A Black Friday deste ano acontece no dia 26 de novembro. De acordo com pesquisa da Conversion, que consultou 400 brasileiros conectados ร internet, houve um aumento na intenรงรฃo de compra na Black Friday entre os consumidores. Em 2020, 76,50% dos brasileiros realizaram compras na data, enquanto para 2021, a expectativa รฉ de que esse nรบmero suba para 87,75%.
Apesar da crise sanitรกria estar diminuindo, no entanto, o comรฉrcio eletrรดnico segue como uma tendรชncia, agora como uma escolha prรณpria dos consumidores, considerando a comodidade e facilidades de comprar sem sair de casa. Segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados pretendem comprar virtualmente, seja em sites, lojas virtuais (56,98%) ou atรฉ mesmo em aplicativos de compras (14,81%). Ainda, 62,96% dos consumidores revelaram escolher as compras pela internet por medo do contรกgio do coronavรญrus. No ano passado, este nรบmero era de 75,3%.
Segundo a pesquisa com relaรงรฃo ร faixa de gastos para a data em novembro, consumidores estรฃo preparados para realizar grandes compras. 29,78% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 500,01 e R$ 1.000 no perรญodo da Black Friday, enquanto apenas 4,56% planejam gastar atรฉ R$ 150.
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Estes dados estรฃo atrelados aos interesses dos respondentes, jรก que a maioria dos consumidores (86,04%) afirmou que pretende aproveitar a data para fazer compras de Natal. Inclusive, 81,77% tambรฉm informaram que os preรงos mais baixos sรฃo o maior motivador para a realizaรงรฃo das compras. Como a data รฉ conhecida por incentivar os descontos e preรงos mais baixos, a pesquisa tambรฉm buscou compreender o que os consumidores mais consideram para decidir realizar uma compra. O preรงo do produto รฉ disparado o principal fator, com 83,48%, seguido de ser uma loja conhecida para efetuar a compra (54,7%), ter selos de seguranรงa (38,18%) e ter boa avaliaรงรฃo no Reclame Aqui (37,89%). Ou seja, para os lojistas, รฉ importante investir bem em uma plataforma segura, transmitindo confiabilidade e transparรชncia aos futuros clientes, alรฉm de preparar um bom atendimento para uma rรกpida resoluรงรฃo de possรญveis problemas e marcar presenรงa na internet para se tornar uma loja conhecida e relevante.
Ainda de acordo com a pesquisa, o item mais desejado pelos consumidores sรฃo os celulares, representando 66,67% das intenรงรตes de compra. Eletrรดnicos e eletrodomรฉsticos tambรฉm compรตem o topo da lista, com 60,68%, seguido da categoria de moda & acessรณrios, com 40,46%. Calรงados (40,46%), casa & mรณveis (25,93%) e cosmรฉticos (23,36%) tambรฉm aparecem como categorias mais desejadas na Black Friday.
Apesar do setor de turismo estar em retomada, apรณs grande impacto da pandemia, a categoria de turismo & viagens aparece na lista sem grande destaque. Apenas 12,82% dos consumidores pretendem usar a Black Friday para investir em uma futura viagem, por exemplo.
O estudo tambรฉm analisou os varejos eletrรดnicos favoritos dos entrevistados para a realizaรงรฃo de compras na Black Friday. Em primeiro lugar, a Americanas surge com 17,67% da preferรชncia dos consumidores, seguido de Magazine Luiza e Amazon, 14,9% e 11,98% da preferรชncia, respectivamente. Casas Bahia (9,83%), Mercado Livre (9,68%) e Shopee (6,76%) tambรฉm aparecem na lista de possรญveis comรฉrcios eletrรดnicos escolhidos para compras.
Jรก de acordo com a ClearSale, empresa especializada em soluรงรตes antifraude nos mais diversos segmentos, a fraude no varejo deve crescer 52% na Black Friday de 2021. Em quantidade de tentativas, em 2020 houve 22.467 pedidos fraudulentos, sendo 9.822 no dia 26 de novembro e 12.645 no dia 27. Jรก para 2021, a estimativa รฉ que o comรฉrcio eletrรดnico registre 34.089 pedidos fraudulentos, sendo 14.834 no dia 25 de novembro e 19.255 no dia 26.