Posicionamento de marca: nunca copie, sempre se inspire!

Qual a diferenรงa entre se inspirar e copiar? Todo negรณcio vai se inspirar em algo que estรก dando certo, mas รฉ preciso tomar cuidado para que esta โ€œinspiraรงรฃoโ€ nรฃo se torne um plรกgio. Quando se copia, a estrutura รฉ extremamente frรกgil e se rompe em questรฃo de semanas:

โ€œAo invรฉs do Brand Positioning, o que temos รฉ o โ€œBrand Copitioningโ€, ou seja, pura e simplesmente uma cรณpia. ร‰ claro que รฉ difรญcil inventar algum negรณcio em 2021, tudo praticamente foi inventado, mas existe espaรงo para a inovaรงรฃo. A inspiraรงรฃo vale, de fato, entรฃo a grande diferenรงa รฉ comunicar de uma forma diferente e real o que a empresa รฉ.โ€ alerta Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, o maior especialista de Brand Positioning na Amรฉrica Latina

O especialista usa como exemplo seu prรณprio trabalho, que mescla Brand Positioning, marketing digital e negociaรงรฃo de vendas – trรชs categorias que formam uma fรณrmula totalmente inรฉdita no mercado. Nada foi copiado:

โ€œO que fizemos foi juntar trรชs elementos e criar um produto. Um contador recรฉm-formado poderia perfeitamente se tornar especialista em contabilidade para metalurgia, algo que eu nunca vi.ย  Mas nรฃo basta um recรฉm-formado abrir um escritรณrio e copiar o que os demais jรก fazem. Vai quebrar nos primeiros cinco meses, depois que vender seus serviรงos para amigos e parentes, o cรญrculo mais prรณximo. Vai fechar por desinteresse do pรบblicoโ€ alerta Gerardo.

Inspirar nunca foi copiar
A inspiraรงรฃo รฉ importante, porรฉm precisa vir antes do produto. Nรฃo รฉ possรญvel copiar e colar conceitos, o objetivo e o conceito nunca serรฃo os mesmos. O melhor รฉ aproveitar alguns conceitos e criar algo novo direcionado para o pรบblico alvo.ย 

Evidentemente, o atendimento virou um ponto focal para as empresas. O conceito da โ€œmelhor experiรชncia possรญvelโ€ virou uma moda, porรฉm, esta experiรชncia do cliente deveria ser padrรฃo. O grande problema รฉ que quando se copia estes conceitos, รฉ uma questรฃo de tempo atรฉ que a empresa nรฃo seja fiel a que estรก pregando;

โ€œUm exemplo interessante รฉ o do McDonalds. Se vocรช derrubar uma sanduรญche na frente do caixa, automaticamente eles trocam sem discussรฃo. ร‰ muito fรกcil, mas tem que ter a atitude de fazer e existem determinados processos para chegar nesse nรญvel. O posicionamento de marca bem feito รฉ aquele em que o cliente sabe o que vai encontrar, percebe o diferencial. O que vale รฉ como o cliente vai avaliar e empesa e o seu nรญvel de satisfaรงรฃo. Copiar conceitos vai soar falso e a empresa nรฃo vai se sustentar por muito tempoโ€ completa Gerardo.

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