Mais importante data do e-commerce global, o festival 11.11 contará com logística inovadora para garantir que clientes do AliExpress no Brasil e na Europa recebam suas encomendas internacionais em tempo recorde.
O AliExpress, marketplace de varejo global do grupo Alibaba, introduziu soluções logísticas inovadoras para reduzir o tempo de entrega de encomendas internacionais durante o festival de ofertas de 11 de novembro, maior data do e-commerce mundial em valores transacionados. Em 2020, o festival movimentou US﹩ 74,1 bilhões.
Os avanços, implementados pela Cainiao, empresa de logística do grupo Alibaba, incluem a modernização de armazéns de seleção na China, a criação de centros de triagem automatizados e a adoção de voos fretados semanais para diversos países, além de uma rede de auto coleta nos países destino e, em alguns casos, a abertura de novos centros de distribuição fora da China. O esforço busca manter o ecossistema do AliExpress como o mais robusto entre os serviços de comércio eletrônico cross-border em todo o mundo.
As novas implementações aceleram significativamente o tempo necessário para separar e enviar compras feitas em lojas chinesas para clientes em todo o mundo. Mercados como o do Brasil, na América Latina, e europeus como Espanha e França, já elevaram, em 2020, sua demanda por compras no AliExpress em um patamar de três dígitos, taxa de crescimento que só pode ser atendida com investimentos massivos em tecnologia e inovação logística.
De acordo com Wang Mingqian, gerente-geral do AliExpress, as melhorias logísticas foram implementadas para atender a demanda excepcional do 11.11, mas serão mantidas após o festival. “Nossos clientes internacionais estão demandando um tempo eficiente de entrega e por meio do uso de novas tecnologias e parcerias estratégicas com empresas de logística, como a Cainiao, atingimos um patamar de eficiência incrível para mercados como o Brasil e a Europa”, afirma Mingqian.
CRESCIMENTO – Em 2020, o número de pacotes recebidos e entregues pelos parceiros logísticos do AliExpress aumentou 100%. Em resposta a essas crescentes demandas, por meio da parceria com a Cainiao, cinco armazéns de seleção e nove centros de triagem automatizados foram estabelecidos na China para que os vendedores pré-estocassem seus produtos à venda no AliExpress. Isso reduziu significativamente o tempo de expedição, juntamente com a implementação de 80 voos fretados por semana para todo o mundo.
O AliExpress agora oferece 10 dias úteis de entrega para pedidos selecionados feitos na Espanha e na França e apenas 5 dias para compras de consumidores na Coreia do Sul. Para consumidores brasileiros, os pedidos feitos na plataforma AliExpress chegam no país em até 7 dias. Contando o prazo necessário para liberação na alfândega e logística doméstica, a entrega até a porta da casa do consumidor ocorre em até 15 dias nas principais regiões metropolitanas.
Desde 2020, o AliExpress e a Cainiao mantêm centros de distribuição e armazéns no exterior para aumentar a capacidade e a eficiência das redes logísticas além das fronteiras, tendência que será reforçada ao longo do próximo ano, com a atualização tecnológica dos armazéns fora da China.
LAST MILE – Para atender à “última milha” uma rede de mais de 20 mil pontos de serviço de auto-coleta foi lançada na Espanha, França, Polônia e Rússia, combinando lockers do AliExpress, alimentados e operados pela Cainiao, e pontos de coleta administrados por parceiros locais. Esses lockers oferecem uma experiência de compra fluida para os consumidores, que podem pegar livre e rapidamente seus pedidos do AliExpress, tratando-se de uma solução prática que oferece mais flexibilidade e segurança. Os lockers ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro.
Além das questões logísticas, o marketplace também irá alocar mais recursos para apoiar seu plano de negócios, que possui, como elemento chave, recrutar mais comerciantes locais para a plataforma, melhorar a rede de armazéns no exterior e armários de auto coleta para elevar a qualidade da experiência do cliente. O Brasil é o único país das Américas em que o AliExpress já opera com vendedores locais, permitindo que se cadastrem no marketplace e acessem milhões de usuários brasileiros que usam a plataforma para fazer compras.
Sobre o AliExpress – Lançado em 2010, o AliExpress (www.aliexpress.com) é um marketplace global do Grupo Alibaba, que dá aos consumidores em todo o mundo a possibilidade de comprar diretamente de fabricantes e distribuidores. A organização pretende se tornar uma plataforma para que comerciantes de todas as partes do mundo possam vender local e globalmente. O AliExpress opera em vários idiomas, entre eles português, inglês, russo, espanhol, italiano e francês.
Sobre o Alibaba Group – O Alibaba Group é uma multinacional de tecnologia cuja missão é tornar mais fácil fazer negócios em qualquer lugar na era digital. O grupo pretende construir a infraestrutura comercial do futuro, visando que seus clientes possam se encontrar, trabalhar e viver inseridos no universo do Alibaba, que será uma empresa que durará pelo menos 102 anos.
Anna Luiza de Bittencourt Fraga