Pandemia impulsiona a inovação e tecnologia nas vendas de produtos e serviços
O marketing não é responsável apenas pela divulgação de uma marca, o serviço é amplo e engloba todo o relacionamento entre a empresa e seu público. “A pandemia da COVID-19 impulsionou fortemente essa relação: a transformação digital prevista para os próximos cinco anos teve que acontecer em menos de 365 dias”, afirma o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui.
Hoje, pelo celular, o consumidor tem acesso a tudo: pesquisa de marcas, produtos, preços, compra, venda e informações completas. E como seguir essa inovação nas pequenas e médias empresas? O especialista mostra quais tendências vieram para ficar:
Automação
Serviços que eram realizados manualmente, como contato com clientes, agendamento de horários, divulgação de promoções e novidades ganharam rapidez com a automação, que torna algumas atividades escaláveis e diminuem o tempo dos profissionais, que podem se dedicar a outras funções.
Inteligência Artificial
Analisar o mercado e estudar o perfil do público torna-se muito mais fácil com a IA. A possibilidade aqui é direcionar para públicos específicos ofertas e serviços personalizados, de acordo com os interesses de cada tipo de consumidor. Recursos como reconhecimento de imagem e de voz serão cada vez mais usados. Segundo a Google, atualmente, 20% das pesquisas realizadas em seu aplicativo acontecem por voz.
Chatbots
Com um serviço cada vez mais inteligente, os chatbots conseguem fazer um pré-atendimento rápido ao cliente, e muitas vezes resolver e sanar dúvidas. A ferramenta também possibilita selecionar clientes em potencial e coletar dados para o negócio.
Realidade aumentada
A decisão de compra se torna mais assertiva quando o consumidor consegue visualizar como o produto ou serviço impacta em sua vida. A tecnologia, que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade, traz a possibilidade de estar presente, de se comunicar e inserir informações adicionais alinhadas com a visão do usuário e do mundo real.
Sustentabilidade
O consumidor está atento a ações e produtos que respeitam o meio ambiente. Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso. Além de valorizar a empresa perante o consumidor, colaboradores e fornecedores valorizam mais empresas que adotam práticas sustentáveis.
Burlamaqui lembra que as inovações devem ser adequadas a cada tipo de empresa. “Dependendo do tamanho do negócio e da área de atuação, é possível analisar quais ferramentas fazem sentido, quais devem ter maior investimento, e adaptar a tecnologia para que a empresa alcance seus objetivos, seja aumentar o número de clientes, vendas ou sua força de marca no mercado”, finaliza o especialista.
Sobre Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia:
Consultoria empresarial em marketing e estratégia de negócios, a Frederico Burlamaqui Marketing & Estratégia atua nas áreas de Marketing, Estratégia de Negócios, Gestão de Marcas e Gestão Comercial, por meio de uma metodologia única, que visa escalar o faturamento dos clientes e posicionar cada um deles como referência no mercado em que atuam. Consultoria de Marketing mais recomendada no Sul do Brasil (de acordo com o Google Places), já gerou mais de R$ 500.000.000,00 em faturamento para clientes de todos os portes. A empresa conta com sedes em Curitiba, São Bento do Sul e Porto Alegre.
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