Comerciantes estão confiantes e esperam boas vendas para o segundo semestre de 2021; pais vão ganhar presentes de mais de 150 reais nesse ano
Com o Dia dos Pais se aproximando, o comércio ganha fôlego e se mantém otimista. É o que revelam os dados da pesquisa realizada pelo Grupo Datacenso em parceria com a Faciap, entre os dias 12 a 19 de julho, com 500 comerciantes e 1006 consumidores no Paraná.
Para 65% dos comerciantes, a expectativa é que as vendas sejam superiores se comparadas as do mesmo período do ano passado. Londrina é a região mais otimista. Uma das razões para isso é a campanha “Londrina Liquida”, que estava acontecendo no período da pesquisa, o que resultou em um comerciante mais animado. O delivery e as vendas on-line também foram apontados como motivadores dos comerciantes. A flexibilização das restrições do governo estadual também foi considerada um fator positivo para as vendas durante o dia dos pais.
“Os dados mostram que vivemos um novo momento da pandemia. Se ano passado vivíamos com restrições no comércio principalmente nos fins de semana, agora, com as vacinações avançando e os horários do comércio se estendendo, todos – tanto consumidores quanto clientes – vêem essa fase de outra maneira”, avalia o CEO do Datacenso, Prof. Claudio Shimoyama.
A confiança do comerciante também se mostrou mais elevada. 86% dos entrevistados se mostraram esperançosos com o próprio negócio, contra apenas 13% que se dizem preocupados ou desanimados (1,%). Um dos motivadores dessa boa expectativa é a vacinação. Para 81% dos comerciantes, em 2021 as vendas serão melhores por essa razão. Já em relação à economia os números mudam: 58% se dizem esperançosos e 37% preocupados.
Consumidores
Apesar de o momento ser de restrições econômicas, nesse ano, os filhos prometem caprichar no mimo para os pais. Entre os presentes mais citados estão calçados ou roupas (51%), bebidas (18%), almoço ou jantar e perfumes ou cosméticos (15%). Também foram apontados como possibilidade de presente: artigos esportivos, eletrônicos, cestas de café, ferramentas, chocolates entre outros.
A preferência de compra nesse ano se inclinou para as lojas virtuais (53%), seguidas de lojas de rua (29%) e lojas de shopping (19%). O valor do presente em 2021 surpreendeu: R$168,69 será o ticket médio previsto no Paraná. A cidade que apresentou o maior valor foi Curitiba, com R$176,05. O menor valor apresentado foi em Francisco Beltrão, com R$147,92.
Com essas mudanças de comportamento do consumidor, o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, analisa positivamente o momento, apesar da pandemia. “O público está confiante, visto o valor médio do presente nesse ano. Se as vacinações continuarem em ritmo constante, certamente os próximos meses serão de avanço no comércio”, finaliza. comunicacao@datacenso.com.br