Para dar certo, modelo de trabalho remoto precisa de um modelo de gestรฃo mais atualizado que faรงa o controle das entregas e nรฃo mais das horas trabalhadas.
Na TecnoSpeed, conhecida como โA Casa do Desenvolvedor de Softwareโ, a mudanรงa dos colaboradores para o modelo home office imposta pelas medidas de isolamento representou o fim de uma era. A empresa, que antes possuรญa 120 colaboradores trabalhando na sede no centro da cidade de Maringรก, hoje nรฃo tem esse endereรงo e agora seus 200 funcionรกrios atuam 100% em trabalho remoto, espalhados por 43 cidades e 9 estados.
Um ano depois apรณs o inรญcio da pandemia, a empresa fez uma pesquisa com seus colaboradores e descobriu que ninguรฉm queria voltar para o modelo de trabalho presencial.
Sobre a produtividade, Erike Almeida, fundador e CEO da TecnoSpeed, garante que โforam monitorados os รญndices de qualidade do serviรงo, da qualidade do produto e a produtividade de forma geral. Percebemos que no inรญcio houve uma queda, mas depois os colaboradores conseguiram se adaptar a esse modelo e foi possรญvel superar o patamar de produtividade anterior. Foi quando decidimos entregar o nosso escritรณrio de 1.400 m2 de รกrea construรญda na cidade de Maringรกโ.
โHoje a TecnoSpeed conta com 200 colaboradores, todos atuando em modelo home office e sem escritรณrio. Os novos funcionรกrios foram contratados, treinados e tiveram a integraรงรฃo com o time totalmente feitos de forma remota. Para conseguir extrair o mรกximo desempenho da equipe, foram necessรกrias algumas adaptaรงรตes. A gestรฃo do time tambรฉm teve que ser alterada, jรก que os colaboradores podem trabalhar em horรกrio flexรญvel. O gerente nรฃo sabe se a equipe estรก toda trabalhando naquele momento ou nรฃo. Entรฃo a comunicaรงรฃo e a gestรฃo das entregas tiveram que ser adaptadas tambรฉmโ.
Garimpando talentos em tempos de pandemia
Quando a empresa precisou mandar os colaboradores para casa, a TecnoSpeed providenciou cadeiras, mรณveis e uma ajuda de custos para que os colaboradores pudessem contratar uma Internet melhor e organizar o ambiente.
Claro que nem todos tinham e alguns ainda continuam trabalhando em alguns espaรงos provisรณrios. Mas a partir do momento em que a empresa decidiu contratar todo mundo em modelo home office, ter um ambiente prรณprio para o trabalho passou a ser uma exigรชncia.
Erike explica que โรฉ preciso ter um ambiente de trabalho adequado em casa para o trabalho remoto. Estamos buscando que os novos contratados tenham autodisciplina, voltado para esse novo modelo de trabalho, jรก que de acordo com Eike, home office nรฃo รฉ para todo mundo. Tem que gostar e ter um ambiente de trabalho em casa voltado para isso tambรฉmโ.
โA partir do momento em que decidimos que nรฃo vamos mais voltar com o escritรณrio, fizemos uma pesquisa e apenas 2% do quadro ainda precisava ajustar alguma coisa em casa. Depois de um ano todo mundo se adaptou. Mesmo quem ainda precisava fazer pequenas adaptaรงรตes, nรฃo desejava mais voltar para o modelo presencial. E as justificativas sรฃo vรกrias, incluindo o fim da necessidade de deslocamento, mais tempo com os filhos ou com a famรญlia, melhor qualidade de vida, flexibilidade no horรกrio de trabalho, alรฉm do risco de sair de casa e ter contato com o vรญrusโ, garante Erike.
Tambรฉm foi preciso aumentar o nรบmero de colaboradores na รกrea de Gestรฃo de Pessoas para acompanhar ainda mais de perto a forรงa de trabalho, nรฃo sรณ para acompanhar a qualidade, mas tambรฉm por questรตes relacionadas ร saรบde mental. โEm muitos casos, se deixarmos, a pessoa tende a trabalhar mais, passar mais tempo na frente de computador. A gente monitora isso e faz todo um acolhimento quando hรก algum incidente, para que a qualidade de vida, a quantidade de horas trabalhadas e as entregas sejam todas programadasโ.
โHรก uma escassez de mรฃo de obra no setor de TI, porque hoje todas as empresas sรฃo empresas de tecnologia. Empresas do varejo, empresas de serviรงos, bancos, todo mundo estรก passando por uma transformaรงรฃo digital, entรฃo todo mundo precisa de profissionais da รกrea de TI e nรฃo sรณ as empresas de software. A procura รฉ grande e a necessidade de formaรงรฃo e inclusรฃo de pessoas tambรฉm. Assim, buscamos criar programas que incluem novos profissionais ao mercado. Alรฉm disso, o home office nos permitiu contratar pessoas fora da cidade de Maringรกโ diz Erike.
Tambรฉm houve um aumento na rotatividade de funcionรกrios, jรก que a demanda por mรฃo de obra de TI รฉ maior e os profissionais, principalmente os com mais experiรชncia e uma carreira desenvolvida, sรฃo mais assediados por grandes instituiรงรตes. Com isso as empresas de TI acabam perdendo alguns profissionais.
A aรงรฃo da empresa nesse sentido รฉ repor, incentivar a formaรงรฃo, fomentar a inclusรฃo de novos talentos rapidamente para suprir a demanda e substituir esses profissionais que saรญram.
โEm 2021 a gente fez o ASPIRA, para estudantes do ensino mรฉdio. Tivemos 25 alunos e desses 25 a gente contratou 13. Esses 13 foram contratados em abril e sรฃo grandes talentos. Destaquesโ, comemora o executivo.
Erike afirma que a empresa continua com a ideia de construir no Parque de TI de Maringรก, mas o projeto agora foi remodelado. Nรฃo รฉ mais um escritรณrio. Agora รฉ um ambiente onde vai se poder trabalhar, mas com mesas rotativas e mais ambientes para treinamento, para estimular novos profissionais no mercado e para a realizaรงรฃo de eventos da รกrea de TI voltados a inovaรงรฃo.
โQuando a nova estrutura estiver pronta no Parque de TI, acreditamos que uns 20% do quadro de colaboradores vai querer trabalhar no modelo hรญbrido, com alguns dias trabalhando na sede da empresa e outros dias em casaโ, prevรช Erike.
โEssa รฉ uma tendรชncia para as empresas de TI, sobretudo as startups que jรก possuem um modelo de gestรฃo mais atualizado, onde รฉ possรญvel controlar a produtividade e a produรงรฃo de forma diferente. Nรฃo mais pelo controle de horas, mas pelo controle de entregas, ou que incluam os colaboradores nas decisรตes, jรก que trabalhar de home office requer autonomia. O profissional, ao trabalhar sozinho de casa, terรก que tomar decisรตes, e as decisรตes precisam ser baseadas em informaรงรตes, entรฃo รฉ preciso ter acesso ร s informaรงรตes da empresa. ร preciso ter toda uma estrutura de transparรชncia e as informaรงรตes e o conhecimento precisam estar acessรญveis para esse colaboradorโ, conclui Erike.