Fim dos cookies de terceiros vai impactar o seu marketing

Desde o dia 1ยบ de agosto, a Lei Geral de Proteรงรฃo de Dados (LGPD, lei nยบ 13.709) pode ser usada para punir empresas que nรฃo seguirem as devidas regras de proteรงรฃo ร s informaรงรตes pessoais cedidas por clientes e usuรกrios.

ร‰ bom que o seu negรณcio fique atento com esta novidade da legislaรงรฃo no Brasil (e de outros paรญses), pois as empresas precisarรฃo adotar mais medidas de seguranรงa digital para garantir um pouco mais de transparรชncia e privacidade no uso dos dados de seus consumidores.

E essa mudanรงa pega em cheio a questรฃo do fim dos cookies de terceiros (ou third party cookies). No mais popular dos navegadores, o Chrome, o suporte acontece atรฉ meados de 2023.

Em outras palavras: teremos impacto nos negรณcios de diversas empresas!ย 

Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicaรงรฃo, explica que o cross-site, a coleta de dados entre websites, atรฉ entรฃo รฉ facilitada justamente pelo uso de cookies third-party: โ€œAgora esta coleta de dados serรก bem mais restrita. ร‰ uma forma de se estar em conformidade com asย  leis de proteรงรฃo de dados pessoais. Claro, a previsรฃo รฉ que o processo seja totalmente implementado apenas no decorrer de 2022, por isso ainda temos alguns meses para a adaptaรงรฃoโ€.

Nas palavras do general manager da Adobe para Amรฉrica Latina, Federico Grosso, estes third party cookies sรฃo amplamente utilizados como ferramenta de publicidade e marketing para ajudar marcas a adquirir e fidelizar novos consumidores no ambiente digital. Uma pesquisa recente da eMarketer mostrou que mais de 77% dos sites utilizam cookies de rastreamento – e se separarmos apenas anรบncios digitais, esse dado sobe para 82%.

Com o fim dos cookies de terceiros, todas as empresas deverรฃo adotar uma nova abordagem para seguirem crescendo com estratรฉgias baseadas em plano de dados prรณprios.

O que fazer sem estes cookies de terceiros?

Opere apenas em um รบnico domรญnio
Mais do que nunca, o ideal รฉ comeรงar a vincular todas as suas propriedades digitais em um รบnico domรญnio – e com isso, capturar o comportamento em torno dos diferentes pontos de contato que mantรชm com seus clientes.

Consolide os dados
Capturar a informaรงรฃo รฉ apenas o comeรงo. Agora รฉ fundamental mantรช-la ordenada e segura. Os processos de tratamento da informaรงรฃo precisam de uma estrutura clara. Ou seja, os dados que sรฃo muito relevantes para a compreensรฃo da jornada do cliente podem estar disponรญveis em um sรณ lugar sem correr riscos.โ€

Compreenda a durabilidade dos identificadores
Fique atento com o tempo em que as empresas podem manter as informaรงรตes e o tipo de domรญnio que os consumidores tรชm para solicitar uma cรณpia dos dados.ย 

Estamos comeรงando uma nova era, uma era sem cookies de terceiros.ย ย 

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