Logística, transporte, custos com frete, acuracidade do estoque, além da concorrência de preços, são vistos como os principais desafios do setor.

De acordo com um recente relatório produzido pelo ANYMARKET, uma plataforma para integração de vendas em marketplaces que promove operações simples, ágeis e centralizadas, criada e desenvolvida pelo Grupo DB1 para atender ao universo do e-commerce, no primeiro semestre de 2021, o comércio virtual atingiu o maior patamar histórico de vendas no Brasil, totalizando mais de R$ 53,4 bilhões.
Com esse resultado, a expectativa é que as vendas desse ano superem as do ano anterior, quando o segmento atingiu a marca histórica de R$ 87,4 bilhões de conversões. Quatro das maiores empresas do setor, que são parceiras e clientes do ANYMARKET, colaboraram para a criação do relatório: Marabraz, Leroy Merlin, Móveis Esplanada e MadeiraMadeira.
De acordo com os dados da pesquisa Webshoppers edição 43 e 44, realizada pela Ebit/Nielsen, o 1º semestre de 2021 também teve evolução no número de pedidos e no ticket médio dos produtos.
O aumento no número de pedidos do 1º semestre de 2020 para o 1º semestre de 2021 foi de 7%, totalizando 100 milhões de pedidos, enquanto o ticket médio das vendas cresceu cerca de 22%.
Efeitos da pandemia
O relatório Webshoppers revelou que em 2020 mais de 13 milhões de novos consumidores entraram no universo do comércio eletrônico. Nesse cenário, o setor moveleiro teve destaque dentro do segmento Casa e Decoração, com 53% de aumento no faturamento e 24% de crescimento no número de pedidos. Na comparação feita com o 1º semestre de 2020, o segmento Casa e Decoração apresentou alta de 155% no faturamento e de 67% no número de pedidos em 2021.
Esses resultados expressivos demonstram que os consumidores estão cada vez mais confortáveis com a compra de móveis e outros artigos residenciais pela internet. Para os clientes que vendem por meio do Hub de integração ANYMARKET, o período também foi extremamente positivo, com 87,68% de aumento no GMV e de 76% no número de pedidos de 2020 para 2021.
A Marabraz, por exemplo, apresentou 42% de crescimento no GMV no marketplace próprio, o que representa um crescimento total de 78%, com nível de serviço avaliado em 95%. Já a Leroy Merlin, teve 36% de crescimento no GMV no marketplace próprio, com 15% de aumento no número de clientes.
Tendências e desafios do segmento
De forma geral, os sites de busca orgânica e as redes sociais são as principais fontes de acesso às lojas online, incluindo o segmento de Casa e Decoração. No 1º semestre de 2021, houve um crescimento no número de pedidos feitos por clientes que chegaram ao e-commerce por meio das redes sociais.
Enquanto em 2020 39% dos clientes chegavam às lojas online por meio de sites de busca e 16% pelas redes sociais, em 2021 34% dos clientes chegaram aos sellers por meio de sites de busca e 19% pelas redes sociais.
Por se tratar de um segmento com produtos de grande volume, a logística costuma ser a maior dificuldade das empresas. Esse também é um dos motivos que mais gera dúvidas e inseguranças nos consumidores, sobretudo em torno de garantias da entrega e de políticas de troca e devolução, ainda que a maior preocupação dos compradores seja com o valor alto do frete.
Todas as empresas que colaboraram com o relatório destacam a logística, incluindo transporte, custos com frete, acuracidade do estoque, além da concorrência de preços, como os principais desafios do setor, que costumam estar presentes em todos os segmentos do e-commerce.
Felipe Cazita, diretor do marketplace da Marabraz, destaca que o mercado de móveis não era o core business de nenhum marketplace: “Por ser um produto grande e pesado, o frete era um grande problema. Para nós o frete era dinâmico, enquanto para muitos marketplaces era uma tabela dos correios. Com o tempo isso mudou muito e o segmento de móveis passou a ser a terceira categoria da maioria dos marketplaces”.
Insights e soluções
O relatório do ANYMARKET lista os principais pontos que merecem atenção para a venda online de móveis, que contou com dicas de estratégias das empresas do setor. Todas elas consideram prioridade:
- escolher uma plataforma de operações que otimize e gere segurança às suas vendas;
- planejar e estruturar a logística com foco em centralização e em inovação;
- trabalhar o relacionamento com o cliente de forma ágil para estabelecer confiança;
- fazer descrições claras com as medidas do produto, visto que um cadastro ideal pode evitar trocas e reclamações.
No entanto, cada uma delas tem uma indicação própria neste sentido.
A Marabraz indica fazer um monitoramento assíduo da precificação do produto mais o frete, tanto da própria empresa quanto da concorrência, com destaque para a inovação contínua do mix de produtos para nunca ficar refém de um único item.
Já a MadeiraMadeira recomenda um alto controle do estoque, com atualizações rápidas quando o saldo for movimentado. A Móveis Esplanada, por sua vez, indica ter transportadoras próprias e próximas para ter maior controle e capacidade de negociação, além de contar com um Centro de Distribuição próprio e abastecido para conseguir oferecer um menor prazo de entrega e frete grátis para os clientes.
Para Luana Freira, gerente de marketing da Móveis Esplanada, “as campanhas de frete dos marketplaces ajudam a oferecer descontos para os clientes sem ter que arcar com 100% do frete. Esse tipo de ação pode chegar a triplicar seu faturamento em curto prazo”.
Já Felipe Toazza, vice-presidente de tecnologia da MadeiraMadeira, “com a ajuda na promoção de vendas, a operação tende a trabalhar em maior capacidade, o que permite realizar ações agrupadas que, devido a maior densidade, ajudam bastante na redução dos prazos de entrega”.
Integração e centralização para vender mais
A automatização das operações por um hub integrador é um ponto em comum entre Marabraz, Leroy Merlin, MadeiraMadeira e Móveis Esplanada. Seja como parceiras ou como clientes do ANYMARKET, essas marcas encontraram no hub a solução para muitos desafios do e-commerce no Brasil, sobretudo para automatizar os processos e para tornar a integração de sistemas mais rápida e confiável.
Entre os benefícios da integração pelo hub, as empresas destacam ainda:
- expansão para mais marketplaces;
- ter todas as lojas online em um único ambiente;
- integração segura com o ERP e outros sistemas de gestão;
- maior controle de estoque e de preços;
- agilidade na inclusão de novos canais e produtos.
Luana Freira, gerente de marketing da Móveis Esplanada, garante que “a baixa automática dos pedidos foi um grande passo para nós. A integração com o nosso ERP fez toda a diferença e com certeza é o maior benefício”.
A adaptação de qualquer negócio ao universo digital não é simples. No caso do setor moveleiro, os desafios são ainda maiores. As empresas precisam driblar limitações de logística com soluções inovadoras que otimizem o armazenamento e a distribuição dos produtos. Trabalhar o relacionamento com o cliente também é essencial para construir uma reputação que gera solidez e confiança.
Porém, nem tudo são obstáculos. A evolução do e-commerce no Brasil e a abertura expressiva do consumidor às vendas pela internet estão melhorando esse cenário.
Para acessar o relatório completo, acesse https://conteudo.anymarket.com.br/relatorio-moveleiro?utm_source=imprensa&utm_medium=referral&utm_campaign=relatorio-moveleiro.