As surpresas do ministro

Por Wanda Camargo*

Theodor Adorno, filรณsofo e sociรณlogo, sempre postulou que o papel da educaรงรฃo รฉ o de ser um contraponto ร  barbรกrie. Segundo ele, โ€œa tentativa de superar a barbรกrie รฉ decisiva para a sobrevivรชncia da humanidadeโ€, e foi intransigente na defesa dos princรญpios civilizatรณrios, da individualidade humana e contra o histรณrico de violรชncias, das opressรตes, e da negaรงรฃo da cultura.

Como vemos agora no Afeganistรฃo, barbรกrie e alienaรงรฃo polรญtica sรฃo aliados na massificaรงรฃo e naturalizaรงรฃo da ausรชncia de reflexรฃo, que destrรณi a comunidade, permite atos selvagens de agressรฃo, a guerra fรญsica e cultural, e o impedimento puro e simples da educaรงรฃo, principalmente entre as mulheres.

Aqui, assistimos indiferentes um ministro da Educaรงรฃo afirmar que universidade deveria ser para poucos, e que declara surpresa diante de algumas atribuiรงรตes da entidade que deveria dirigir. Sua gestรฃo tem se destacado pela omissรฃo em relaรงรฃo ร  pandemia, suspeitas de favorecimento a grupos religiosos, inรฉpcia do Enem, ocupantes de vรกrios cargos trocados com frequรชncia, desastres em assuntos essenciais para um funcionamento pelo menos regular.

No entanto, nรฃo vรช problemas em jovens advindos da faixa econรดmica mais privilegiada ocuparem muitas vagas nas universidades pรบblicas, pois seus pais โ€œpagam os impostos no Brasil que sustentam bem ou mal a universidade pรบblica”, sem lembrar a falta de isonomia daqueles alijados de um bom sistema educativo, se queixa de suas muitas atribuiรงรตes, enquanto terminou o ano anterior com o menor gasto em educaรงรฃo bรกsica na รบltima dรฉcada, e muitas escolas permanecem sem bibliotecas, รกreas esportivas e laboratรณrios razoavelmente equipados para aulas de fรญsica, quรญmica e outras disciplinas essenciais para que o paรญs se torne minimamente competitivo em ciรชncia e tecnologia, e o jovem de periferia tenha condiรงรตes bรกsicas para um ensino de qualidade.

O ministro acumula crises em sua รกrea, mas infelizmente nรฃo รฉ o รบnico dirigente federal a ter esse privilรฉgio, e recentemente sua declaraรงรฃo de que โ€œdeficientes atrapalhamโ€ mostra exatamente a pouca compreensรฃo do processo educativo, a falta de empatia que beira a crueldade, desconhecimento do conceito de inclusรฃo e o desprezo pela unidade que dirige.

Crise, palavra herdada do grego, significa โ€œjuรญzoโ€, โ€œponto crรญticoโ€, e tambรฉm โ€œcontendaโ€ ou โ€œdisputaโ€, um padrรฃo do qual podemos conceber adjetivos pertinentes ร  arte de julgar. Esta palavra tem sido bem frequente em mรญdia escrita ou televisiva, nas conversas do dia a dia, e de tempos em tempos รฉ utilizada para justificar aumento de preรงos, dificuldades financeiras, criaรงรฃo de novas taxas ou tudo isso junto.

Qualquer acontecimento adverso costuma ser โ€œculpa da criseโ€; uma atribuiรงรฃo de responsabilidade despersonalizada, feita por uma entidade abstrata, num perรญodo โ€œconjunturalโ€ mas que precisa ser suportada para atingirmos o paraรญso, ou qual seja o nome de uma situaรงรฃo mais prรณspera ou desejรกvel. Foi o que aconteceu, por exemplo, em 1929, que causou colapso da bolsa e uma sรฉrie de suicรญdios, mas nossa memรณria รฉ curta.

Jรก a crise da educaรงรฃo no paรญs prescinde memรณria, estรก sempre presente e sรณ se intensifica. Interessante que pagamos regiamente para vรกrias autoridades com a finalidade de administrรก-la, porรฉm, ร  exceรงรฃo de uma ou outra figura destacada de nossa histรณria, como Darcy Ribeiro, Anรญsio Teixeira e uns poucos โ€“ muito poucos โ€“ outros, tem sido uma catรกstrofe.

Foi na instalaรงรฃo da Repรบblica em que se efetivou a separaรงรฃo entre a Igreja e o Estado, e a questรฃo educacional surge como o objeto de atenรงรฃo da intelectualidade, embora educadores nรฃo tivessem assumido papel central na resoluรงรฃo dos problemas do atraso, ignorรขncia e pobreza, e principalmente da falta de espรญrito pรบblico que sempre caracterizou grande parte de nossos polรญticos. Jรก em 1932, pensadores da educaรงรฃo defendiam a laicidade no ensino, combatida na รฉpoca pelo catolicismo, e hoje assistimos o ressurgimento do objetivo de reconectar religiรฃo e Estado, teoricamente embasada pela a defesa da ordem, hierarquia, educaรงรฃo guiada pelos princรญpios religiosos, contrรกrios ao liberalismo, liberdade de informaรงรฃo e pensamento, e tambรฉm apenas submetido ao poder do Estado, quando este รฉ supervisionado pelas entidades nรฃo seculares. O fortalecimento da famรญlia, a censura ร  imprensa, o combate ao โ€œcomunismoโ€, ร s transformaรงรตes sociais, passam a ser mais importantes que o pensamento crรญtico e ampliaรงรฃo cultural.

Fora da รกrea educacional a premeditada destruiรงรฃo que tem sido levada a cabo no Ministรฉrio da Educaรงรฃo nรฃo deve ser facilmente percebida, pois a crise na Saรบde absorve os noticiรกrios; nunca chegamos a ter real qualidade, e estamos desconstruindo o pouco que havรญamos conquistado.

Estamos mais preocupados com guerras culturais, ideologias malucas, e o futuro nรฃo se mostra promissor.

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Wanda Camargo โ€“ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ€“ UniBrasil.

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