocรญnio, ainda hรก um longo caminho a ser percorrido para que as empresas brasileiras consigam levรก-lo ao pรฉ da letra. No Brasil, a falta de adequaรงรฃo comportamental e de qualificaรงรฃo profissional sรฃo citadas como as principais dificuldades encontradas por 48% dos recrutadores na hora de contratar jovens talentos. O dado รฉ de uma pesquisa realizada pela Catho.

Preparar os jovens para o mercado de trabalho รฉ um desafio em um paรญs que ainda luta para melhorar atรฉ mesmo a educaรงรฃo bรกsica. Mas รฉ um dos caminhos mais promissores para construir uma economia fortalecida, de acordo com a Organizaรงรฃo para a Cooperaรงรฃo e Desenvolvimento Econรดmico (OCDE). Capacitar quem ainda nรฃo comeรงou sua vida profissional รฉ uma forma eficaz de garantir mรฃo de obra com as caracterรญsticas necessรกrias para os diversos setores produtivos.

Para acelerar esse processo e assegurar um crescimento monitorado dos jovens foi criada, em 2000, a Lei de Aprendizagem. Ela determina que toda empresa de mรฉdio e grande portes deve contratar aprendizes na faixa etรกria dos 14 aos 24 anos. O foco do programa estรก no acompanhamento dessa primeira experiรชncia profissional com uma equipe multidisciplinar, alรฉm de oferecer aos jovens um vรญnculo de trabalho formal, com carteira assinada, uma renda fixa e todas as garantias trabalhistas. Assim, se, por um lado, o Programa de Aprendizagem dรก ร s empresas a oportunidade de qualificar seus colaboradores desde o primeiro momento, por outro ele protege os direitos de quem participa dele.

Nessa outra ponta da relaรงรฃo, aliรกs, os ganhos sรฃo ainda mais significativos. O Programa de Aprendizagem tem um forte papel social de inclusรฃo. O aumento do desemprego no paรญs รฉ uma triste realidade e atinge especialmente a populaรงรฃo mais nova, mais pobre e com menor grau de escolaridade. Os avanรงos da aprendizagem nesse sentido sรฃo imensos. ร‰ por meio dela que um grande contingente de jovens consegue romper o ciclo de pobreza em que nasceu.

Nรฃo se trata de uma soluรงรฃo para todos os problemas relacionados ao emprego, naturalmente. Hรก outras questรตes envolvidas quando se pensa em um projeto que ajude a evitar que as pessoas fiquem sem trabalho. No entanto, ela corrige uma lacuna importante deixada pela baixa qualidade do ensino e pela falta de condiรงรตes dignas de moradia, saรบde e alimentaรงรฃo, por exemplo. Os resultados podem ser vistos conversando com jovens que foram inseridos no mercado por meio do Programa de Aprendizagem.

Testemunhos dessa transformaรงรฃo se encontram aos montes no Centro de Integraรงรฃo Empresa-Escola do Paranรก (CIEE/PR). De jovens que foram efetivados ao final do programa a jovens que usaram as liรงรตes aprendidas para iniciar seu prรณprio sonho empreendedor. Essa รฉ, entรฃo, uma ferramenta fundamental e eficaz, mas nรฃo pode ficar estagnada. Afinal, jรก se completam 21 anos desde sua implementaรงรฃo.

Outro aspecto importante do programa รฉ o estรญmulo para que os matriculados busquem uma formaรงรฃo contรญnua ao longo da vida. Isso รฉ feito por meio de uma orientaรงรฃo personalizada comย psicรณlogos, assistentes sociais, instrutores e outros profissionais.ย Segundo um levantamento do Datafolha, 43% de todos os jovens aprendizes do CIEE entre 2016 e 2017 se matricularam em uma graduaรงรฃo. Um passo notรกvel para quem, atรฉ pouco tempo antes dessa oportunidade, muitas vezes estava lidando com uma situaรงรฃo de completa vulnerabilidade social. A conclusรฃo nรฃo chega a ser uma novidade: muitos jovens brasileiros sรณ precisam de uma chance para mudar o rumo de suas trajetรณrias.

Enquanto isso, as organizaรงรตes podem moldar aquele colaborador do zero, de acordo com as necessidades de cargos, funรงรตes e quadro de funcionรกrios. Quando o trabalho de inserรงรฃo desse jovem รฉ bem feito, gera-se uma identificaรงรฃo quase emocional entre as duas partes, que podem crescer juntas. Investir e contribuir para a melhoria de iniciativas como o Programa de Aprendizagem รฉ investir e contribuir com o futuro da economia brasileira.

 

*Josรฉ Lucio Glomb รฉ ex-presidente da OAB/PR e conselheiro do Centro de Integraรงรฃo Empresa-Escola do Paranรก (CIEE/PR).

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